A tendência pedagógica libertadora, muito conhecida como a pedagogia do Paulo Freire (1921-1997), despontou no Brasil entre os anos de 1961 e 1964, com as contribuições de Paulo Freire, educador que obteve destaque internacional pelo seu método que revolucionou a alfabetização dos adultos, voltado para a luta e a organização da classe oprimida.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019. Reimpresso em 2023. p. 192.
Neste sentido, analise as assertivas sobre o método educacional proposto por Paulo Freire:
I – O método proposto por Paulo Freire expõe o antagonismo existente entre a forma como a educação era realizada – autoritária – e a forma como se pretendia construir a educação – participativa.
II – O método proposto por Paulo Freire defendia uma prática educativa que fosse democrática e participativa pois, desta forma, a população teria consciência da sua realidade.
III – O método de Paulo Freire, que é a base da tendência pedagógica libertadora, tem como princípio que a educação consiste em um ato político, pois permite a construção de conhecimentos e a possibilidade de criação de uma nova sociedade, mais justa, solidária, humana e ética.
É correto o que se afirma em: