A organização curricular do Ensino Fundamental passou por transformações significativas, substituindo os antigos direitos de aprendizagem e campos de experiência por cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. A partir da análise da área de Ciências da Natureza, observa-se um compromisso com a formação integral dos estudantes por meio do letramento científico. Esse processo busca desenvolver competências que favoreçam a interpretação e compreensão do mundo natural, social e tecnológico. No Ensino Fundamental, a área é representada unicamente pela disciplina de Ciências, estruturada em três unidades temáticas recorrentes ao longo da trajetória escolar: Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo. Cada uma dessas unidades promove o aprofundamento de saberes a partir de objetos de conhecimento específicos, possibilitando a articulação entre teoria e prática. A abordagem dos conteúdos parte da realidade concreta dos alunos, promovendo interações com o cotidiano e incentivando a observação e análise crítica dos fenômenos naturais e astronômicos. Assim, evidencia-se um modelo educacional que valoriza a compreensão científica como elemento fundamental para a formação cidadã.
Fonte: BURGO, J. L. D. A. O. G. Metodologia do ensino de ciências. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base na organização da área de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, segundo a BNCC, analise as afirmativas a seguir:
I. A área de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental, é composta, exclusivamente, pela disciplina de Ciências, que se desdobra em três componentes distintos apenas no Ensino Médio.
II. As unidades temáticas de Ciências no Ensino Fundamental são: Matéria e Energia, Vida e Evolução, e Terra e Universo, sendo retomadas em diferentes etapas da escolarização.
III. A abordagem pedagógica da BNCC propõe o distanciamento do cotidiano do estudante, privilegiando a abstração científica desde os anos iniciais.
IV. A proposta curricular da área de Ciências da Natureza busca promover o letramento científico como ferramenta para a interpretação do mundo natural, social e tecnológico.
É correto o que se afirma em: