A deficiência motora pode ser compreendida pelo nível de comprometimento motor do sujeito em questão. Dentro desses níveis podemos observar a deficiência motora leve, a deficiência motora moderada e a deficiência motora severa. Ciente dessas diferenças, o profissional de Educação Física deverá respeitar as especificidades e individualidades dos indivíduos ao adaptar as atividades/treinos.
Fonte: FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2021.
Considerando as adaptações que o profissional deverá realizar ao ministrar aulas/treinos de Educação Física para os indivíduos com deficiência motora analise as afirmativas abaixo:
I. É preciso evitar adaptações das regras de todos os conteúdos/exercício físicos, para que os indivíduos com deficiência não sejam prejudicados em sua aprendizagem.
II. É importante aplicar o conteúdo/exercícios físicos com todas as suas características, fundamentos, regras, sem exceções, para que o indivíduo com deficiência compreenda o conteúdo de forma integral.
III. A modificação das regras dos conteúdos/exercícios físicos poderá ser proposta tanto pelo profissional quanto pelos indivíduos, a fim de promover a participação das pessoas com deficiência.
É correto o que se afirma em: