Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

As ações promocionais são usadas pelas organizações no mercado em busca de atrair clientes ao ponto de venda

 

As ações promocionais são usadas pelas organizações no mercado em busca de atrair clientes ao ponto de venda, seja físico ou virtual, e com isso, aumentar suas vendas e lucratividade. Buscando evidenciar o produto ou marca, as ações realizadas pelas organizações tendem a atrair a atenção dos consumidores, trabalhando suas necessidades e criando desejos de consumo.

Os consumidores estão cada vez mais em busca de promoções, que são vistas como vantagens em suas compras. Observe as informações apresentadas a seguir pelo site E-commerce Brasil (on-line, 2025), quanto a ações promocional, como a Black Friday, realizada anualmente pelas organizações no mercado:

“Entre os consumidores, 49% preferem esperar por grandes promoções e descontos expressivos, enquanto outros 49% priorizam lojas que oferecem cashback ou programas de pontuação. Os números reforçam o papel da Black Friday como uma oportunidade estratégica para otimizar o consumo. Além disso, 30% dos consumidores monitoram os preços dos itens desejados com antecedência, começando as buscas entre dois e um mês antes da data oficial, indicando um planejamento cuidadoso na busca pelas melhores oportunidades”. 

 

Fonte: E-COMMERCE BRASIL. Black Friday 2024: 63% dos consumidores pretendem comprar no e-commerce. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/black-friday-2024-63-dos-consumidores-pretendem-comprar-no-e-commerce. Acesso em: 15 jul. 2025.

 

Compreender a importância da promoção de vendas para os consumidores, e o que esses buscam, auxilia na definição de quais ações serão usadas pelas marcas, produtos e/ou serviços no mercado.

 

 

Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/procurar/black%20friday/. Acesso em: 15 jul. 2025.

 

No ano de 2024 a Black Friday, realizada pelas organizações no Brasil apresentaram saldos positivos, principalmente devido às vendas pelo e-commerce, chegando a um faturamento de no período chegou a R$ 9,38 bilhões. “De acordo com o levantamento, o número representa alta de 10,7% em relação à Black Friday do ano passado, levando em consideração os mesmos dias (quinta-feira a domingo). O número de pedidos também cresceu, variando 14% com 18,2 milhões de pedidos”.

 

Fonte: E-COMMERCE BRASIL. Black Friday 2024 fecha com R$ 9,38 bilhões arrecadados. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/black-friday-2024-fecha-com-r-94-bilhoes-arrecadados. Acesso em: 15 jul. 2025.

 

Com tais informações, é possível compreender que as ações promocionais, principalmente as voltadas à venda de produtos e serviços, contribuíram para o crescimento nas vendas realizadas na Black Friday no ano de 2024.

 

Veja alguns exemplos dessas ações:

 

 

Fonte: https://shopee.com.br/m/black-friday.

 

 

Fonte: https://www.instagram.com/magalucanela/p/DC8DMA1tEQ5/?img_index=1

 

Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre a Promoção de Vendas. Vamos lá?

 

Para realizar a atividade MAPA, responda às questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você.

 

1) Para realizar suas ações de comunicação e venda no mercado, as organizações contam com alguns instrumentos ou ferramentas da promoção de vendas, sendo essas: (1) Promoção de produtos/serviços, (2) Promoção de marca e (3) Promoção institucional. Assim, elabore um texto, entre 7 e 15 explicando cada uma das ações promocionais citadas anteriormente. Para isso, utilize o material da disciplina como apoio.

 

2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Promoção de Vendas. Para a realização da atividade você deverá realizar uma visita a um ou mais pontos de venda de sua cidade. Nesse momento observe e pesquise as ações, voltadas a promoção de vendas realizadas pelas empresas, observando as ferramentas/modalidades que estão usando, para atrair seus consumidores. Em seguida identifique e escolha 3 (três) ferramentas/modalidades de ações de promoção de vendas, que estão sendo realizadas, e que, são apresentadas no livro em PDF da disciplina, na Unidade 3, páginas 96 a 105.

 

Em seguida, fotografe as ações e apresente-as na tabela a seguir:

Ação 1
(foto da ferramenta/modalidade da ação de promoção de vendas escolhida)
Ação 2
(foto da ferramenta/modalidade da ação de promoção de vendas escolhida)
Ação 3
(foto da ferramenta/modalidade da ação de promoção de vendas escolhida)

 

3 – Após apresentação das ações, por meio de fotografias, elabore um texto, entre 7e 10 linhas, determinando e explicando qual ferramenta/modalidade cada ação de promoção de vendas utilizou-se. Não se esqueça de justificar suas respostas. Reveja tais informações na Unidade 3, páginas 96 a 105, do livro em PDF.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS:

 

  1. Leia o livro da disciplina.
  2. Assista às aulas conceituais e ao vivo.
  3. Baixe o "Formulário Padrão do MAPA", disponível no ambiente Studeo, em ARQUIVOS – MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
  4. Anexe seu “Formulário Padrão do MAPA” respondido, no espaço específico da atividade MAPA.
  5. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  6. Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.
  7. Assista ao vídeo explicativo da atividade MAPA, que está em ARQUIVOS – MATERIAL DA DISCIPLINA.
  8. A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
Atividades Relacionadas

Considerando os corantes artificiais alimentícios, sua tarefa nesta atividade é discorrer sobre os possíveis males que essas substâncias podem causar à saúde humana. Utilize duas referências bibliográficas do livro da disciplina e outras fontes confiáveis para fundamentar a sua resposta (seu texto deverá conter ente 10 a 15 linhas).

  As ações promocionais são usadas pelas organizações no mercado em busca de atrair clientes ao ponto de venda, seja físico ou virtual, e com isso, aumentar suas vendas e lucratividade. Buscando evidenciar o produto ou marca, as ações realizadas pelas organizações tendem a atrair a atenção dos consumidores, trabalhando suas necessidades e criando desejos […]