Ao realizar o seu planejamento de aula/treino, o profissional de Educação Física enfrenta diversas dúvidas. Essas incertezas são ainda maiores quando o profissional está em início de carreira e nunca se deparou com um grupo de pessoas que necessita de inclusão. Neste momento, o profissional se questiona como deve ministrar sua aula/treino sem excluir qualquer indivíduo, independente de sua dificuldade.
Fonte: FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando a temática sobre a Educação Física na perspectiva da Educação Inclusiva, avalie as afirmações a seguir:
I. Em muitos momentos não será possível adaptar a aula/treino para os indivíduos com deficiência, mas este fato não prejudicará o indivíduo.
II. O profissional, ao desenvolver aulas/treinos totalmente voltadas para a adaptação, poderá levar à exclusão dos demais indivíduosos que não apresentam.
III. As aulas/treinos de Educação Física precisam estar voltadas totalmente ao indivíduo com deficiência, mesmo que os demais pessoas sejam excluídos da atividade.
IV. Incluir também é compreendido como um ato de excluir, pois indivíduos sem deficiência acabam tendo prejuízos em sua aprendizagem diante das adaptações.
É correto o que se afirma em: