As Ciências Sociais, como campo de estudos mais amplo, proporcionam, por meio do estudo científico, a produção de um olhar mais orientado sobre a realidade em que vivemos. A Sociologia colabora para que sejamos mais curiosos e atentos em relação às explicações sobre como nos organizamos coletivamente, enquanto a Antropologia revela que existem inúmeros significados para as maneiras de agir, ser e pensar da humanidade, assim como há diversas possibilidades de se estabelecer a convivência social. Em um âmbito geral, a Sociologia e a Antropologia contribuem para que os profissionais da educação construam uma atuação profissional contextualizada, considerando os diversos âmbitos da vida em sociedade, economia, cultura e política, como elementos determinantes e formadores de seres sociais.
CARVALHO, C. L. S. et al. Fundamentos da Educação. Maringá, PR: Unicesumar, 2022.
Com base no texto, analise as afirmativas a seguir sobre as contribuições das Ciências Sociais para a educação:
I. A Sociologia contribui para que os educadores sejam mais curiosos e atentos às explicações sobre como nos organizamos coletivamente em sociedade.
II. A Antropologia revela a existência de múltiplos significados para as maneiras de agir, ser e pensar da humanidade, mostrando diversas possibilidades de convivência social.
III. As Ciências Sociais trabalham com uma lente multifuncional que isola a individualidade da origem social para a melhor compreensão dos fenômenos educacionais.
IV. A orientação do olhar por meio da Sociologia e da Antropologia é essencial para que a prática educacional tenha a análise social como norteadora.
É correto o que se afirma em: