A finalidade do projeto de extensão no Programa de Ação e Difusão Cultural do curso, está relacionado ao fomento à cultura locorregional, fomentando a difusão, a transparência e a democratização das ações culturais, por meio de projetos que possibilitem a transferência para a sociedade de conhecimentos multidisciplinares desenvolvidos no curso e a possibilidade de potencializar a geração de conhecimentos aplicados, permitindo ao egresso um maior envolvimento junto às ações culturais e sociais no âmbito das diversas ciências como também da tecnologia, articulados com os anseios da comunidade. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são:
Teorias Clássicas da Antropologia; Teorias Clássicas da Ciência Política; Teorias Clássicas da Sociologia.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Entidades pertencentes à Administração Pública municipal, estadual ou federal; escolas; colégios; Organizações não governamentais (ONG); Instituições privadas com ações sociais; fundações; entidades do Judiciário como Procons e Tribunais; Entidades religiosas como igrejas, ordens, templos, congregações, missões e casas de acolhimento ou assistência; entidades de saúde e assistência social; Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs); Organizações de moradores e Cooperativas, entre outras.
COMPETÊNCIAS:
I – Relacionar teorias e métodos na produção de conhecimento das Ciências Sociais;
II – Analisar práticas e fenômenos sociais, culturais e políticos segundo diferentes abordagens das Ciências Sociais;
III – Selecionar e aplicar métodos e técnicas adequados a cada problema de pesquisa.
PERFIL DO EGRESSO:
O perfil do egresso do curso de Bacharelado em Ciência Política, idealizado pela IES proporciona a formação do profissional sensível e propositivo com relação às demandas da sociedade, articulando conhecimentos e saberes distintos; autônomo e crítico na análise dos fenômenos sociais; preparado para realizar pesquisas acadêmicas e aplicadas, de acordo com as metodologias das Ciências Sociais.
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
Análise e resolução de problemas
Comunicação Interpessoal
Gestão do Tempo
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
O objetivo do programa de extensão em Difusão Cultural, está relacionado a disseminação e articulação de conhecimentos adquiridos no curso para promover as ações de difusão cultural no âmbito das ciências, relacionados diretamente à Ciência Política e com a articulação da tecnologia junto à comunidade.
CONTEÚDOS:
I – Teorias Clássicas da Antropologia;
II – Teorias Clássicas da Ciência Política;
III – Teorias Clássicas da Sociologia.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
PINHEL, André Marega. Sociologia brasileira. Curitiba: Intersaberes. 2019.
CARVALHO, Claudio José de; TONIOLO, João Fábio Mariotto; VIEIRA, Timmi. Estudos sociais e econômicos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
MARCONI, Marina de Andrade; PRESOTTO Zélia Maria Neves. Antropologia: uma introdução. 8.ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2019.