As práticas da recreação espontânea e criativa na escola podem conduzir as crianças para o aprendizado e reflexão quando se considera a tríplice relação: o homem - pessoa em seu contexto social, cultural e afetivo; o tempo - período histórico social em que o indivíduo está inserido e a sua disponibilidade para a vivência lúdica, e o espaço - ambiente cultural onde ocorrem as manifestações, sejam estas em escolas públicas ou colégios particulares localizados em bairros periféricos ou centrais.
AWAD, H. Z. A. Recreação escolar: em prol da qualidade lúdica no ensino. in: AWAD, H.; PIMENTEL, G. (Orgs.).
Recreação total. 2.ed. Várzea Paulista - SP: Fontoura, 2019. cap.10, p.133-143.
Entre os eventos escolares mais comuns, estão as gincanas, elas podem acontecer em diferentes ocasiões e datas ao longo do ano letivo. A respeito das características da Gincana escolar, avalie as afirmações abaixo.
I. É um evento com caráter educativo pois está inserido no contexto escolar.
II. É um evento com caráter competitivo para seleção dos alunos que irão compor as equipes esportivas da escola.
III. É um evento com caráter recreativo que são promovidas situações de brincadeiras, de jogos, diversão e criatividade.
IV. É um tipo de evento que podem ser trabalhados temas específicos relacionados ao contexto escolar ou comunitário.
É correto o que se afirma em: