Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

O perfil do egresso do curso de Ciências Biológicas Licenciatura idealizado pela IES  proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos  produzidos pelas ciências para a Educação, contr

PERFIL DE EGRESSO:

O perfil do egresso do curso de Ciências Biológicas Licenciatura idealizado pela IES  proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos  produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos  processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos  pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras  de acesso ao conhecimento. A atuação no Programa de Extensão Inovação e  Empreendedorismo, demonstra as habilidades para atuar com consciente de sua  responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional, bem  como permitir que desenvolva ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de  ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

 

Público 

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): 

Planejamento e organização 

Criatividade e inovação 

Tomada de Decisão

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: 

O objetivo de aprendizagem do programa de extensão em Inovação e  Empreendedorismo do curso de Ciências Biológicas Licenciatura está relacionado ao  fato de disseminar os conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso, com  a finalidade de apoiar a comunidade no âmbito tecnológico e empreendedor  explorando a área de saúde, assim potencializando a geração de conhecimentos  desenvolvidos nas ações e aprimorando as habilidades dos egressos.

 

CONTEÚDOS: 

 

I - Bioética; 

II - Biologia Celular e do Desenvolvimento; 

III - Planejamento e métodos em pesquisa educacional. 

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: 

BATISTA, Bruan Gerardon. Biologia molecular e biotecnologia. Porto Alegre: Sagah,  2018. 

GONZAGA, Alvaro de Azevedo. Ética profissional sintetizado. 2. ed. Rio de Janeiro:  Forense; São Paulo: Método, 2019. 

FERREIRA, Jacques de Lima. Formação de professores: teoria e prática pedagógica.  Petrópolis: Vozes, 2014.

 

TEMPLATE PDCA

Aluno e Aluna, essa atividade é para sua organização e uso da metodologia PDCA. Por isso é  um documento orientativo e não precisa ser entregue. Veja as orientações apresentadas no  MANUAL DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS. 

  1. PLANEJAMENTO (PLAN) 

Antes de definir sua proposta, explore os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  Organização das Nações Unidas (ONU) no link https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Se preferir, pode  baixar o documento pelo link https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt br.pdf

Compreenda a proposta da ONU e engaje-se nessa oportunidade de contribuir com as  metas de um organismo internacional tão importante ao mesmo tempo em que participa de  soluções de seu contexto! 

Analise os 17 objetivos e escolha quais metas podem ser aderentes à sua proposta e ao seu  projeto. Para isso, clique no ícone de cada objetivo e observe a listagem de metas disponível  em cada um. É necessário que você escolha pelo menos uma meta. Pode ser que você 

Público 

encontre metas aderentes à sua proposta em diferentes objetivos, mas não se restrinja.  Pode escolher dessa forma e mantenha o foco da essência de sua proposta. 

Feito isso, liste aqui suas escolhas. Essa informação também deverá ser declarada em seu  Relatório Final de Atividades Extensionistas. 

LISTAR METAS DOS ODS ADERENTES AO SEU PROJETO 

 

DEFINA A PROPOSTA. 

IMERSÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IMERSÃO 

Segue sugestão de perguntas para utilizar na entrevista com o parceiro.  

SUGESTÃO DE SCRIPT DE ENTREVISTA 

  1. Quais os principais problemas, fragilidades ou dificuldades que a instituição/parceiro convive com  maior frequência? 

1.1. Os problemas estão articulados com o programa/conteúdo proposto no componente  curricular?  

Se não estiver, será necessário voltar à pergunta 1. 

1.2. É possível resolver ou mitigar os problemas identificados no prazo de duração de projeto de  extensão.  

Se não for possível deve voltar à pergunta 1. 

1.3. A solução ou mitigação auxiliará a comunidade ou um grupo de pessoas da comunidade?  Se não auxiliar deve voltar à pergunta 1.  

  1. Quais serão as pessoas envolvidas na ação para buscar resolver ou mitigar os problemas  identificados?  
  2. Onde será realizada a ação? 
  3. Há limitação de pessoas ou restrição para acesso ao local indicado? 
  4. Quais serão as pessoas beneficiadas diretamente? 
  5. Necessitará de insumos/recursos financeiros para a realização da ação? 
  6. Será necessário agendamento?  
  7. Qual o período, dia da semana, horário que será realizada a ação? 

 

IDEAÇÃO: 

DEFINA OS ITENS DA IDEAÇÃO. 

 

PROTOTIPAÇÃO:

Público 

DEFINA OS ITENS DA PROTOTIPAÇÃO. 

 

IDEIAS E ANOTAÇÕES: 

 

  1. REALIZAÇÃO (DO) 

CRONOGRAMA: 

ATIVIDADES  PER. 1  PER. 2  PER. 3  PER.4

 

  1. VERIFICAÇÃO (CHECK) 

Planejamento: 

Imersão realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Ideação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Prototipação realizada? 

() SIM
() NÃO

 

Planejamento está ok? 

() SIM
() NÃO

 

Realização: 

Cronograma realizado? 

() SIM
() NÃO

 

Cronograma atende a realização do projeto? 

() SIM
() NÃO

 

Verificação: 

Cronograma atende a realização do projeto?

Público 

() SIM
() NÃO

 

Projeto atende a proposta da instituição escolhida? 

() SIM
() NÃO

 

Houve necessidade de mudança de estratégia? 

() SIM
() NÃO

 

Em caso positivo, mencione as mudanças e novas estratégias? 

 

  1. AÇÃO (ACT) 

AÇÃO PROPOSTA: 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual.

 

Público 

Atividades Relacionadas

Considerando os corantes artificiais alimentícios, sua tarefa nesta atividade é discorrer sobre os possíveis males que essas substâncias podem causar à saúde humana. Utilize duas referências bibliográficas do livro da disciplina e outras fontes confiáveis para fundamentar a sua resposta (seu texto deverá conter ente 10 a 15 linhas).

PERFIL DE EGRESSO: O perfil do egresso do curso de Ciências Biológicas Licenciatura idealizado pela IES  proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos  produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos  processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos  pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e […]