Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

A educação brasileira teve seus primeiros fundamentos estabelecidos durante o período colonial, quando os jesuítas introduziram um sistema educacional baseado em princípios católicos. O Ratio Studiorum, documento compost

QUESTÃO 10
A educação brasileira teve seus primeiros fundamentos estabelecidos durante o período colonial, quando os jesuítas introduziram um sistema educacional baseado em princípios católicos. O Ratio Studiorum, documento composto por 467 regras e fundamentado no pensamento de Tomás de Aquino (Tomismo), vigorou no Brasil entre 1599 e 1759, definindo a cultura escolar e formativa da Igreja. Esse documento estabeleceu um modelo pedagógico que influenciou profundamente a formação de professores e a prática educativa, caracterizando-se por um ensino predominantemente verbal e memorístico, com ênfase na repetição de conteúdos e na posição hierárquica entre mestre e educando.

Com base no excerto anterior e em seus conhecimentos sobre a Pedagogia Jesuítica no Brasil, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A Pedagogia Jesuítica no Brasil, fundamentada no Ratio Studiorum, estabeleceu um sistema educacional caracterizado pelo ensino verbalista e memorístico, em que o educando se limitava a repetir após o mestre.

PORQUE

II. O Ratio Studiorum, baseado no pensamento tomista, recomendava a repetição dos conteúdos estudados para facilitar a memorização, sendo que, entre os jesuítas, nasceu o sistema pedagógico que fez do tema escrito o tipo de tema escolar.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Atividades Relacionadas