A Síndrome de Burnout, tratada no livro Saúde mental no trabalho: da teoria à prática (2010), é apresentada como um distúrbio psíquico com sintomas de exaustão extrema e estresse resultante de situações de trabalho desgastant
QUESTÃO 10
A Síndrome de Burnout, tratada no livro Saúde mental no trabalho: da teoria à prática (2010), é apresentada como um distúrbio psíquico com sintomas de exaustão extrema e estresse resultante de situações de trabalho desgastante que geralmente demandam muita competitividade ou responsabilidade. Os profissionais das áreas de educação e saúde estão entre os mais atingidos.
Com base no texto acima, avalie as afirmativas:
I. O estresse no ato de ensinar dificilmente será eliminado, pois é parte da rotina do profissional da educação. O importante é capacitar e orientar os docentes a desenvolverem estratégias para extravasar o excesso de carga emocional e física geradas neste ambiente.
II. As práticas integrativas e complementares oferecidas pelo SUS como auriculoterapia (estímulo de sensações por meio de pressão em pontos distribuídos na orelha externa), Medicina Tradicional Chinesa (MTC) (sistema médico integral que considera os elementos da Teoria Yin-Yang para o equilíbrio entre corpo e mente), podem ser usadas como forma de prevenção a Síndrome de Burnout nos profissionais da educação.
III. A Síndrome de Burnout é um processo de enfraquecimento decorrente de um período prolongado de estresse profissional. O termo Burnout é a junção de burn (queima) e out (exterior), significando exaustão emocional, fadiga, frustração, desajustamento.