A Educação Ambiental transcende a unidade temática vida e evolução por conta de seu caráter interdisciplinar, multidisciplinar e transdiciplinar. Na realidade, a Educação Ambiental se mostra como uma das ferramentas de orientação para a tomada de consciência dos indivíduos frente aos problemas ambientais, e é exatamente por isso que sua prática se faz tão importante, a fim de solucionar as questões relativas ao acúmulo de resíduos, desperdício de água, entre outras.
Burgo, João Luis Dequi Araújo Ozilia Geraldini. Metodologia do Ensino de Ciências. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, §1o, VI, não estabelece a obrigação do Poder Público de “promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, pois a conscientização pública deve partir dos próprios cidadãos.
PORQUE
II- Com a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002 o Brasil se destacou como o único país da América Latina a ter uma política nacional especificamente voltada para a Educação Ambiental.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta