Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Para a compreensão do papel e importância do planejamento na intervenção profissional do Assistente Social partimos de apontamentos

 

Para a compreensão do papel e importância do planejamento na intervenção profissional do Assistente Social partimos de apontamentos de autores/as sobre o tema:

Conforme Baptista, Conforme Baptista (1979, citado por Cunha, 2022), no cotidiano do Assistente Social, o planejamento social se coloca como uma atividade de importância central à proposição de ações sociais efetivas. Ou seja, o Planejamento é um instrumento de gerência que orienta as ações profissionais na direção da mudança social.

Para Nogueira e Mioto, 2006, vão contribuir dizendo que o planejamento se coloca como imprescindível à compreensão da realidade e dos caminhos estratégicos possíveis em cada espaço de atuação do Assistente Social. Nesse cenário, o ato de planejar implica em considerar a flexibilidade e a capacidade de reorganizar ações como importantes aliadas, ou seja, “todo plano necessita, por isso mesmo, de revisões sistemáticas, e exige um apurado sistema de monitoramento/controle/acompanhamento para permitir a avaliação.” (NOGUEIRA; MIOTO, 2006, p. 18 apud CUNHA, 2022).

Na contribuição de Nascimento, 2011-2012, o processo de planejar se consubstancia em planos, programas e projetos que, inseridos na dinâmica institucional, são mais que elementos técnicos da gestão, são instrumentos políticos de ação. E diz que a complexidade e dinamicidade presentes na esfera do planejamento social exigem o fortalecimento dos instrumentais técnicos e das bases teóricas que sustentam a ação do Assistente Social, no campo da proposição, da gestão e da avaliação de serviços sociais. (NASCIMENTO, 2011-2012, p. 64 apud CUNHA, 2022).

Neste sentido, ao entendermos o planejamento como fundamental ferramenta de trabalho do profissional Assistente Social propomos a seguir um exercício para sua reflexão sobre este instrumento de efetivação da intervenção.  Assim, com base nas conceituações acima colocadas, desenvolva o exercício proposto.

O exercício visa aprofundar sua compreensão sobre o planejamento social, utilizando as perspectivas de Baptista, Nogueira & Mioto, e Nascimento. Prepare-se para refletir sobre como o ato de planejar permeia e qualifica a sua prática profissional.

 

Passo 1: Releia o texto, destacando as frases ou conceitos-chave  (Baptista, Nogueira & Mioto, Nascimento apud CUNHA, 2022) que mais chamaram sua atenção sobre a importância e o papel do planejamento.

Passo 2: Reflexão Pessoal: Após observar as conceituações, responda brevemente: (i) Qual das definições ressoa mais com a sua expectativa sobre o planejamento no Serviço Social? Por quê? (ii) Você já percebeu a ausência ou a importância do planejamento em alguma situação prática de vida? Descreva sucintamente.

Passo 3- Aplicar os princípios do planejamento em um cenário prático, simulando o "pensar e agir" do Assistente Social.

Cenário Hipotético:

Contexto: Você é Assistente Social em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em um bairro com alta incidência de trabalho infantil e evasão escolar.

Demanda: Uma família procura o CRAS relatando dificuldades financeiras extremas, e o filho mais velho (10 anos) começou a trabalhar em um semáforo, deixando de frequentar a escola regularmente.

Seu Desafio: Pensando na importância do planejamento para a "proposição de ações sociais efetivas" (Baptista) e na "compreensão da realidade e caminhos estratégicos possíveis" (Nogueira & Mioto apud Cunha 2022), como você começaria a planejar sua intervenção?

 

Ao completar esses passos, você terá construído um entendimento mais claro da importância e complexidade do planejamento social, percebendo-o não como uma etapa isolada, mas como um processo vital que qualifica e direciona a intervenção do Assistente Social na busca pela mudança social.

Dicas de Ouro:

- Assista ao vídeo de orientações da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.

- Não esqueça de citar a referência da pesquisa de acordo com as normas da ABNT.

- Baixe o formulário padrão da atividade MAPA e preencha os campos de acordo com cada solicitação. Ao redigir sua resposta atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.

- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que foi solicitado.

- Realize a atividade em, no máximo, duas laudas, e siga as normas da ABNT (Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado).

 

Boa atividade!

Atividades Relacionadas

Considerando os corantes artificiais alimentícios, sua tarefa nesta atividade é discorrer sobre os possíveis males que essas substâncias podem causar à saúde humana. Utilize duas referências bibliográficas do livro da disciplina e outras fontes confiáveis para fundamentar a sua resposta (seu texto deverá conter ente 10 a 15 linhas).

  Para a compreensão do papel e importância do planejamento na intervenção profissional do Assistente Social partimos de apontamentos de autores/as sobre o tema: Conforme Baptista, Conforme Baptista (1979, citado por Cunha, 2022), no cotidiano do Assistente Social, o planejamento social se coloca como uma atividade de importância central à proposição de ações sociais efetivas. […]