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  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Durante a visita, observar atentamente as atividades que estão sendo desenvolvidas, a forma como as pessoas idosas interagem

 

Durante a visita, observar atentamente as atividades que estão sendo desenvolvidas, a forma como as pessoas idosas interagem entre si e com a equipe multiprofissional (cuidadores, assistentes sociais, psicólogos, gerontólogos, terapeutas ocupacionais etc.). É importante identificar as estratégias que a instituição utiliza para promover o bem-estar, combater o isolamento social e fomentar a inclusão, registrar essas observações de forma detalhada, descrevendo as ações realizadas pela instituição no enfrentamento da solidão e na promoção da inclusão social. Para preservar a privacidade, é obrigatório o uso de nomes fictícios para todas as pessoas envolvidas.

Etapa 3: Registro Fotográfico

Registrar um momento significativo da atividade observada por meio de uma foto, sendo fundamental que a foto não exponha o rosto das pessoas idosas para garantir a privacidade e o respeito, podendo esta ser de um ambiente, de uma atividade em grupo (sem focar nos rostos), ou de qualquer elemento que represente a integração e o bem-estar no local. Caso, por engano, algum rosto apareça na foto, o estudante deve desfocá-lo ou adicionar um emoji sobre ele.

Etapa 4: Análise e Conclusão

Após a visita, analisar os pontos fortes das atividades observadas, conectando-os diretamente com os princípios da Gerontologia Social. Por exemplo, se a instituição promove grupos de escuta ativa, relacionar isso com a valorização da subjetividade das pessoas idosas, um princípio fundamental da Gerontologia Social. Em seguida, o estudante deve elaborar uma conclusão que destaque a importância de ações integradas e multidisciplinares (envolvendo saúde, assistência social, educação etc.) na criação de ambientes que favoreçam um envelhecimento ativo e saudável e a conclusão deve enfatizar a atenção às dimensões afetivas, sociais e cognitivas da pessoa idosa.

Orientações Gerais:

- Assista ao vídeo de orientação da atividade MAPA, disponível no ícone: Material da Disciplina.

- Lembre-se de sempre inserir as referências que foram utilizadas para a elaboração da atividade, seguindo as normas da ABNT.

- A atividade deverá ser entregue através do fomulário padrão, disponível no ícone: Material da Disciplina.

- Durante as aulas, a professora fornecerá dicas que podem ser utilizadas para a confecção das suas atividades. Assim, é de suma importância participar das aulas ao vivo ou assisti-las posteriormente.

- Assista às aulas conceituais da disciplina.

- Qualquer dúvida, acione seu tutor mediador.

Boa atividade!​

 

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