Na prática da capoeira, sobretudo durante a roda, vários instrumentos são utilizados proporcionando um ritmo, alegria e entusiasmo para os jogadores, esses instrumentos são artesanais e a maioria dos componentes, são constituídos por materiais simples encontrados na natureza (CAPOEIRA, 2002).
Com base no texto apresentado, qual instrumento de percussão utilizado na capoeira é confeccionado com a castanha do Pará?
Alternativas
Alternativa 1:
Atabaque.
Alternativa 2:
Caxixi.
Alternativa 3:
Reco-reco.
Alternativa 4:
Padeiro.
Alternativa 5:
Agogô.
Questão 2
Mestre Bimba criou um método de capoeira baseado em oito golpes básicos, contragolpes, esquivas, quedas, entre outros. Além disso inseriu golpes do batuque, luta greco-romana, boxe e jiu-jitsu, tornando a capoeira mais dinâmica. Se faz presente neste estilo também a musicalidade, extrapolando a função de animar a roda. Preservam os fatos cotidianos que envolvem e envolveram a capoeira e os seus praticantes ao longo da história, destacando façanhas, bravuras e desventuras vivenciados. Esse jogo de capoeira é conhecido como Regional.
Assinale a alternativa que corresponde as técnicas predominantes na capoeira Regional:
Alternativas
Alternativa 1:
Jogo alto, rápido e objetivo.
Alternativa 2:
Jogo baixo, abaixo da cintura, tem caráter lúdico.
Alternativa 3:
Jogo com altura mediana e com velocidade moderada.
Alternativa 4:
Jogo realizado no chão, com agarrões e técnicas de desequilíbrio.
Alternativa 5:
Jogo alto, com técnicas de desequilíbrio e movimentos aplicados nas articulações dos oponentes.
Questão 3
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) apresenta a capoeira como uma manifestação cultural que se caracteriza por sua multidimensionalidade. Essa ambiguidade atribuída à capoeira é enaltecida por diversos altores e relatada de diversas formas. O pintor Johann Moritiz Rugendas em sua obra descrita com “Viagem Pitoresca através do Brasil” aponta essa ambiguidade ao expor os termos folguedo do guerreiro na descrição da imagem.
Fonte: LIMA, Reginaldo Calado de. Capoeira. Maringá: Unicesumar p. 15-17, 2019.
Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1:
O termo folguedo expressa a alegria, felicidade, a harmonia e o termo guerreiro expressa a coragem.
Alternativa 2:
O termo folguedo expressa o jogo, a dança, a comemoração e o termo guerreiro expressa a coragem.
Alternativa 3:
O termo folguedo expressa a brincadeira, festa, festejo e o termo guerreiro expressa o combate.
Alternativa 4:
O termo folguedo expressa a harmonia, a alegria, a dança e o termo guerreiro expressa o combate.
Alternativa 5:
O termo folguedo expressa o jogo, a dança, a luta e o termo guerreiro expressa a coragem.
Questão 4
Mestre Pastinha foi muito importante na história da capoeira, pois sua maneira de pensar sobre esta prática contribuiu para tirar a capoeira da marginalidade, além de contribuir para formação das primeiras academias. Pastinha possuía um pensamento filosófico e educacional sobre a capoeira, dando a ela um aspecto pedagógico.
Fonte: FONTOURA, A. GUIMARÃES, A. História da Capoeira. Rev. da Educação Física/UEM. Maringá. v.13, n.2, p.141-150, 2002.
Sobre a história de mestre Pastinha, que foi considerado o pai da capoeira angola, leia as afirmativas abaixo:
I) Mestre Pastinha nasceu em 05 de abril de 1889, iniciou a capoeira por volta dos 10 anos de idade com um mestre africano cujo nome era Benedito. II) Após dois anos de aprendizado, Pastinha já ensinava capoeira aos colegas da Escola de aprendizes da Marinha. III) Aos 25 anos abriu sua primeira escola de capoeira e criou o estilo angola. IV) Mestre Pastinha foi responsável pela transformação social da capoeira, contribuindo com um aspecto educacional e filosófico. V) Mestre Pastinha abriu sua primeira escola de capoeira aos 20 anos de idade.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 2:
I, II, III e V, apenas.
Alternativa 3:
II, III, IV e V, apenas.
Alternativa 4:
I, III e V, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Questão 5
anulada
Ao longo da história da capoeira, houve o surgimento de novos estilos, tornando a prática mais dinâmica. Esta prática corporal tem caracterísicas heterogêneas, com estilo diferentes. Ao longo da história, alguns mestres mais tradicionais preferiam que a capoeira continuasse de maneira tradicional, outros defendiam que a capoeira precisava evoluir. Nesse contexto, alguns mestres foram cruciais para cada estilo.
Fonte: LIMA, Reginaldo Calado de. Capoeira. Maringá, Unicesumar: 2019.
Em relação a história de Mestre Bimba, criador da capoeira regional, analise as informações abaixo:
I. Ele nasceu em Salvador, na Bahia, no bairro do Engenho Velho de Brotas, antiga freguesia de Brotas.
II. Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba, nasceu em 23 de novembro de 1900. Filho de Luís Cândido Machado, um campeão de batuque, e de Maria Martinha do Bonfim.
III. Mestre Bimba promoveu algumas transformações na capoeira que acontecia na época, atribuindo-lhe características mais belicosas. Entretanto, também operou transformações quanto ao tipo social do praticante de capoeira.
IV. Mestre Bimba conectou o passado e o presente, entre as gerações de capoeira na passagem do século XIX para o XX, mas, sobretudo, como um elo entre classes. Destaca-se que a maioria dos alunos da capoeira criada por ele era originários de uma classe mais abonada economicamente.
Diante da análise das afirmativas acima, é correto o que se afirma em:
Essa questão foi anulada, portanto não é possível respondê-la.
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II, e III, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 6
A ginga é um gesto técnico da capoeira que requer a contração simultânea de diversos músculos em várias regiões corporais, esse estímulo gerado por inúmeros grupos musculares dos membros inferiores, superiores e tronco, implica no desenvolvimento de diversas aptidões.
Fonte: CAMPANHA, E. A.; LÓDE NUNES, M.A. Capoeira, cultura e saúde no contexto escolar. Desafios da escola pública na perspectiva do professor. PDF. SEED. v.1, 2014.
Assinale a alternativa abaixo que expressa uma aptidão física desenvolvida com a ginga proporcionando estabilidade.
Alternativas
Alternativa 1:
Força.
Alternativa 2:
Equilíbrio.
Alternativa 3:
Flexibilidade.
Alternativa 4:
Força explosiva.
Alternativa 5:
Coordenação motora.
Questão 7
De acordo com Isayama e Gallardo (1998) o desenvolvimento motor, tem sido utilizado ao logo do tempo para compreender diversos fatores relacionados ao desenvolvimento humano, sobretudo, o aspecto cognitivo, por isso, tornou-se objeto de muito estudo na Educação física. Uma linha de pesquisa dessa temática permite analisar como as diversas formas de atividade física podem favorecer o desenvolvimento motor. Nesse contexto, a prática da capoeira é uma excelente ferramenta para aprimorar esse aspecto, pois durante sua realização é exigido uma gama de movimentos.
Fonte: ISAYAMA, H. F; GALLARDO, J. S. P. Desenvolvimento motor: Análise dos estudos brasileiros sobre habilidades motoras fundamentais. Revista de Educação física/UEM. v.9, n1, p.75-82, 1998.
Diante das informações apresentadas, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A capoeira pode ser considerada um esporte coletivo, onde se pratica em grupo que se organizam em círculo e dois oponentes realizam movimentos ágeis e expressivos.
Alternativa 2:
A ginga é um movimento realizado apenas com membros inferiores, é a base capoeira e dela se origina os demais movimentos
Alternativa 3:
Na prática da capoeira, são exigidos movimentos em diversos seguimentos corporais como membros superiores e inferiores, tronco e pescoço.
Alternativa 4:
A maior parte dos movimentos capoeirísticos são acrobáticos, portanto, é necessário equilíbrios, coordenação motora e noção de espaço.
Alternativa 5:
Na prática da capoeira utiliza-se uma movimentação intensa dos membros inferiores, porém, é proibido o uso de membros superiores.
Questão 8
Mestre Bimba proporcionou diversas transformações para a capoeira, entre elas, se destaca o aspecto bélico e social. As ações de Mestre Bimba contribuíram para reduzir a tradição de marginalização da capoeira, inclusive, muitos alunos de classe média alta e alta iniciaram a prática dessa modalidade com o mestre, acabando com o preconceito que a luta infamava e desonrava quem a praticava. Surgindo assim alguns nomes de destaque quanto a esse ponto.
Fonte: LIMA, Reginaldo Calado de. Capoeira. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um desses nomes:
Alternativas
Alternativa 1:
Mestre João grande.
Alternativa 2:
Mestre João pequeno.
Alternativa 3:
Valdomiro Lopes, artista renomado.
Alternativa 4:
Dr. Joaquim de Araujo Lima, ex-governador do Guaporé.
Alternativa 5:
Vicente Ferreira Pastinha, prefeito da cidade de Salvador.
Questão 9
De acordo com Lima (2019) a movimentação é um dos melhores aspectos desenvolvidos na prática da capoeira, o jogador expressa sua individualidade e criatividade. Ao se tratar dos movimentos da capoeira, outro fator importante são as classificações, alguns movimentos podem ser utilizados para ataques e outros para defesa, além destes, os movimentos também poder ser classificados como movimentos de ginga e floreios.
Fonte: LIMA, Reginaldo Calado de. Capoeira. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta apenas movimentos ofensivo na capoeira:
Alternativas
Alternativa 1:
Ginga - ponte.
Alternativa 2:
Martelo de chão - Bananeira.
Alternativa 3:
Rasteira - Cocorinha.
Alternativa 4:
Negativa - queixada.
Alternativa 5:
Martelo - ponteira.
Questão 10
Para ensinar capoeira para criança, é necessário o domínio de técnicas e metodologias específicas que facilite a compreensão dos fundamentos e dos gestos técnicos de uma maneira lúdica. Assim, além de aprender as informações propostas, aumenta a motivação do aluno. Em relação às abordagens pedagógicas dos elementos constitutivos da capoeira, uma das formas para ensinar os alunos iniciantes a tocarem berimbau é por meio da representação gráfica, onde, por exemplo, um círculo com uma parte clara e outra escura representa uma batida com som chiado, um círculo claro representa uma batida com som solto e um círculo escuro, representa uma batida com som preso.
Fonte: LIMA, Reginaldo Calado de. Capoeira. Maringá: Unicesumar, 2019.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a sequencia de batidas que compõe o toque de angola.
Alternativas
Alternativa 1:
Duas batidas com som chiado - uma batida com som preso - uma batida com som solto.
Alternativa 2:
Duas batidas com som chiado - uma batida com som preso - duas batida com som solto.
Alternativa 3:
Duas batidas com som chiado - uma batida com som solto - e uma batida com som preso.
Alternativa 4:
Duas batidas com som chiado - uma batida com som solto - e duas batidas com som preso.
Alternativa 5:
Duas batidas com som chiado - duas batidas com som solto - e uma batida com som preso.