ATIVIDADE 1 - LINGUAGENS ARTÍSTICAS E OS PROCESSOS CRIATIVOS - 54_2025
O conhecimento em Artes surge na interseção entre a experimentação, a decodificação e a informação, sendo necessário ir além da visão da arte como simples atividade. A disciplina deve ter objetivos claros, conteúdos bem definidos, metodologias adequadas e avaliações que contemplem experiências práticas. O professor de Artes exerce um papel fundamental ao integrar teoria e prática de forma reflexiva e ativa. Essa união permite desenvolver a criação, a percepção, o imaginário, a intuição e outros saberes sensíveis e racionais. Assim, o ensino de Artes fortalece a formação integral dos estudantes, unindo expressão pessoal e conhecimento cultural. É essencial compreender que a Arte possui relevância igual às demais disciplinas curriculares. Seu lugar no currículo escolar não deve ser visto como secundário. Pelo contrário, é parte fundamental do desenvolvimento humano e educacional.
Fonte: RAACH, Adriana Beatriz Pacher. Linguagens Artísticas e os Processos Criativos. Florianópolis: Arqué, 2025.
De acordo com o texto e estudos na disciplina, responda às questões a seguir:
OBSERVAÇÃO: cada resposta deve ter no mínimo 5 e no máximo 10 linhas. Totalizando uma resposta final de 30 linhas.
Questões:
1. O que significa considerar a linguagem como um sistema simbólico e de signos? Como a arte se insere nesse conceito?
2. Qual é o papel do professor de Artes no processo de ensino?
3. De que forma a arte pode ser considerada uma necessidade humana e um reflexo social?
Bons estudos e um excelente desenvolvimento da atividade!