ATIVIDADE 2 - ECOS - TÉCNICAS DE MAQUIAGEM, VISAGISMO E EMBELEZAMENTO PESSOAL - 53_2025
ATIVIDADE 2 - ECOS - TÉCNICAS DE MAQUIAGEM, VISAGISMO E EMBELEZAMENTO PESSOAL - 53_2025
QUESTÃO 1
A profissão de um maquiador é gratificante e juntamente com a realização da profissão vêm suas responsabilidades como profissional. Um descuido na contaminação direta ou indireta pode causar ferimentos ou uma infecção, ou seja, a invasão de tecidos corporais por patógenos causadores de doenças. Prevenir a disseminação de infecções requer o conhecimento dos procedimentos e controle de infecção adequados e sua constante aplicação. A prevenção começa e termina com você!
Muitas vezes, o ato de fazer uma limpeza em nossos pincéis de maquiagem nos parece uma tarefa simples e corriqueira, mas não se engane! Quando desenvolvemos a limpeza de forma correta, nós (maquiadores profissionais) estamos trabalhando de forma ética, garantindo segurança e saúde de nossos clientes e colaboradores, além de nossa própria! A limpeza consiste em um processo mecânico ou simplesmente esfregar com água, sabão ou detergente.
Por meio desta limpeza, é possível remover, além das sujidades visíveis, também resíduos invisíveis que são possíveis causadores de doenças, preparando estes itens, desde pincéis até acessórios e artigos envolvidos no momento do atendimento, para o processo de desinfecção. Portanto, a limpeza impreterivelmente deve existir em todos os procedimentos de higienização, sendo ela o primeiro antes da desinfecção.
Moraes, Lucimara Ferreira de; Técnicas de Maquiagem, Visagismo e Imagem Pessoal. Maringá: Unicesumar, 2020.
Na área da beleza como maquiador (a) durante os atendimentos, procedimentos e limpeza, deve se ter total atenção quanto os normas de biossegurança específicos para determinada atividade, a fim de evitar fatores de riscos biológicos, como o caso das infecções cruzadas, que são resultados de transmissão de infecção de uma pessoa para outra, por contato direto ou por objetos contaminados. Acompanhando este raciocínio, é necessário que saibamos as normas e protocolos de biossegurança regulamentados pela ANVISA, sendo assim, assinale a alternativa correta no que diz respeito a aplicação de produtos de maquiagem:
QUESTÃO 2
O ser humano sempre sentiu em si a necessidade de se sobressair no grupo social no qual está integrado. Ser admirado, receber a atenção dos outros é inerente à raça humana, desde os seus primórdios. Conforme pesquisa feita pela historiadora Ana Carlota R. Vita em seu livro História da maquiagem, da cosmética e do penteado. Dentro deste comportamento veio se transformando e se comunicando através do embelezamento estético e pinturas faciais e corporais. Na sociedade primitiva fazia se uso da própria natureza como fornecedora de itens para confecção de maquiagens, tanto para homens quanto para mulheres sem distinção.
Moraes, Lucimara Ferreira de; Técnicas de Maquiagem, Visagismo e Imagem Pessoal. Maringá: Unicesumar, 2020.
Analisando fragmento de texto exposto acima, ressalta-se que:
I) Minerais e pedras eram macerados ou diluídos, junto a outras misturas para aplicação de maquiagem.
II) O Kohl é mineral famoso por sua cor azul, usado em maquiagem primitivas
III) A Cera de abelha era usada somente para as classes com maior poder aquisitivo.
IV) Açafrão e terra vermelha eram usados como itens para o desenvolvimento e aplicação de maquiagem.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 3
Os acessórios ou pincéis utilizados durante o atendimento de maquiagem são catalogados como descartáveis ou reutilizáveis, e a partir são classificados de acordo com o risco de contaminação e disseminação de infecções, dessa forma, desenvolvem-se protocolos de assepsia de acordo com seu grau de risco.
Os graus de riscos são classificados como semicríticos, críticos, não críticos e descartáveis e levando-se em consideração os riscos de contaminação por meio do contato direto com a mucosa e pele não integra durante ouso de artigos e produtos de maquiagem.
Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir:
I. Pincéis que tem contato com a mucosa adjacente em pele integra, são considerados artigos não críticos.
II. Todo artigo semicrítico não necessita passar pelo processo de desinfecção de alto nível ou serem esterilizados.
III. Pincéis que tem contato com a mucosa adjacente em pele não integra, são considerados semicríticos, sendo sempre reutilizáveis.
IV. Todo assessório ou artigo que tiver contato com a mucosa adjacente em pele integra ou não, é considerado artigo crítico, podendo ser de uso único.
V. Artigos descartáveis são os artigos que não devem ser processados por métodos de limpeza por perderem suas características originais após o uso; por isso, são descartados, respeitando as normas e condutas designadas pela Anvisa.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 4
O design do pincel é formado por três partes: cerdas, ponteira e cabo, cada parte tem papel essencial na qualidade, eficiência e duração. Existem variações de tamanho e cerdas disponíveis no mercado de acordo com o produto a ser aplicado. As cerdas naturais são mais indicadas para aplicação de produtos em pó, as artificiais para produtos líquidos, cremosos ou em gel. Os naturais possuem cutículas que distribuem melhor o pó durante a aplicação. Entre os pincéis de cerdas artificiais, os melhores são os de fibra óptica, conhecidos como duo fiber. Os de cerdas de náilon, em geral são ásperos, brilhantes e duros, não retêm o pó e o efeito homogêneo da maquiagem fica comprometido. Os melhores são as de cerdas naturais, de lontra, marta, pônei ou vison.
MORAIS, Lucimara Ferreira. Técnica de Maquiagem, Visagismo e Imagem Pessoal. Maringá: Unicesumar, 2020
Considerando o assunto pincéis um item importante na maquiagem, a seguir analise as afirmações:
I. Vassourinha ou leque são para uniformização da base, e aplicação de corretivo.
II. Pincel de pó, o ideal é que as cerdas sejam macias, preferencialmente naturais ou de seda e em cortes arredondados.
III. Pincel para blush em tamanho um pouco menor que o de aplicação de pó, acompanha a mesma linha de cerdas naturais ou de seda.
IV. Pincéis para base e corretivo com variadas formas e tamanhos de cabos, assim com variações em formato de cerdas, sendo estas sintéticas, cada formato será usado para uma região diferente do rosto em que se encaixe anatomicamente.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 5
O controle de infecções diz respeito aos métodos utilizados para eliminar ou reduzir a transmissão de organismos infecciosos. Existem outros tipos de organismos potencialmente perigosos que podem afetar diretamente o ambiente em torno da maquiagem: bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Em determinadas circunstâncias, muitos desses organismos podem causar doenças infecciosas, que invadem o corpo e que podem ser ou não disseminadas de uma pessoa para outra.
MORAES, Lucimara Ferreira. Técnicas de Maquiagem, Visagismo e Imagem Pessoal. Maringa-PR.: Unicesumar, 2020.
Analisando o fragmento de texto exposto acima, ressalta-se que:
QUESTÃO 6
A maior dificuldade para cobrir manchas de vitiligo está em quando se trata de uma pele escura ou negra, pela dificuldade em encontrar produtos com pigmentos que se assemelham a este tom de forma suave. Na hiperpigmentação, é necessário neutralizar as manchas mais escuras, a fim de maquiar usando produtos de camuflagem para equilibrar os tons. Neste caso, deve-se atentar para não correr riscos e deixar a pele com marcações mais escuras por conta da hiperpigmentação e uso de produtos incorretos.
Adaptado de: MORAIS, L. F. Técnica de Maquiagem, Visagismo e Imagem Pessoal. Maringá: Unicesumar, 2020.
Percebe-se que, tanto para escurecer, clarear e cobrir, pode-se utilizar uma, duas ou as três técnicas de correção em uma mesma maquiagem. A seguir analise as afirmativas sobre as técnicas de correções:
I. Corrige pontos.
II. Corrige a despigmentação.
III. Corrige e equilibra a pigmentação.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 7
Assim como a primeira, também a Segunda Guerra Mundial teve seu impacto no mundo da beleza, período em que as mulheres foram fortemente influenciadas pelas atrizes de Hollywood, em que a imagem que se vendia era a de luxo e beleza, para se contrapor à realidade da guerra. Max Factor foi um divisor de águas na evolução da maquiagem, além de exímio químico, era também visagista e maquiador.
MORAIS, Lucimara Ferreira. Técnica de Maquiagem, Visagismo e Imagem Pessoal. Maringá: Unicesumar, 2020
Considerando o caso hipotético acima e de acordo com a evolução da maquiagem estudado nesta disciplina, avalie as alternativas a seguir e assinale a que apresenta corretamente em qual década surgiu a profissão do maquiador:
QUESTÃO 8
Passamos ao século XVIII marcado por refinamento, elegância e claro muito luxo. Foi nesta época em que o pó facial ganhou grande destaque, o tão famoso “pó de arroz”, através das técnicas de empoamento que se resume em cobrir tudo com pó facial, desde cabelo, rosto e colo tudo absolutamente brancos. O exagero era tanto por parte de mulheres como por homens que, por sua vez abusavam de maquiagens fortes, claro que dentro das tendências daquela época, pois eram obcecados por moda, perucas e maquiagem. Seguindo a lei de demanda e procura, a técnica de empoamento foi tão requisitada para acompanhar o padrão de beleza da época, que causou problema de abastecimento de alguns alimentos.
MORAES, Lucimara Ferreira de; Técnicas de Maquiagem, Visagismo e Imagem Pessoal. Maringá: Unicelular, 2020.
Analisando fragmento de texto exposto acima, ressalta-se que:
QUESTÃO 9
Visagismo é um termo derivado da palavra francesa visage, que significa “rosto”. O termo foi criado, em 1936, pelo grande cabeleireiro e maquilador francês Fernand Aubry (1907-1976), que dizia que o visagismo é uma arte e que o visagista é um escultor do rosto humano. Refere-se à arte de embelezar ou transformar o rosto, utilizando cosméticos, tinturas e o corte de cabelo. Portanto, é aplicado ao trabalho do maquilador e do cabeleireiro e à maquilagem artística do rosto.
MORAIS, Lucimara Ferreira. Técnica de Maquiagem, Visagismo e Imagem Pessoal. Maringá: Unicesumar, 2020.
Em geral, o visagismo é uma atividade profissional, mas, na realidade, toda mulher que se maquila exerce o visagismo, embora num nível amador. Baseado nisso avalie em verdadeiro (V) ou Falso (F) as afirmações a seguir:
I. Visagismo estuda somente maquiagem e estilo.
II. O visagismo é aplicado por um profissional especializado, que recebe o nome de visagista.
III. O visagismo é a arte de revelar o melhor da identidade de um ser humano, com harmonia e estética.
IV. O visagismo é o estudo desenvolvido por meio de fundamentos matemáticos e análise comportamental humana.
V. Visagismo é conjunto de técnicas usadas para valorizar a beleza de um rosto pela concepção harmônica entre a maquiagem e o penteado.
As afirmações I a V são respectivamente:
QUESTÃO 10
O controle de infecções se refere aos métodos utilizados para eliminar ou reduzir a transmissão de organismos infecciosos. Alguns tipos de organismos potencialmente perigosos podem afetar diretamente o ambiente em torno da maquiagem. Em determinadas circunstâncias, muitos desses organismos podem causar doenças infecciosas patogênicos (que causam doença), que invadem o corpo, e que pode ou não ser disseminada de uma pessoa para outra.
MORAES, Lucimara Ferreira. Técnicas de Maquiagem, Visagismo e Imagem Pessoal. Maringa-PR.: Unicesumar, 2020.
Entendendo a GRAVIDADE E IMPORTÂNCIA da biossegurança na área da maquiagem, a seguir, analise as afirmações:
I. Não é necessário que o profissional de maquiagem tenha completo conhecimento dos princípios e práticas do controle de infecções.
II. Dentro do ambiente de saúde e beleza, faz-se necessário a lavagem adequada das mãos, que deve ser feita antes e após todo atendimento.
III. Juntamente com a limpeza, higienização e esterilização de utensílios, móveis e artigos de beleza, visando à segurança na área da saúde, para que não haja nenhum tipo de contaminação, fazem-se de suma importância os Equipamentos de Proteção Individual.