A proposta inclusiva pressupõe que o planejamento do ensino considere a diversidade dos estudantes, promovendo o acesso ao currículo por meio de estratégias pedagógicas diferenciadas, acessibilidade e participação ativa de todos. Segundo Carvalho (2021), o ensino deve ser planejado para todos, com base na equidade, e não somente adaptado após a constatação de dificuldades. A antecipação das necessidades dos estudantes é fundamental para evitar exclusões e fracassos escolares.
CARVALHO, T. C. de. Educação Inclusiva e Prática Psicopedagógica. Maringá, PR: UniCesumar, 2021.
Com base no excerto sobre o planejamento do ensino e aprendizagem na perspectiva inclusiva, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O planejamento pedagógico deve seguir um modelo único para garantir a uniformidade do ensino, sendo adaptado somente para os alunos com laudo médico.
PORQUE
II. A inclusão escolar só se efetiva quando os alunos com deficiência são retirados das salas comuns e encaminhados para salas de recursos, onde recebem instrução especializada e separada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 2
Com relação ao trabalho do psicopedagogo para a inclusão na educação, de acordo com Tanamashi e Meira (2003, p. 43): “[...] o psicopedagogo não é um mero resolvedor de problemas, mas um profissional que dentro de seus limites e de sua especificidade, pode auxiliar a escola a remover obstáculos que se interpõem entre os sujeitos e o conhecimento e a formar cidadãos por meio da construção de práticas educativas que favoreçam processos de humanização e reapropriação da capacidade de pensamento crítico”.
Conforme Tanamashi (2003) e outros autores ressaltam, o papel fundamental do psicopedagogo na formação e inclusão da pessoa com deficiência, este profissional em colaboração coma equipe pedagógica da escola direcionar procedimentos adequados para o atendimento educacional especializado.
Fonte: TANAMASHI, E. de R.; MEIRA, M. E. M. A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em psicologia e educação. In: ANTUNES, M. A. M. (org.). Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
Com relação à prática psicopedagógica na educação inclusiva e ao atendimento educacional especializado, analise as afirmativas a seguir:
I. O psicopedagogo, atuando de forma colaborativa com a equipe pedagógica, contribui para a construção de práticas educativas que promovem o pensamento crítico e a inclusão.
II. A principal função do psicopedagogo é diagnosticar dificuldades cognitivas e aplicar exercícios padronizados para todos os alunos com deficiência.
III. A atuação psicopedagógica inclui o apoio ao professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), buscando eliminar barreiras ao processo de ensino-aprendizagem.
IV. A prática psicopedagógica na educação inclusiva deve considerar a individualidade do aluno e buscar estratégias que promovam sua participação ativa no ambiente escolar.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 3
Apesar da existência de legislações que garantem o direito público à educação-alvo da Educação Especial (PAEE), as escolas ainda enfrentam desafios na adaptação efetiva dos ambientes de aprendizagem. As tecnologias assistivas surgem como ferramentas fundamentais nesse processo, ao ampliarem as possibilidades de participação dos alunos com deficiência. Para Manzini (2005, p. 82), “os recursos de tecnologia assistiva estão muito próximos do nosso dia-a-dia. Ora eles nos causam impacto devido à tecnologia que apresentam, ora passam quase desapercebidos”. Segundo Bersch (2012, p. 22), “a tecnologia assistiva oferece recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão”.
BERSCH, R. Tecnologia assistiva: promovendo a inclusão escolar. Porto Alegre: Moralez & Cia, 2012.
MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: ENSAIOS pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília, DF: SEESP/MEC, 2005. p. 82-86.
Com base no excerto, que aborda o uso de tecnologias assistivas nas práticas escolares inclusivas, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 4
O desenvolvimento das pessoas com deficiência está diretamente relacionado à qualidade das interações sociais e aos estímulos oferecidos em seu ambiente. Nesse sentido, Vygotsky (1998) afirma que o aprendizado propicia o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, destacando o papel da mediação social no progresso cognitivo. Complementando essa perspectiva, Mantoan (2001, p. 86) ressalta que a pessoa com deficiência intelectual “é capaz de construir sua inteligência, na medida em que a solicitação do meio escolar desencadeia o processo de desenvolvimento cognitivo”.
Fontes:
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2001.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Com base no excerto apresentado, sobre os aspectos do desenvolvimento da pessoa com deficiência, analise as alternativas e assinale a correta:
QUESTÃO 5
Segundo a ONU (2006), a pessoa com deficiência pode ser caracterizada como aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas. Também podemos observar que a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Brasil, 2015), que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também segue a mesma caracterização da ONU (2006) para a pessoa com deficiência. Dessa maneira, a pessoa com deficiência é caracterizada e deve possuir seus direitos garantidos frente aos problemas enfrentados em seu dia a dia.
Fonte: adaptado de: http://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf; https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/714_1.pdf. Acesso em: 24 jul. 2025.
Com base no excerto apresentado e nos conceitos de deficiência, analise as afirmativas a seguir:
I. A definição atual de deficiência reconhece que a interação com barreiras sociais pode limitar a participação da pessoa com deficiência na sociedade.
II. A Lei Brasileira de Inclusão considera somente os impedimentos físicos para caracterizar uma pessoa com deficiência.
III. O desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência devem considerar suas limitações como impeditivos permanentes para a construção do conhecimento.
IV. O ambiente escolar deve ser ajustado para garantir equidade de participação e aprendizagem ao aluno com deficiência.
É correto o que se afirmar em:
QUESTÃO 6
Amanda é uma aluna do sexto ano do Ensino Fundamental com deficiência visual. Já é alfabetizada em Braille e apresenta um bom desenvolvimento psicopedagógico. Participa ativamente das aulas e demonstra interesse pelas atividades propostas. A escola está em processo de reorganização curricular para melhor atender às suas necessidades, mas ainda enfrenta dificuldades na adaptação de materiais didáticos e na formação dos professores quanto à acessibilidade.
Considerando o estudo de caso apresentado e a forma como o currículo é organizado e adaptado para atender às necessidades dos alunos com deficiência, analise as afirmativas a seguir:
I. Mesmo já alfabetizada em Braille, Amanda não pode acompanhar os mesmos conteúdos de seus colegas, devendo receber um currículo reduzido e alternativo.
II. A adequação curricular deve garantir que Amanda tenha acesso ao mesmo conteúdo pedagógico de seus colegas, com os recursos de acessibilidade necessários.
III. O bom desenvolvimento psicopedagógico de Amanda é um indicativo de que ela pode e deve ser desafiada por meio de práticas pedagógicas acessíveis e de alta qualidade.
IV. A alfabetização de Amanda em Braille torna desnecessária qualquer outra forma de adaptação curricular ou apoio pedagógico.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 7
Muitas crianças e adolescentes são encaminhados a um psicopedagogo devido a dificuldades apresentadas, especialmente na aprendizagem. Por isso, o ambiente escolar assume um papel crucial, já que os professores e equipe pedagógica precisam estar atentos aos sinais que os alunos apresentam, que podem estar relacionados às suas ações, comportamentos, socialização e desempenho acadêmico.
Fonte; Elaborado pela professora, 2024.
Em relação às orientações do trabalho psicopedagógico na escola inclusiva, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A avaliação psicopedagógica é de extrema importância, pois, atualmente, o profissional deverá utilizar uma gama de instrumentos para identificar quais são as dificuldades de aprendizagem do paciente.
PORQUE
II. Com a participação da equipe pedagógica da escola e da família o diagnóstico pode ser identificado com mais rapidez, propiciando uma intervenção mais adequada para o paciente.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 8
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado por meio da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, estabelece, em seu Art. 53, que “a acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social”.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República, [2015]. Disponível em: http://www.punf.uff.br/inclusao/images/leis/lei_13146.pdf. Acesso em: 27 maio 2025.
Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação estabelecida entre elas:
I. A acessibilidade é um direito fundamental que permite à pessoa com deficiência exercer plenamente sua cidadania, autonomia e participação social.
PORQUE
II. A acessibilidade se refere apenas à eliminação de barreiras arquitetônicas, como rampas e elevadores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 9
A psicopedagogia institucional atua sobre os problemas da aprendizagem na escola e como esse processo ocorre, identificando, analisando, planejando e intervindo por meio do diagnóstico e tratamento.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação inclusiva e prática psicopedagógica. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre o modo como a psicopedagogia institucional pode atuar, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 10
O assessoramento psicopedagógico é uma estratégia importante na busca por respostas aos desafios institucionais, desta forma, organizar ações que viabilizem o processo inclusivo e que possibilitem condições para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem a partir da perspectiva inclusiva é indispensável.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação Inclusiva e Prática Psicopedagógica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Em relação ao trabalho inclusivo do psicopedagogo na escola, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O psicopedagogo deve viabilizar as discussões a respeito das dificuldades e potencialidades de cada estudante com deficiência.
PORQUE
II. A equipe pedagógica e o psicopedagogo devem ser envolvidos no processo, podendo compartilhar suas experiências e ações a fim de articular novas estratégias de trabalho.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: