Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - POD - IMERSÃO PROFISSIONAL: TECNOLOGIA E PODOLOGIA CLÍNICA - 54_2025

ATIVIDADE 1 - POD - IMERSÃO PROFISSIONAL: TECNOLOGIA E PODOLOGIA CLÍNICA - 54_2025

As dermatofitoses são lesões causadas por um grupo de fungos conhecidos como dermatófitos que acometem tecidos queratinizados da pele, unha e pelos de homens e animais. As onicomicoses são infecções fúngicas frequentes que acometem as unhas, responsáveis por 15 a 40% das doenças ungueais. Elas são consideradas as micoses mais difíceis de diagnosticar e tratar, pois o tratamento é lento, causa inúmeros efeitos colaterais, além de um alto custo para o paciente.

Os fungos podem causar micoses, classificadas em superficiais (cutâneas e subcutâneas) e sistêmicas, estes possuem características oportunistas utilizando de fatores como mal hábitos, doenças já existentes como o diabetes, deficiência imunológica ou pelo processo de envelhecimento, os quais facilitam sua infecção.

O tratamento convencional das onicomicoses é feito com a associação de medicamentos tópicos e sistêmicos. O tratamento tópico, embora menos eficaz, geralmente, é preferido pelos pacientes, como o uso de esmaltes antifúngicos e correntes elétricas como as ondas de alta frequência.

​Schaller M, Borelli C, Berger U, Walker B, Schmidt S, Weindl G, Jackel A. Susceptibility testing of amorolfine, bifonazole and ciclopiroxolamine against Trichophyton rubrum in an in vitro model of dermatophyte nail infection. Med Mycol. 2009; 47:753-8.

Com base no enunciado acima e nas informações apresentadas no artigo científico \"Uso de ondas de alta frequência no tratamento de onicomicose - comunicação preliminar de três casos​\", disponível na pasta \"MATERIAL DA DISCIPLINA\", responda as questões a seguir:

a) Explique qual o mecanismo que faz com que as ondas de alta frequência auxiliem no tratamento das onicomicoses.

b) No artigo apresentado na disciplina, o autor destaca duas vantagens para a utilização das ondas de alta frequência no tratamento de onicomicoses em comparação com o tratamento convencional (medicamentoso). Cite quais são.

c) As onicomicoses são dermatofitoses que acometem os tecidos queratinizados do sistema tegumentar. Indique qual é a principal fonte de nutrientes da onicomicoses, o local no corpo humano que comumente é mais afetada e porquê.

Atividades Relacionadas

Considerando os corantes artificiais alimentícios, sua tarefa nesta atividade é discorrer sobre os possíveis males que essas substâncias podem causar à saúde humana. Utilize duas referências bibliográficas do livro da disciplina e outras fontes confiáveis para fundamentar a sua resposta (seu texto deverá conter ente 10 a 15 linhas).

ATIVIDADE 1 - POD - IMERSÃO PROFISSIONAL: TECNOLOGIA E PODOLOGIA CLÍNICA - 54_2025 As dermatofitoses são lesões causadas por um grupo de fungos conhecidos como dermatófitos que acometem tecidos queratinizados da pele, unha e pelos de homens e animais. As onicomicoses são infecções fúngicas frequentes que acometem as unhas, responsáveis por 15 a 40% das […]