Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - LET - LINGUA PORTUGUESA II - 54_2025

ATIVIDADE 1 - LET - LINGUA PORTUGUESA II - 54_2025

O ensino de Língua Portuguesa envolve múltiplas dimensões, como leitura, escrita, interpretação e compreensão das estruturas da língua. Entre essas dimensões, o estudo da sintaxe é central na formação do professor, pois permite analisar como as palavras se organizam em frases e como isso contribui para a construção de sentido.

Não se trata de reduzir a prática gramatical a exercícios mecânicos, mas de utilizá-la como um meio para que o aluno produza e interprete textos reais de forma consciente. Como destaca Geraldi (2002, p. 63), “aquele que aprendeu a refletir sobre a linguagem é capaz de compreender uma gramática; aquele que nunca refletiu sobre a linguagem pode decorar uma gramática, mas jamais compreenderá seu sentido”. Compreender os desafios e estratégias do ensino da sintaxe é, portanto, um aspecto importante da reflexão docente e da prática pedagógica.

 

Fonte: GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino. Exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 2002, p. 63.

 

Considerando essa dimensão do ensino de Língua Portuguesa, produza um texto dissertativo de 20 a 30 linhas refletindo sobre a importância do ensino da análise sintática em sala de aula. Sua reflexão deve abordar:

 

1. Função da sintaxe no desenvolvimento da linguagem: explique como compreender a estrutura das frases contribui para a interpretação e produção de textos em diferentes gêneros.

2. Desafios do ensino: analise dificuldades que alunos podem encontrar ao lidar com conceitos sintáticos e quais estratégias o professor pode adotar para superá-las.

3. Integração com a prática pedagógica: descreva atividades, métodos ou situações de ensino que poderiam tornar a aprendizagem de sintaxe mais significativa, dinâmica e contextualizada.

4. Reflexão pessoal: discorra sobre como você, enquanto futuro(a) professor(a), pretende articular teoria e prática para favorecer a compreensão e o pensamento crítico dos alunos.

Orientações:

 

· A produção deve ser original e fundamentada em sua reflexão pessoal.

· Organize suas ideias de forma coerente e articulada.

· Busque relacionar conceitos teóricos estudados no curso com possíveis experiências de ensino (seja como estudante ou docente).

Bons estudos!

Atividades Relacionadas