Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Nas indústrias farmacêuticas, algumas Boas Práticas de Fabricação (BPF) visam minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações por partículas

 

Nas indústrias farmacêuticas, algumas Boas Práticas de Fabricação (BPF) visam minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações por partículas, microbianas e cruzadas na fabricação de medicamentos. São regulamentações que a indústria farmacêutica deve adotar nos seus processos de fabricação de medicamentos, visando assegurar a qualidade, eficácia e segurança do produto.

As normas nacionais e internacionais de BPF têm o objetivo de estabelecer padrões de qualidade para assegurar que os medicamentos sejam fabricados em conformidade com os biolotes testados e conforme normas e exigências sanitárias, avaliando por meio de seu controle e garantia de qualidade a manutenção e atendimento pleno às suas especificações.

No Brasil, hoje, as Boas Práticas de Fabricação são estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).



Fonte: https://blog.ipog.edu.br/saude/conheca-a-importancia-das-boas-praticas-de-fabricacao-de-medicamentos-na-industria-farmaceutica/#:~:text=O%20que%20s%C3%A3o%20Boas%20Pr%C3%A1ticas,atendimento%20pleno%20as%20suas%20especifica%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: 17 jun. 2025.



Imagine que você faz parte da equipe de engenharia de processos em uma indústria farmacêutica que produz comprimidos efervescentes antiácidos. Um dos estágios do processo envolve a liberação controlada de dióxido de carbono (CO₂) a partir da reação entre ácido acético e bicarbonato de sódio, para que os comprimidos sejam formados e embalados corretamente com a pressão interna adequada.



Contudo, um problema surgiu: alguns lotes estão gerando quantidades insuficientes de CO₂, fazendo com que os comprimidos fiquem malformados ou percam o efeito efervescente. O gerente da planta pediu à sua equipe que estude a reação em escala laboratorial para entender os fatores que influenciam a liberação de CO₂.

 

Vamos ao desafio?

 

No Atlas das Engenharias você tem disponível um roteiro com o título Reações Químicas. Leia com atenção todas as etapas e veja com cuidado os vídeos explicativos do experimento. Em seguida, faça o experimento de “Liberação de Gases”. Responda às questões sobre os experimentos.

 

1) A reação química ocorre entre o ácido acético (CH₃COOH) e bicarbonato de sódio (NaHCO₃). Adicione uma foto do experimento realizado e, com base nessa foto, explique o que ocorreu no experimento.

 

 

 

2) Nessa reação foram produzidos acetato de sódio (CH₃COONa), água (H₂O) e gás carbônico (CO₂). Faça a fórmula de Lewis para todas as moléculas envolvidas na reação química, os reagentes e os produtos, indicando o tipo de ligação química que acontece em cada uma.

 

 

 

3) Sabendo de todos os reagentes e produtos, indique a reação química balanceada que ocorreu nesse experimento.

 

 

 

4) Em um lote teste, foram utilizados 5,0 g de bicarbonato de sódio. Se todo bicarbonato foi consumido na reação, quantos g de CO₂ foram liberados?

 

 

 

5) A concentração do ácido acético no vinagre é de 5% m/m. Em 20 mL de vinagre, quantos mols de ácido acético estão disponíveis para a reação nesse volume de vinagre? Considere a densidade do vinagre de 1,05 g/mL.

 

 

 

6) Sabendo da entalpia padrão de formação que estão a seguir listados, calcule a variação de entalpia padrão desta reação. A reação é endotérmica ou exotérmica?

 

ΔH°F(CH₃COOH)= - 484 kJ/mol

 

ΔH°F(NaHCO₃)= - 950 kJ/mol

 

ΔH°F(CH₃COONa)= - 709 kJ/mol

 

ΔH°F(H₂O)= - 286 kJ/mol

 

ΔH°F(CO₂)= - 394 kJ/mol

 

 

 

7) Consultando a ficha FDS do produto químico “bicarbonato de sódio”, você observou que a solubilidade em água desse reagente é de 96 g/L a 25 °C. Qual a concentração máxima, em mol/L, que pode ser obtida em solução aquosa a essa temperatura?

 

Atividades Relacionadas

MAPA - ADM - CULTURA DIGITAL E COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES - 51_2026

  Nas indústrias farmacêuticas, algumas Boas Práticas de Fabricação (BPF) visam minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações por partículas, microbianas e cruzadas na fabricação de medicamentos. São regulamentações que a indústria farmacêutica deve adotar nos seus processos de fabricação de medicamentos, visando assegurar a qualidade, eficácia e segurança do produto. As normas nacionais […]

Considerando os corantes artificiais alimentícios, sua tarefa nesta atividade é discorrer sobre os possíveis males que essas substâncias podem causar à saúde humana. Utilize duas referências bibliográficas do livro da disciplina e outras fontes confiáveis para fundamentar a sua resposta (seu texto deverá conter ente 10 a 15 linhas).

  Nas indústrias farmacêuticas, algumas Boas Práticas de Fabricação (BPF) visam minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações por partículas, microbianas e cruzadas na fabricação de medicamentos. São regulamentações que a indústria farmacêutica deve adotar nos seus processos de fabricação de medicamentos, visando assegurar a qualidade, eficácia e segurança do produto. As normas nacionais […]