Ao analisar os últimos tempos, verifica-se o quanto as tecnologias avançaram e vêm avançando, trazendo inúmeros benefícios a vários setores da sociedade, como o comércio, o meio corporativo entre outros. Com isso, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), traz uma reflexão referente à necessidade de uma educação inovadora, que possa levar o aluno a desenvolver senso crítico e raciocínio lógico de modo mais dinâmico e aliando as vivências sociais.
Visando esse conceito e as mudanças educacionais estabelecidas pela BNCC (2018), que destacam as tecnologias e a robótica educacional como meio para um desenvolvimento crítico e inovador no aluno. Analise as afirmativas e assinale V para verdadeira e F para falsa, em relação ao uso das tecnologias e da robótica como estratégia nas escolas como soluções inovadoras.
I. A BNCC (2018) destaca as competências gerais e os conteúdos escolares do currículo comum que se faz necessário compreender, e traz a utilização da robótica e tecnologias digitais de informação e comunicação, que visa levar o aluno, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
II. Para o uso das tecnologias e da robótica como estratégias inovadoras as escolas precisam primeiramente de soluções inovadoras. E assim, sugere-se que no lugar da lousa, giz, mesas e cadeiras, o professor adéque a sala de aula dando espaço para criação, por meio de atividades que despertem a curiosidade do aluno, com a finalidade de levá-lo a se envolver com a aprendizagem, sendo ele o protagonista do processo educacional.
III. O ensino da robótica é eficaz no ensino de Matemática, uma vez que leva o aluno a experienciar. Com isso, o aluno desenvolve sua capacidade de solucionar problemas por meio da lógica, sendo mais eficiente, compreendendo conceitos das diversas áreas do conhecimento e exercitando-os, na prática.
IV. O ensino com o uso da robótica como estratégia e soluções inovadoras se apresenta para o professor de maneira desfavorável, pois ele fica com dificuldades de desenvolver um trabalho adequado, sem condições de diversificar sua ação devido a não possibilidade de ações sustentáveis e por precisar atender a um planejamento interdisciplinar.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente: