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A atenção voltada à saúde mental de crianças e adolescentes e seu reconhecimento como uma questão de saúde pública integrante das ações do Sistema Unico de Saúde (SUS) é recente e tem sido considerada um dos principais

QUESTÃO 1
A atenção voltada à saúde mental de crianças e adolescentes e seu reconhecimento como uma questão de saúde pública integrante das ações do Sistema Unico de Saúde (SUS) é recente e tem sido considerada um dos principais desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira. O movimento da Reforma Sanitária, sedimentada com a construção do SUS, e o reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direitos e responsabilidades pela promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, redefiniram a posição do Estado em relação à assistência e à elaboração de políticas públicas voltadas a tal população.

 

DELFINI, Patricia Santos de Souza; REIS, Alberto Olavo Advincula. Articulação entre serviços públicos de saúde nos cuidados voltados à saúde mental infantojuvenil. Cadernos de saúde pública, v. 28, p. 357-366, 2012.

 

Ao compreender a estruturação e formulação de políticas para saúde mental infanto-juvenil, é necessário relembrar que existem alguns princípios que devem ser considerados. Sobre eles, avalie o que afirma abaixo.

I. A construção permanente da rede diz respeito aos ambientes e os espaços onde o indivíduo está inserido ou vivência: grupos sociais, família, comunidade, amigos, entre outros.

II. A intersetorialidade na ação do cuidado direciona para a consideração de várias esferas presentes na vida e na realidade do sujeito.

III. O encaminhamento implicado está associado a um plano técnico solidificado e habitual, isto é, que a construção objetiva ininterrupção.

IV. O território é a noção de acompanhar o andamento de determinados casos mesmo que não faça mais parte do processo.

As afirmações I, II, III e IV, são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - F, V, F, F.
Alternativa 2 - V, F, F, F.
Alternativa 3 - V, V, F, F.
Alternativa 4 - F, F, V, V.
Alternativa 5 - F, V, F, V.
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