No processo educativo, ensinar ciência vai além da simples transmissão de conteúdos; trata-se de estimular o desenvolvimento de um pensamento crítico e autônomo. Essa trajetória envolve a construção de conceitos a partir de experiências cotidianas e conhecimentos prévios dos estudantes. Conforme as contribuições de Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo não ocorre de forma isolada, mas em interação com outras pessoas, sendo que a aprendizagem é favorecida quando há apoio de alguém mais experiente. Nesse contexto, o professor exerce um papel central ao acompanhar o aluno em atividades que ele ainda não consegue realizar sozinho, mas que, com orientação adequada, pode vir a dominar. Assim, o avanço no aprendizado depende da sensibilidade do educador em reconhecer o ponto em que o aluno se encontra e em oferecer os meios adequados para que ele alcance níveis mais complexos de compreensão.
Observe a imagem a seguir:

Fonte: adaptada de: https://cursocompletodepedagogia.com/tag/qual-a-importancia-da-zona-de-desenvolvimento-proximal/. Acesso em: 24 jul. 2025.
Segundo a concepção de Vygotsky sobre o desenvolvimento dos estudantes, especialmente na formação de conceitos científicos, analise as afirmativas a seguir:
I. O professor deve transmitir os conteúdos prontos para garantir que os alunos adquiram conhecimento científico com exatidão.
II. O professor atua como mediador, identificando o nível atual de conhecimento do aluno e oferecendo suporte para que ele avance em direção a novos saberes.
III. A função do professor limita-se a observar como os alunos constroem sozinhos seus próprios conceitos a partir das experiências do cotidiano.
IV. A mediação docente é necessária apenas nos primeiros anos escolares, perdendo relevância à medida que o estudante se torna mais autônomo.