Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A relação entre problemas neurológicos e o não aprender é utilizada de maneira comum para o encaminhamento de crianças e adolescentes aos profissionais

 

 

A relação entre problemas neurológicos e o não aprender é utilizada de maneira comum para o encaminhamento de crianças e adolescentes aos profissionais, com queixas escolares. A partir desta associação, considera-se que a criança apresenta algum tipo de prejuízo que ocasiona dificuldades escolares, seja causado por disfunções ou transtornos neurológicos, o que afetaria, de alguma forma, algum dos campos considerados importantes para a aprendizagem, a saber: a percepção e a capacidade de realizar o processamento de informações, a atenção, às estratégias motoras, a linguagem, o raciocínio etc. Neste contexto, insere-se, na grande maioria das vezes, a medicalização como recurso que visa o fim dos problemas.

 

 

 

Fonte: NETTO, J. V. G. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá: Unicesumar, 2022.

 

Com base no exposto e na temática Medicalização e Produção de Sofrimento nos Espaços Educativos, problematize e responda, fundamentando teoricamente:

 

1) Qual o papel da escola, representada pelo professor e psicopedagogo, para que não ocorra a culpabilização das crianças pelo seu desempenho fora do esperado? 

 

2) E diante dos processos de medicalização, qual deve ser a atuação do psicopedagogo? 

 

Faça um texto único (sem tópicos), podendo dividir em parágrafos. Utilize em média 20 linhas.

 

Bons estudos.

 

Atividades Relacionadas

Considerando os corantes artificiais alimentícios, sua tarefa nesta atividade é discorrer sobre os possíveis males que essas substâncias podem causar à saúde humana. Utilize duas referências bibliográficas do livro da disciplina e outras fontes confiáveis para fundamentar a sua resposta (seu texto deverá conter ente 10 a 15 linhas).

    A relação entre problemas neurológicos e o não aprender é utilizada de maneira comum para o encaminhamento de crianças e adolescentes aos profissionais, com queixas escolares. A partir desta associação, considera-se que a criança apresenta algum tipo de prejuízo que ocasiona dificuldades escolares, seja causado por disfunções ou transtornos neurológicos, o que afetaria, […]