ATIVIDADE 2 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 53_2025
ATIVIDADE 2 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 53_2025
QUESTÃO 1
Segundo Dunning (2003), em comparação com seus antecedentes populares, o rúgbi e o futebol são exemplos de esportes mais civilizados, em diversos aspectos, como a limitação do número de participantes; a especialização da utilização de mãos ou pés; a institucionalização das regras do jogo legitimando o papel do árbitro, entre outros.
DUNNING, E. El fenómeno deportivo: estudios sociológicos en torno al deporte, la violencia y la civilización. Traducción: Pedro González Del Campo Román. Barcelona: Editorial Paidotribo, 2003.
Considerando as primeiras regras estabelecidas para o futebol, avalie as afirmações:
I. As primeiras regras escritas sobre o futebol procedem da escola pública inglesa de “Rugby”, em 1845.
II. As escolas públicas de Eton e Rugby, rivais, estão diretamente ligadas às razões da separação do futebol do rúgbi.
III. Na Idade Média as escolas públicas Inglesas passaram a estabelecer a ordem por meio do Rugby, e por consequência, as formas regradas e civilizadas de jogar futebol.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 2
O processo de ensino-aprendizagem do futebol deve garantir que o aluno adquira uma competência de jogo e também, compreenda a importância social do esporte.
SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.
Considerando a afirmação acima e a discussão acerca do ensino significativo do esporte, apresentada na Unidade II, assinale a alternativa que corresponde as duas frentes que constituem o ensino do futebol, de acordo com Gonzáles e Fraga (2012):
QUESTÃO 3
O esporte moderno é constituído por regras universais, que proporcionam uma identidade para cada modalidade, tornando-as práticas institucionalizadas. Existem federações nacionais e internacionais que são responsáveis por organizar as competições esportivas oficiais ao redor do mundo. No caso do Futsal, a nível nacional, a instituição responsável é a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), já a nível internacional, é a Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Fonte: SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. Maringá: Unicesumar, 2018.
Com relação às principais regras do Futsal apresentadas na Unidade I, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 4
Ser um jogador profissional de futebol é o sonho de muitos meninos (e tem sido também das meninas) que são motivados pela esperança de uma carreira no esporte, um futuro de fama, prestígio social e contas bancárias milionárias. Esse cenário, aliado à perspectiva da “ideologia do dom” pode atrapalhar o desenvolvimento desses indivíduos, tanto no âmbito profissional quanto no social.
SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.
Com base no texto apresentado acima e considerando a importância de desmistificar a “ideologia do dom”, assinale “V” para as afirmações verdadeiras e “F” para as afirmações falsas a seguir:
I. Crianças e adolescentes que não apresentam o “dom esportivo” podem conseguir aprender a jogar futebol de forma adequada.
II. Futebol se ensina. O talento natural pode ser um dos fatores que determina o sucesso no esporte.
III. Todos podem aprender a jogar futebol desde que recebam os estímulos necessários.
As afirmações I, II e III, são, respectivamente:
QUESTÃO 5
De acordo com o senso comum, “Não dá pra entrar no jogo de futebol se a pessoa não consegue dominar uma bola ou realizar um passe!”. Contudo, balizar o ensino do futebol pelas demandas táticas, ao invés da dimensão técnica, também considera importante que os alunos adquiram um mínimo de competência técnica para participar de forma eficaz nos jogos. Todavia, para isso, deve-se aumentar as experiências com bola e experiências significativas em contextos ricos em desafios, que levem nossos alunos a resolver problemas que irão se oferecer nos jogos propriamente ditos.
Fonte: SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. Maringá: UniCesumar. 2018.
Analisando o fragmento acima, assinale a alternativa que corresponde ao indicador “Relação com a Bola” no processo de aprendizagem do jogar pelo jogo:
QUESTÃO 6
Escalação do time, esquemas táticos, estratégias, conceitos e outros elementos intuitivos fazem parte do universo das táticas que constituem o futebol. Essa importante dimensão da aprendizagem e desempenho esportivo se fundamenta nas diferentes maneiras de pensar e agir, apresentando características específicas.
Fonte: DRUBSCKY, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Belo Horizonte: Health, 2003.
Com base no exposto acima e considerando a importância da dimensão tática no ensino dos esportes, assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas a seguir:
I. A leitura de jogo, tomada de decisão e eficiência na execução de movimentos estão relacionados a sintonia entre o processo de ensino e a lógica externa.
II. Deve-se centrar os esforços no desenvolvimento das habilidades técnicas pois estas são essências para a concretização das ações.
III. Enquanto defensor o jogador deve impedir a progressão do oponente e enquanto atacante deve criar oportunidades de finalização.
IV. Jogos coletivos reduzidos são uma boa alternativa para o desenvolvimento motor e intelectual dos praticantes.
V. Estruturação do espaço de jogo, comunicação na ação e relação com a bola são ações globais do futebol.
As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
QUESTÃO 7
Por meio de nossos estudos, aprendemos que o futebol enquanto esporte moderno surgiu na Grã-Bretanha, entre os séculos XVIII e XIX. Na Inglaterra propriamente dita, desde 1.174, existem registros da prática de jogos com bola.
Fonte: SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; FERREIRA, Bruno Martins. Esportes Coletivos: Futsal e Futebol. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando o contexto dos jogos com bola na Inglaterra, avalie as afirmações:
I. O jogo kemari, que tem como significado: “chutar a bola”, apresentava uma conotação cerimonial militar.
II. A bola utilizada para os jogos na Inglaterra era considerada a representação da cabeça do comandante invasor dinamarquês.
III. Em 1365, o rei Eduardo III proibiu-o os jogos com bola sob a alegação de que desviava a atenção de práticas mais nobres e úteis.
IV. Os jogos, na Inglaterra, com bola aconteciam anualmente em comemoração à expulsão dos dinamarqueses, na festa popular denominada Schrovetide.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 8
“A participação do futebol de cegos nos Jogos Paralímpicos aconteceu, pela primeira vez, em Atenas 2004. Também neste evento, o Brasil foi o campeão, ao superar, nos pênaltis, os argentinos por 3 a 2. A Seleção Brasileira possui mais três títulos paralímpicos: Pequim 2008, Londres 2012 e, recentemente, no Rio 2016, quando sagrou-se tetracampeão. Além dos títulos, a equipe verde e amarela foi a primeira a marcar um gol em Jogos Paralímpicos. O autor do feito foi o atleta Nilson Silva, falecido em 2012.\"
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Futebol de Cegos. Disponível em: . Acesso em: 12 de Julho de 2022.
Considerando o crescimento do esporte paraolímpico a nível mundial e analisando a lógica interna do futebol de 5, assinale a alternativa que corresponde a uma característica da modalidade:
QUESTÃO 9
Para DaMatta (1994), nos campos de futebol, além das particularidades individuais dos sujeitos, também estão presentes concepções sociais. Nesse sentido, ao investigarmos os desdobramentos históricos vinculados ao futebol, percebemos que os campos também tem sido palco de embates de diferentes realidades sociais, religiosas, étnicas, culturais e políticas, sendo um espaço repleto de manifestos e expressões.
Fonte: DAMATTA, R. Antropologia do Óbvio: Notas em torno do Significado do Futebol Brasileiro. Revista USP, Dossiê Futebol, n. 22. 1994.
Considerando o fragmento exposto acima e a importância do futebol nos movimentos ideológico-políticos que aconteceram na Alemanha e na Itália, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 10
Para José Miguel Wisnik (2008) o futebol e a música popular possuem características específicas que permitem que os brasileiros se identifiquem e que o mundo reconheça o Brasil. É por meio da linguagem futebolística que o brasileiro “futeboliza sua vida”, trazendo o esporte para sua fala, modo de expressão e comunicação com os demais.
Fonte: WISNIK, J. M. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.
Analisando o fragmento exposto acima e entendendo o futebol como representação e manifestação social, analise as afirmações a seguir:
I. Seja por fins competitivos ou pela prática lúdica, o futebol é um esporte que tem um papel fundamental na cultura brasileira.
II. Propicia o desenvolvimento humano e social pela aproximação de pessoas de diferentes religiões, gêneros e classes sociais.
III. O futebol é uma ferramenta do estado que serve como agente de segregação social, exercendo papel essencial na cultura brasileira.
IV. Em constante modificação, o esporte pode ser apropriado de diversas formas. É possível concluir que somos o que o futebol faz de nós.