Esta atividade tem como objetivo explorar os conhecimentos teóricos e práticos de você, estudante, a respeito da onicocriptose, suas manifestações clínicas e possibilidades de abordagem na prática podológica, incluindo a contribuição da laserterapia como estratégia de cuidado complementar no tratamento dessa condição tão prevalente.
Considerando os desafios na rotina profissional do podólogo, analise atentamente o quadro clínico apresentado a seguir:
“Jean, 32 anos, praticante de futebol duas vezes por semana, procura sua clínica para atendimento e agenda uma consulta de urgência, relatando intensa dor no dedo. Ao examinar a região ungueal, você se depara com a imagem abaixo, evidenciando um quadro de onicocriptose grau 4 unilateral, com presença de exsudato purulento e odor fétido. O paciente informa que apresenta esse quadro clínico há meses, mas só agora decidiu iniciar o tratamento devido à falta de tempo. Jean é relativamente saudável, com diagnóstico de obesidade grau 2, relata alimentação adequada, consome bebidas alcoólicas de forma eventual e não faz uso de medicamentos”.
Descrição da Imagem: Visão do pé esquerdo, região dorsal, apresentando o hálux com onicocriptose. Na área afetada, observa-se presença de exsudato purulento, caracterizado por líquido espesso e amarelado.
Fonte: a autora.
Diante do quadro clínico apresentado e com base nos conhecimentos abordados na disciplina e no livro didático, responda às questões a seguir:
- Descreva os itens que devem compor o kit de atendimento para manejo do quadro de onicocriptose apresentado pelo paciente, incluindo os insumos necessários.
2. Descreva as principais características que o protocolo de tratamento da onicocriptose deve apresentar, considerando os seguintes itens abaixo, com o objetivo de garantir um procedimento seguro e eficaz:
- a) Protocolo de antissepsia e emoliência.
- b) Procedimento de espiculectomia para remoção do fator desencadeante (unha), incluindo os instrumentais necessários.
- c) Indicação do intervalo ideal para retorno do paciente e troca de curativos.
Sabemos que o laser é um excelente recurso no auxílio ao tratamento da onicocriptose, promovendo a otimização da cicatrização e contribuindo para a melhora do quadro clínico de forma mais eficiente. Dessa forma, com base nessa técnica, descreva a seguir a fundamentação de cada uma das características da luz utilizada no laser.
- a) Coerência
- b) Ondas colimadas
- c) Luz monocromática
- d) Comprimento de onda
- No caso deste paciente, a presença de exsudato purulento e odor fétido indica um quadro infeccioso. Diante disso, o ideal é a aplicação do protocolo de Inativação Fotodinâmica, também conhecido como Terapia Fotodinâmica. Com base nisso, descreva como esse protocolo deve ser realizado para o tratamento adequado da condição apresentada.
Bons estudos!
________________________________________________________________
Instruções para realização da atividade:
1. Leia o livro da disciplina.
2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=-oV-o5lH3-U(copiar e colar no navegador de internet).
4. Baixe o “Formulário de entrega do MAPA”, disponível no ambiente Studeo na pasta “Arquivos>Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
7. Evite plágio de informações.
*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.
**Em caso de dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora.