Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Agora que você aprendeu sobre a prática de titulação, suponha que você necessita determinar a concentração de ácido clorídrico (HCl) em uma amostra. Para isso, você realizará uma titulação

Agora que você aprendeu sobre a prática de titulação, suponha que você necessita determinar a concentração de ácido clorídrico (HCl) em uma amostra. Para isso, você realizará uma titulação ácido-base, reagindo a sua amostra com a base NaOH, conforme a equação química, já balanceada, a seguir:

 

 

1HCl(aq) + 1NaOH(aq) → 1NaCl(aq) + 1H2O(l)

 

Imagine que sua amostra estaria no erlenmeyer, e a solução de NaOH foi colocada na bureta para titular a sua amostra contendo HCl. O indicador utilizado foi o mesmo da prática que você assistiu no Atlas. Em sua titulação, você gastou 18,0 mL da solução de NaOH na concentração de 0,10 mol/L para titular 5,0 mL da solução de HCl de concentração desconhecida

 

Responda:

 

  1. A) Qual indicador foi utilizado para a titulação? Qual a cor apresentada pela solução no início e no final do experimento e por quê?

 

 


  1. B) Qual é a concentração molar de HCl de sua amostra? Apresente os cálculos, resolva utilizando regra de três ou a fórmula de titulação.

Referências bibliográficas

 

ATENÇÃO: Insira as referências bibliográficas de todos os materiais utilizados na pesquisa, incluindo os indicados no MAPA, no formato ABNT.

 

ORIENTAÇÕES FINAIS

 

- O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “MAPA” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega desta atividade não é considerada.

 

- SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO

 

- Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho e ele pode ser zerado.

 

- Sugerimos que envie o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades e arquivos corrompidos.

 

- VERIFIQUE SE VOCÊ ESTÁ ENVIANDO O ARQUIVO CORRETO! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex: MAPA_Química Geral e Orgânica_ JoseSilva.pdf

 

- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.

 

- Salve o comprovante de envio da atividade, clicando em Imprimir, acima do cabeçalho da atividade.

 

Bom trabalho!

 

Atividades Relacionadas

Considerando os corantes artificiais alimentícios, sua tarefa nesta atividade é discorrer sobre os possíveis males que essas substâncias podem causar à saúde humana. Utilize duas referências bibliográficas do livro da disciplina e outras fontes confiáveis para fundamentar a sua resposta (seu texto deverá conter ente 10 a 15 linhas).

Agora que você aprendeu sobre a prática de titulação, suponha que você necessita determinar a concentração de ácido clorídrico (HCl) em uma amostra. Para isso, você realizará uma titulação ácido-base, reagindo a sua amostra com a base NaOH, conforme a equação química, já balanceada, a seguir:     1HCl(aq) + 1NaOH(aq) → 1NaCl(aq) + 1H2O(l) […]