A gestão de estoques é vital para a saúde de qualquer empresa, equilibrando a disponibilidade de materiais com os custos associados. Ela não só assegura que a produção continue sem interrupções, mas também permite q
QUESTÃO 4
A gestão de estoques é vital para a saúde de qualquer empresa, equilibrando a disponibilidade de materiais com os custos associados. Ela não só assegura que a produção continue sem interrupções, mas também permite que as empresas se adaptem a flutuações de mercado e a estratégias de compra em grande escala. Contudo as abordagens se modernizam, e novas parcerias com fornecedores podem redefinir a necessidade de grandes volumes.
Fonte: OLIVEIRA, A. A. de. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Indaial: Arqué, 2023.
Sobre a contextualização apresentada, analise as afirmativas a seguir:
I. Parcerias entre clientes e fornecedores são um modelo que pode fazer com que a estratégia de lotes econômicos de compras se torne menos relevante atualmente.
II. A importância dos estoques de materiais está unicamente relacionada ao seu valor como ativo circulante, sem outras funções específicas de atuação.
III. A capacidade de uma empresa para utilizar a estratégia de compra em lotes econômicos é independente de seu poder financeiro ou segmento de atuação.
IV. A estratégia de compra em lotes econômicos, visando ganho de escala, é uma prática que foi completamente abandonada após a década de 1990 e não pode mais ser utilizada.
V. Uma das funções específicas dos estoques é minimizar os efeitos de atrasos, sazonalidade ou riscos de fornecimento, garantindo o abastecimento necessário à empresa.