A Didática Magna se apresenta como uma proposta pedagógica para o processo de ensino e de aprendizagem no período de transição entre a Idade Média e o início da Modernidade. Comênio considerava a educação um instrumento necessário às transformações sociais tão urgentes no período turbulento e conflituoso no qual viveu (MENDONÇA E CORDEIRO, 2023).
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre as ideias de Comênio:
I – Comênio via o capitalismo como o símbolo maior de uma força libertadora para as nações oprimidas;
II – A Didática Magna, escrita por Comênio, é uma das obras mais importantes para a educação institucional, tendo em vista seu caráter pioneiro no processo de democratização da escola;
III – Retomar a obra de Comênio significa resgatar a utopia de uma educação para todos, em que as mulheres e os menos favorecidos socialmente são incluídos. Significa uma possibilidade de educação que considere a multiculturalidade.
É correto o que se afirma em: