Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

MAPA - LETL - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L1: AQUISIÇÃO E ENSINO - 54_2025

MAPA - LETL - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L1: AQUISIÇÃO E ENSINO - 54_2025

Segundo Skiliar (1997), as crianças devem crescer bilíngues e biculturais se participarem das culturas surdas e ouvintes. Sabemos que as crianças surdas, filhos de pais surdos, aprendem a língua de sinais com seus pais no mesmo tempo que as crianças ouvintes adquirem a língua majoritária. Ao chegarem na escola essas crianças já são adeptas a uma língua e terão base para aprender a língua portuguesa na sua modalidade escrita.

Fonte: SKLIAR, C.B. Uma perspectiva sócio-histórica sobre a psicologia e a educação dos surdos. In: SKLIAR, C.B. (Org.). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em Educação Especial. Porto Alegre: Mediação, 1997. p. 44 - 57

 

Considerando a importância da Educação Bilíngue para que o processo de aquisição e ensino da Língua Brasileira de Sinais com L1 ( Língua materna), assista ao relato de experiência de um trabalho publicado Congresso Internacional Movimentos Docentes - 2022.

O vídeo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0wGhRtlVWGY E realize a leitura do Tema de aprendizagem 5 -  Alfabetização e Ensino da Língua de Sinais.

Agora, vamos aos passos do MAPA. ​Elabore um texto dissertativo de no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, seguindo estas orientações:

​a) Cite três dificuldades no processo de aquisição e ensino da Língua Brasileira de Sinais como L1 nas escolas inclusivas.

b) Proponha uma estratégia de trabalho para o ensino bilíngue em uma classe inclusiva.

​c) Conclua seu texto apontando a importância do professor ter o conhecimento acerca da cultura surda, educação, ensino da Língua Brasileira de Sinais, Ensino Bilíngue na educação de estudantes surdos e a importância de um ambiente sinalizante para que a educação dos estudantes surdos ocorra de forma satisfatória.

Lembre-se de fundamentar seu texto teoricamente com citações e seguindo as normas da ABNT.

​Orientações:

- Assista ao vídeo explicativo gravado pela professora, disponível na Sala do Café.

- Utilize o formulário padrão, disponível no Material da Disciplina.

- Utilize letra Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.

- O texto deve ser fundamentado com conteúdo do livro didático e/ou outras fontes.

- Em caso de cópia literal, sem as devidas referências, a atividade será zerada.

- Atenção: ao enviar a atividade, certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois você terá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.

- Caso tenha dúvidas, acesse Fórum momento \"Tira dúvidas do Mapa.\"

Atividades Relacionadas

Considerando os corantes artificiais alimentícios, sua tarefa nesta atividade é discorrer sobre os possíveis males que essas substâncias podem causar à saúde humana. Utilize duas referências bibliográficas do livro da disciplina e outras fontes confiáveis para fundamentar a sua resposta (seu texto deverá conter ente 10 a 15 linhas).

MAPA - LETL - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO L1: AQUISIÇÃO E ENSINO - 54_2025 Segundo Skiliar (1997), as crianças devem crescer bilíngues e biculturais se participarem das culturas surdas e ouvintes. Sabemos que as crianças surdas, filhos de pais surdos, aprendem a língua de sinais com seus pais no mesmo tempo que as crianças […]