Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A organização curricular do Ensino Fundamental passou por transformações significativas, substituindo os antigos direitos de aprendizagem e campos de experiência por cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza

Questão 6
A organização curricular do Ensino Fundamental passou por transformações significativas, substituindo os antigos direitos de aprendizagem e campos de experiência por cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. A partir da análise da área de Ciências da Natureza, observa-se um compromisso com a formação integral dos estudantes por meio do letramento científico. Esse processo busca desenvolver competências que favoreçam a interpretação e compreensão do mundo natural, social e tecnológico. No Ensino Fundamental, a área é representada unicamente pela disciplina de Ciências, estruturada em três unidades temáticas recorrentes ao longo da trajetória escolar: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo. Cada uma dessas unidades promove o aprofundamento de saberes a partir de objetos de conhecimento específicos, possibilitando a articulação entre teoria e prática. A abordagem dos conteúdos parte da realidade concreta dos alunos, promovendo interações com o cotidiano e incentivando a observação e análise crítica dos fenômenos naturais e astronômicos. Assim, evidencia-se um modelo educacional que valoriza a compreensão científica como elemento fundamental para a formação cidadã.

​Fonte: BURGO, J. L. D. A. O. G. Metodologia do ensino de ciências. Maringá: UniCesumar, 2022.

Com base na organização da área de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, segundo a BNCC, analise as afirmativas a seguir:

I. A área de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental, é composta, exclusivamente, pela disciplina de Ciências, que se desdobra em três componentes distintos apenas no Ensino Médio.
II. As unidades temáticas de Ciências no Ensino Fundamental são: Matéria e Energia, Vida e Evolução, e Terra e Universo, sendo retomadas em diferentes etapas da escolarização.
III. A abordagem pedagógica da BNCC propõe o distanciamento do cotidiano do estudante, privilegiando a abstração científica desde os anos iniciais.
IV. A proposta curricular da área de Ciências da Natureza busca promover o letramento científico como ferramenta para a interpretação do mundo natural, social e tecnológico.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 3:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Atividades Relacionadas

Considerando os corantes artificiais alimentícios, sua tarefa nesta atividade é discorrer sobre os possíveis males que essas substâncias podem causar à saúde humana. Utilize duas referências bibliográficas do livro da disciplina e outras fontes confiáveis para fundamentar a sua resposta (seu texto deverá conter ente 10 a 15 linhas).

Questão 6 A organização curricular do Ensino Fundamental passou por transformações significativas, substituindo os antigos direitos de aprendizagem e campos de experiência por cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. A partir da análise da área de Ciências da Natureza, observa-se um compromisso com a formação integral dos […]