A compreensão do que é qualidade depende da perspectiva de cada pessoa, da cultura em relação ao produto que está sendo comprado e até mesmo de seus objetivos. Do ponto de vista do cliente, o aspecto da qualidade pode ser diferente em relação ao ponto de vista do fornecedor, pois o primeiro pode vincular qualidade à adequação para uso, enquanto o segundo pode vincular a satisfação do cliente. A qualidade consiste nas características do produto que vão ao encontro das necessidades dos clientes e, dessa forma, proporcionam a satisfação em relação ao produto. De qualquer modo, a qualidade deve ser percebida pelo cliente final.
Fonte: AMARAL, R. A. et al. Implementação de um sistema de gestão da qualidade: estudo de caso em uma empresa do segmento metal mecânico. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 7., 2011, Niterói Anais [...]. Niterói: UFF, 2011.
De acordo com o texto e do entendimento do que é qualidade, analise as asserções a seguir:
I. Crosby afirma que qualidade é a conformidade com os requisitos, sendo que problemas surgem quando essa conformidade não é atingida, ou seja, “fazer certo na primeira vez”. Juran e Deming relacionam qualidade às características do produto que satisfazem as necessidades do cliente, garantindo sua satisfação e destacando a necessidade de manter e aperfeiçoar as técnicas clássicas de qualidade existentes.
PORQUE
II. O grande desafio para os sistemas de qualidade é estabelecer diferenciação competitiva, e as pessoas devem acreditar que a qualidade é essencial para a sobrevivência da organização e delas mesmas e deve ser vista como um diferencial, como elemento básico para manter a sobrevivência da empresa, principalmente na era da competição acirrada que vivemos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.