As crises alimentares decorrentes de eventos sanitários provocaram a instituição de novos paradigmas nos padrões de consumo de alimentos em diversos mercados. Reflexo disso foi a exigência legal de transparência para os alimentos p
QUESTÃO 7
As crises alimentares decorrentes de eventos sanitários provocaram a instituição de novos paradigmas nos padrões de consumo de alimentos em diversos mercados. Reflexo disso foi a exigência legal de transparência para os alimentos produzidos ou exportados para a União Europeia. As exportações brasileiras sofreram embargos em decorrência das novas normas europeias de segurança alimentar, que colocaram sob suspeita a eficiência do histórico desse produto implantado no Brasil. A legislação brasileira aborda essa capacidade de acompanhar um produto, porém as normas ISO (Organização Internacional de Normalização) são uma referência mundial como norma e indicador de competitividade para as empresas.
Fonte: PEIXOTO, M. Rastreabilidade alimentar: reflexões para o caso da carne bovina. Textos para discussão nº 47. Brasília, DF: Consultoria Legislativa do Senado Federal, 2008. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-47-rastreabilidade-alimentar-reflexoes-para-o-caso-da-carne-bovina. Acesso em: 28 jul. 2025.
De acordo com o texto, assinale a alternativa que melhor se enquadra como \"ferramenta\" para garantir a capacidade de identificar a origem e seguir a movimentação de um produto por meio de sistemas seguros na indústria de alimentos.