ATIVIDADE 2 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2025
ATIVIDADE 2 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2025
Questão 1
\"As atividades experimentais inseridas na prática docente apresentam-se como uma importante ferramenta de ensino e aprendizagem quando mediada pelo professor\" (BURGO, 2018, p. 158).
BURGO, O. G. Metodologia do Ensino de Ciências. Maringá: UniCesumar, 2018.
Assim, analise as afirmativas a seguir como (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
I. O professor deve dominar os conceitos apresentados na atividade experimental, além de saber manipular equipamentos e reagentes.
II. O professor deve esclarecer que o uso pedagógico do erro e do fracasso das experiências não deve criar a expectativa de que as investigações na escola podem refutar teorias científicas.
III. De acordo com a concepção de ciência, entendida como dinâmica, falível e provisória, faz-se necessário que o professor valorize os resultados considerados “errados” e experimentos que “não funcionam”.
IV. O professor, no processo das atividades experimentais, precisa considerar que sua intervenção (mediação didática) deverá contribuir para a superação da observação como simples ação empírica e de descoberta.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V.
Alternativa 2:
V, V, F, F.
Alternativa 3:
V, F, F, V.
Alternativa 4:
F, V, F, V.
Alternativa 5:
F, F, V, F.
Questão 2
A Educação Ambiental transcende a unidade temática vida e evolução por conta de seu caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdiciplinar. Na realidade, a Educação Ambiental se mostra como uma das ferramentas de orientação para a tomada de consciência dos indivíduos frente aos problemas ambientais, e é exatamente por isso que sua prática se faz tão importante, a fim de solucionar as questões relativas ao acúmulo de resíduos, desperdício de água, entre outras.
Burgo, João Luis Dequi Araújo Ozilia Geraldini. Metodologia do Ensino de Ciências. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, §1o, VI, não estabelece a obrigação do Poder Público de “promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, pois a conscientização pública deve partir dos próprios cidadãos.
PORQUE
II- Com a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002 o Brasil se destacou como o único país da América Latina a ter uma política nacional especificamente voltada para a Educação Ambiental.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3
Ao conceituar as ciências, nossa primeira preocupação deve ser a de apresentar o que é ciência. \"Entendemos por ciência uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar\", assim iniciam Lakatos e Marconi (1990, p. 18) quando pretendem explicar o que é ciência. \"A ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento, com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação\" (Lakatos; Marconi, 1990, p. 19). Os autores também fazem uma distinção entre os três níveis do conhecimento científico: o inorgânico, estudado pelas ciências físicas; o superorgânico, abrangido pelas ciências sociais; e o orgânico, estudado pelas ciências biológicas.
Fonte: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1990.
Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Um saber intuitivo, baseado em experiências subjetivas e crenças culturais.
Alternativa 2:
Um método filosófico voltado unicamente ao estudo do comportamento humano.
Alternativa 3:
Um conjunto de práticas religiosas e espirituais com foco na transcendência dos fenômenos naturais.
Alternativa 4:
Um conjunto de conhecimentos empíricos voltados exclusivamente à natureza, sem necessidade de sistematização.
Alternativa 5:
Uma sistematização de conhecimentos e atitudes racionais voltadas ao estudo sistemático e verificável de fenômenos.
Com base nas informações apresentadas na imagem, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- A figura do cientista se baseia em estereótipos, pertinentes à sociedade atual e contemporânea.
PORQUE
II- O trabalho do cientista se baseia única e especificamente naquele que desenvolve atividades laboratoriais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5
A construção do conhecimento científico no ambiente escolar depende de diálogo, argumentação e sistematização. O professor é um mediador ativo, sendo responsável por provocar o aprendizado, integrando diferentes estratégias didáticas. Nesse contexto, as atividades de campo se destacam como ferramentas metodológicas eficazes no ensino de Ciências, pois deslocam o processo educativo para espaços fora da sala de aula, promovendo observação, investigação e reflexão sobre os fenômenos naturais e sociais. Ao visitar praças, museus, bairros ou áreas de preservação, os alunos podem vivenciar experiências práticas que favorecem a aprendizagem significativa.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A atividade de campo amplia o espaço de aprendizagem ao integrar observação e prática em ambientes reais.
PORQUE
II. O professor deve sistematizar os conhecimentos, promover trocas de ideias e estimular o debate como parte da mediação pedagógica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Questão 6
Ao estudar a BNCC de Ciências, você vai perceber que há novos nomes para os antigos eixos temáticos que organizavam os conteúdos do componente curricular. Mas a mudança vai além da nomenclatura. No que diz respeito a área da Ciência da Natureza, o objetivo principal é proporcionar aos alunos o contato com processos, práticas e procedimentos da investigação científica para que eles sejam capazes de intervir na sociedade.
Fonte: Burgo, João Luis Dequi Araújo Ozilia Geraldini. Metodologia do Ensino de Ciências. Maringá /PR. UniCesumar, 2022.
Com base nas informações acerca da área intitulada ciências da natureza, avalie as afirmações a seguir.
I- A área ciência da natureza está subdividida em três unidades temáticas: Biologia, Física, Química e Geografia.
II- A unidade temática Matéria e Energia não é responsável pelo estudo da matéria e suas transformações.
III- A unidade temática Terra e Universo não objetiva discutir sobre as características dos seres vivos que habitam na terra.
IV- A unidade temática Vida e Evolução prevê um estudo que seja baseado nas relações naturais do homem para com o ambiente e características evolutivas dos seres vivos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas;
Alternativa 3:
III e IV, apenas;
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas;
Alternativa 5:
l, ll, lll e lV.
Questão 7
A metodologia ativa do método de caso pode ser uma alternativa para favorecer a aprendizagem significativa. Pesquisa realizada por Pinheiro (2024) esclareceu que o grupo de professores analisados não usava a metodologia por não saberem como aplicar. O método de caso consiste na apresentação de assuntos reais e específicos e propõe que o aluno seja agente pesquisador e se aprofunde no conhecimento.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O ensino contemporâneo exige constante atualização das práticas pedagógicas.
PORQUE
II. A múltipla atuação do estudante como criador e pesquisador depende apenas da adoção de metodologias ativas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Questão 8
Na escola, o obstáculo epistemológico assume função didática e permite superar duas grandes ilusões no ensino de Ciências: o não rompimento entre os conhecimentos cotidiano e científico e a crença de que se conhece a partir do nada. Uma das proposições é que estes obstáculos, muitas vezes, acontecem em relação ao trabalho docente.
Sobre os obstáculos que existem em relação aos professores, analise as afirmativas a seguir:
I. Dificuldades na formação inicial.
II. Carência de formação continuada do professor.
III. Falta de fundamentação teórico-metodológica.
IV. Trabalho crítico-analítico com o livro didático adotado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 9
O contexto no qual a aprendizagem acontece é fundamental para o planejamento. A respeito disso, a atividade de planejar não deve ignorar alguns pressupostos fundamentais que valem para o estudo de Ciências. Nesta perspectiva, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
Elaborada pelo professor, 2024.
Alternativas
Alternativa 1:
As ciências devem se legitimar por currículos desligados do mundo, não deve ser contínua e prosseguir ao longo da vida.
Alternativa 2:
O ensino de Ciências não deve ter ?lugar? em outros ambientes que não somente a escola formal afinal este deve explicitar o trabalho de campo.
Alternativa 3:
O desenvolvimento de competências e atitudes científicas deve ser ignorado em prol daquele que pode ser visto como um ?corpo de conhecimentos?.
Alternativa 4:
O Ensino de ciências não deve primar por uma abordagem histórica pois no terreno científico, a exploração do experimental é um imperativo.
Alternativa 5:
O Ensino de Ciências deve possibilitar o desenvolvimento de competências e atitudes científicas dos estudantes.
Questão 10
No processo educativo, ensinar ciência vai além da simples transmissão de conteúdos; trata-se de estimular o desenvolvimento de um pensamento crítico e autônomo. Essa trajetória envolve a construção de conceitos a partir de experiências cotidianas e conhecimentos prévios dos estudantes. Conforme as contribuições de Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo não ocorre de forma isolada, mas em interação com outras pessoas, sendo que a aprendizagem é favorecida quando há apoio de alguém mais experiente. Nesse contexto, o professor exerce um papel central ao acompanhar o aluno em atividades que ele ainda não consegue realizar sozinho, mas que, com orientação adequada, pode vir a dominar. Assim, o avanço no aprendizado depende da sensibilidade do educador em reconhecer o ponto em que o aluno se encontra e em oferecer os meios adequados para que ele alcance níveis mais complexos de compreensão.
Observe a imagem a seguir:
Fonte: adaptada de: https://cursocompletodepedagogia.com/tag/qual-a-importancia-da-zona-de-desenvolvimento-proximal/. Acesso em: 24 jul. 2025.
Segundo a concepção de Vygotsky sobre o desenvolvimento dos estudantes, especialmente na formação de conceitos científicos, analise as afirmativas a seguir:
I. O professor deve transmitir os conteúdos prontos para garantir que os alunos adquiram conhecimento científico com exatidão.
II. O professor atua como mediador, identificando o nível atual de conhecimento do aluno e oferecendo suporte para que ele avance em direção a novos saberes.
III. A função do professor limita-se a observar como os alunos constroem sozinhos seus próprios conceitos a partir das experiências do cotidiano.
IV. A mediação docente é necessária apenas nos primeiros anos escolares, perdendo relevância à medida que o estudante se torna mais autônomo.