Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

Ao longo dos anos, algumas concepções diferentes permearam as práticas de ensino dos jovens e adultos, na tentativa de erradicar ou, ao menos, minimizar o analfabetismo no Brasil.

Questão 8
Ao longo dos anos, algumas concepções diferentes permearam as práticas de ensino dos jovens e adultos, na tentativa de erradicar ou, ao menos, minimizar o analfabetismo no Brasil.

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.

Com base nas discussões sobre este tema apresentadas no livro de Prática de Ensino da Língua Portuguesa I, leia as assertivas a seguir:

I. Durante a maior parte do século XX, bastava saber ler algumas palavras ou frases, ou seja, decodificá-las, para que o cidadão fosse considerado alfabetizado.
II. A concepção de ensino de Paulo Freire defendia uma visão mais ampla da alfabetização, com base em atividades ligadas à prática social, cultural e profissional do aluno, a fim de ampliar sua interação na sociedade.
III. Embora, a partir do fim do século XX, houvesse algumas tentativas de mudança quanto à concepção de ensino nas escolas, de forma a ampliar os letramentos e preparar os alunos para uma vida mais participativa na sociedade, na educação de jovens e adultos, a visão tradicional e instrumental manteve-se por mais tempo.
IV. A alfabetização e o letramento, mesmo que entendidos na atualidade como processos diferentes, estão relacionados, interligados e indissociáveis, pois ambos visam ao desenvolvimento do aluno quanto às práticas que envolvem o uso da linguagem.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Atividades Relacionadas