Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 1 - MAT - TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA - 53_2025

ATIVIDADE 1 - MAT - TÓPICOS ESPECIAIS EM MATEMÁTICA - 53_2025

Na Educação Matemática contemporânea, a interdisciplinaridade não deve ser vista como um modismo passageiro, mas como uma necessidade pedagógica capaz de aproximar a matemática das situações reais e significativas da vida dos estudantes. Como destaca Zabala (2016), o ensino que articula diferentes áreas do conhecimento promove aprendizagens mais duradouras, pois dialoga com as dimensões cognitivas, procedimentais e atitudinais. Além disso, metodologias ativas, como PBL e projetos interdisciplinares, favorecem a construção de sentido e estimulam o protagonismo do aluno no processo educativo. Nesse contexto, o desafio é pensar propostas de ensino que não fragmentem o conhecimento, mas que criem pontes entre a Matemática e outras áreas, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Fontes:

ZABALA, A. Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Artmed Editora, 2016.

​BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acessado em:  27 ago.2025.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio não explicita conteúdos isolados, mas define habilidades a serem desenvolvidas, colocando o estudante como sujeito ativo da aprendizagem. Sua tarefa será, portanto:

1. Acessar a BNCC do Ensino Médio.

2. Selecionar uma habilidade de Matemática que considere relevante.

3. Identificar um objeto de conhecimento que pode relacionado a essa habilidade.

4. Propor uma ação interdisciplinar, conectando a Matemática a outra área do saber.

No Template dessa atividade de estudo, terá uma tabela como a listada abaixo que deverá ser preenchida.

Habilidade da BNCC (Ensino Médio) Objeto de Conhecimento Relacionado Disciplina/Área para Interdisciplinaridade

Após o preenchimento da tabela supracitada, você deverá escrever um Texto explicativo (20 a 30 linhas)

Após preencher a tabela, você deverá escrever um texto de 20 a 30 linhas explicando como a interdisciplinaridade se manifestaria em sala de aula a partir da habilidade selecionada. O texto deve ser escrito no próprio Template e não pode ser no formato de tópicos, ou seja, deve ser um texto que discorra sobre:

- O motivo da escolha da habilidade e do objeto de conhecimento.

- A explicação de como a Matemática se articula com a disciplina escolhida.

- Apresentação de uma proposta prática de aula ou sequência didática.

- Explicitação de como a interdisciplinaridade contribui para o desenvolvimento integral do estudante.

- Destaque de como essa abordagem favorece a aprendizagem ativa e significativa.

Atividades Relacionadas