A formação profissional nunca se encerra. Começamos a construir nossos conhecimentos científicos próprios da profissão na graduação, mas não para por aí. O sujeito que se contenta apenas com a formação inicial dificilmente será um profissional próspero e preparado para as demandas da sociedade, visto que são aspectos dinâmicos e o mercado apresenta novos desafios a todo o instante.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192.
Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre a formação profissional na educação.
I – A graduação é uma base, um suporte teórico e prático inicial que pode amparar as necessidades de um profissional que acaba de entrar no mercado de trabalho.
II – A formação de professores deve promover instrução, produção, simulação, documentação, retroação e observação, tudo para estimular e capacitar o profissional a fazer pesquisas na educação de uma forma geral.
III – Ao longo do curso o acadêmico no campo da educação também tem a oportunidade de ter contato com a prática docente por meio dos estágios, nos quais pode verificar como a teoria se efetiva no contexto escolar, como é a rotina de uma escola, dentre outros aspectos relacionados à práxis escolar.
É correto o que se afirma em: