- Aplique um roteiro de análise que contemple os seguintes aspectos:
o Adequação à faixa etária
o Clareza das instruções
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o Estímulo ao raciocínio e criatividade
o Inclusão e acessibilidade
o Organização visual e linguagem utilizada
o Relação com o conteúdo curricular
- Avaliação dos Materiais
- Faça uma avaliação crítica de cada material com base nos critérios analisados. • Utilize uma tabela comparativa para visualizar os pontos fortes e fracos de cada item. 4. Desdobramentos Psicopedagógicos
- Reflita sobre os efeitos do uso desses materiais na aprendizagem e no comportamento do aluno.
- Proponha ajustes, mediações ou recursos complementares que poderiam potencializar o uso do material.
- Elaboração do Relatório Final
- Organize todas as etapas em um relatório estruturado, incluindo:
o Introdução ao objetivo da atividade
o Descrição dos materiais escolhidos
o Análise técnica e psicopedagógica
o Considerações sobre os desdobramentos
o Conclusão com recomendações psicopedagógicas
PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:
- Inicie a atividade abrindo o site canva.com em seu navegador ou o aplicativo Canva no seu celular.
- No canto superior direito do site haverá a opção de entrar ou de criar uma conta:
- Pelo computador, clique na opção “Entrar” e a imagem abaixo aparecerá. Se você já tem cadastro, selecione a forma de entrada que você tem um vínculo. Caso precise criar uma conta, selecione a forma de entrada que quer se vincular. Se não estiver nas opções, o botão “Continuar de outra forma” apresentará as demais entradas disponíveis.
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Em seguida, siga as instruções do próprio site ou aplicativo.
- Após realizar o login, clique no botão “Criar um design”:
Clicar no + na versão do celular:
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- Algumas opções de formatos de arquivo aparecerão. Selecione o que mais faz sentido para suas composições visuais. Role o cursor para baixo para ver as demais opções que o programa disponibiliza.
Também é possível clicar na opção “Tamanho personalizado” e escolher todas as medidas. Observação: As composições não precisam ter o mesmo tamanho.
Versão celular:
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Unidade: 2 – Avaliação do Grafismo Infantil
Aula: 3 – O Professor Frente ao Desenvolvimento do Grafismo Infantil
OBJETIVO
- Para analisar o desenvolvimento do grafismo infantil em contextos reais ou simulados, considerando aspectos evolutivos, expressivos e pedagógicos, com base nos fundamentos discutidos nas aulas desta unidade, realize as etapas desta atividade.
PROCEDIMENTO/ATIVIDADE
ATIVIDADE PROPOSTA:
ATIVIDADE 2 - Caderno de Observação e Avaliação do Grafismo Infantil
- Coleta de Produções Gráficas
- Reúna 3 produções gráficas de crianças de diferentes faixas etárias (ex: 2 a 7 anos), podendo ser desenhos livres, desenhos dirigidos ou registros gráficos feitos em sala de aula.
- Caso não tenha acesso direto, use imagens de grafismos disponíveis em livros, artigos ou bancos de dados confiáveis.
- Observação Técnica e Descritiva
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- Para cada produção gráfica, descreva:
o Tipo de traço (força, direção, fluidez)
o Uso do espaço na folha
o Organização e composição
o Representação simbólica (formas humanas, objetos, letras, etc.)
o Fase do grafismo em que a criança se encontra (rabiscos, figuras, esquemas)
o Fase teórica de Jean Piaget em relação ao estágio de desenvolvimento e fases do grafismo
- Análise do Papel do Professor
- Elabore uma breve reflexão: Como o professor pode incentivar, respeitar e intervir positivamente no processo de desenvolvimento gráfico infantil considerando os estágios de desenvolvimento apresentados por Piaget?
- Avaliação Psicopedagógica (Aula 4)
- A partir das observações, elabore uma avaliação qualitativa sobre o estágio do grafismo de cada criança.
- Sugira estratégias pedagógicas para apoiar o avanço gráfico de acordo com cada fase do grafismo (ex: atividades motoras, jogos de coordenação, estímulo à expressão simbólica).
- Construção do Caderno de Observação
- Organize as análises em um documento estruturado:
o Introdução teórica breve sobre o grafismo infantil
o Produções gráficas observadas
o Fichas de observação e análise
o Considerações pedagógicas e psicopedagógicas
o Conclusão
Unidade: 3 – Avaliação Psicopedagógica e as Queixas de Aprendizagem Aula: 3 – A realização da avaliação psicopedagógica: para quem serve essa avaliação?
OBJETIVO
- Para analisar o desenvolvimento do grafismo infantil em contextos reais ou simulados, considerando aspectos evolutivos, expressivos e pedagógicos, com base nos fundamentos discutidos nas aulas desta unidade, realize as etapas desta atividade.
PROCEDIMENTO/ATIVIDADE
ATIVIDADE PROPOSTA:
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ATIVIDADE 3 – Estudo de Caso Psicopedagógico com Foco nas Queixas de Aprendizagem
- Leitura de um Estudo de Caso
- Será disponibilizado um caso (real ou fictício), no padlet, de uma criança com queixas escolares, como: dificuldade de leitura, escrita, atenção ou socialização.
- O caso deve trazer informações básicas: idade, ano escolar, histórico familiar e escolar, relato do professor e da família.
Caso o aluno já tenha experiência ou atue na área, pode trazer um caso real (resguardando o anonimato da criança e da instituição).
- Identificação das Queixas e Análise Inicial
- O estudante deverá identificar:
o Quem apresenta a queixa (professor, família, escola)?
o Como a queixa é expressa?
o A queixa revela um sintoma ou esconde uma causa maior (ex: conflito na relação com a aprendizagem, desorganização emocional, etc.)?
- Elaboração de um Roteiro Inicial de Avaliação
Com base nas informações do caso, construir um plano inicial de avaliação psicopedagógica contendo:
- Objetivos da avaliação psicopedagógica: Ex: Compreender as causas da dificuldade de leitura e escrita; investigar a relação da criança com a aprendizagem.
- Áreas a serem investigadas:
o Cognitiva
o Psicomotora
o Afetiva/emocional
o Relacional/social
o Escolar/institucional
- Instrumentos e estratégias:
o Entrevista com os responsáveis
o Entrevista com o professor
o Observação em sala de aula
o Análise do material escolar
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o Atividades lúdicas/diagnósticas (ex: desenho, jogos, testes projetivos)
o Testes informais (ex: escrita espontânea, leitura de palavras, raciocínio lógico)
- Reflexão sobre a Relação Professor-Aluno
- Analisar como a relação professor-aluno aparece no caso apresentado:
o Como o professor se posiciona frente à queixa?
o A relação é de apoio, acolhimento ou distanciamento?
o Existe escuta e sensibilidade às dificuldades da criança?
o Há práticas pedagógicas que favorecem ou dificultam a superação da dificuldade?
- Relatório de Análise Psicopedagógica Inicial (3 a 5 páginas), contendo: • Resumo do caso
- Análise das queixas
- Plano de avaliação psicopedagógica
- Reflexão crítica sobre a função da avaliação
- Considerações sobre a relação professor-aluno
Unidade: 4 – Recursos Utilizados na Avaliação Psicopedagógica
Aula: 4 – Instrumentos para avaliação psicopedagógica
OBJETIVO
Para compreender e aplicar os principais recursos utilizados na avaliação psicopedagógica, reconhecendo a importância da entrevista com a escola, da anamnese e dos instrumentos específicos de avaliação, realize as etapas desta atividade.
PROCEDIMENTO/ATIVIDADE
ATIVIDADE PROPOSTA:
ATIVIDADE 4 – Construção de um Protocolo de Avaliação Psicopedagógica
- Estudo Dirigido (individual ou em dupla)
Os alunos deverão revisar os principais conceitos da unidade, com foco em: • Entrevista com a escola
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- Anamnese com a família
- Instrumentos lúdicos e projetivos
- Provas operatórias
- Observação clínica
- Criação de um Protocolo Simulado de Avaliação
Cada aluno (ou dupla) irá montar um protocolo fictício de avaliação psicopedagógica. No Padlet, terá um modelo para inspiração. Esse protocolo precisa contemplar:
- Ficha de Entrevista com a escola (dados escolares, histórico, observações do professor) 2. Roteiro de Anamnese com a família (dados familiares, desenvolvimento da criança, histórico escolar e emocional)
- Seleção de 3 instrumentos psicopedagógicos (explicar por que seriam utilizados e o que avaliam)
- Descrição de uma situação hipotética de aplicação dos recursos, com base em uma queixa comum (ex: dificuldades de leitura, escrita ou atenção)
- Apresentação e Discussão em Grupo:
Cada grupo/apresentador irá compartilhar seu protocolo com a turma e justificar a escolha dos recursos. Em seguida, os demais colegas farão perguntas e contribuições, simulando uma troca entre profissionais da área.
CHECKLIST:
- Selecionar materiais
- Analisar os materiais
- Comparar e avaliar
- Criar protocolos simulados
- Refletir com olhar psicopedagógico
- Elaborar o relatório final (quando houver)
- Salvar os arquivos de forma separada e no formato PNG, quando for necessário. - Enviar os arquivos para o ambiente virtual, quando for solicitado.
RESULTADOS
O trabalho deverá ser entregue em arquivo Word atendendo as etapas de produção e utilizando os recursos solicitados no roteiro.
- O arquivo deverá conter:
- Capa;
- Folha de rosto com os dados da disciplina e do aluno;
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- Os resultados das atividades práticas exigidas pelo roteiro;
- Referências bibliográficas (quando houver).
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Analisar criticamente materiais didáticos utilizados no contexto escolar, reconhecendo sua adequação pedagógica e psicopedagógica, e propondo intervenções ou recursos complementares que favoreçam a aprendizagem significativa, a inclusão e o desenvolvimento integral do aluno.
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