A Inteligência Artificial (IA) é apontada no livro como um dos elementos centrais da quarta revolução tecnológica. Sua aplicação permite automatizar processos operacionais, tomar decisões com base em dados históricos e preve
Questão 5
A Inteligência Artificial (IA) é apontada no livro como um dos elementos centrais da quarta revolução tecnológica. Sua aplicação permite automatizar processos operacionais, tomar decisões com base em dados históricos e prever comportamentos com maior precisão. Ela se insere como uma poderosa ferramenta dos Sistemas de Informação Gerencial, especialmente no nível estratégico das empresas, sendo integrada aos Sistemas de Informação Executiva (EIS) para apoiar decisões que envolvam tanto fatores internos quanto externos do ambiente organizacional.
Fonte: OLIVEIRA, A. A. de. Sistemas de Informações Gerenciais. Maringá: Unicesumar, 2021. (Adaptado)
Com base no texto apresentado, no que interpreta o papel da Inteligência Artificial nos Sistemas de Informação Gerencial, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Limitar a IA apenas a tarefas repetitivas e operacionais é um equívoco, pois seu impacto é também estratégico, especialmente em níveis decisórios superiores.
Alternativa 2:
Eliminar a análise humana nas decisões é uma característica incorreta da Inteligência Artificial, já que ela atua como suporte e não como substituta dos gestores.
Alternativa 3:
Restringir o uso da Inteligência Artificial somente à área de TI ignora sua aplicabilidade nas diversas áreas da empresa, como marketing, finanças e operações.
Alternativa 4:
Considerar a Inteligência Artificial uma ferramenta desnecessária revela desconhecimento sobre seus benefícios, que incluem desde automação até suporte à tomada de decisões complexas.
Alternativa 5:
Ao ser integrada a sistemas estratégicos como o EIS, a Inteligência Artificial colabora com decisões embasadas em grandes volumes de dados internos e externos, potencializando a análise e a antecipação de cenários.