Aponte a câmera aqui e solicite o seu trabalho
Podemos ajudar você!
Entre em contato pelo whatsapp e receba uma oferta exclusiva para obter esse material agora mesmo!
(44) 9 9126-3739
  • Período

    01/05/2025
  • Status

    Aberto
  • Nota máxima

    100,00%
  • Data Final

    valendo 100% da nota
  • Finalizado

    Não
  • Nota obtida

    100%
  • Data Gabarito/ Feedback

    a definir
  • Data e Hora Atual

    Horário de Brasília
  • Finalizado em

    31/12/2030

ATIVIDADE 2 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 2 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025

 

QUESTÃO 1
Max Weber estabelece quatro modelos sociais de ação: racional com relação a fins, racional em relação a valores, afetiva e tradicional.

 

SILVA, Daiany Cris; BELANÇON, Milena Cristina. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá - PR: UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2021. 184p.

 

Assim sendo, sobre a definição dos modelos sociais weberianos, avalie as afirmações a seguir.

 

I. Racional com relação a fins: é o modelo fundado na racionalidade do comportamento. Uma ação orientada pela busca de realizar uma intenção de forma objetiva, como um investimento.

 

II. Racional com relação a valores: é o modelo fundado na lógica que manifesta a convicção consciente de um valor. Quando agimos para realizar um interesse familiar, por exemplo, pois acredita-se no valor daquela ação.

 

III. Afetivo: ocorre quando a ação é fundada na reação a um sentimento. Uma reação emocional.

 

IV. Tradicional: ocorre quando a ação busca manter um valor perpetuado ao longo do tempo. Uma prática que se repete por dar sentido de identificação com um valor preservado pelas gerações que se seguem.

É correto o que se afirma em

 

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Ao longo da história do pensamento humano, diferentes formas de conhecimento foram desenvolvidas para explicar a realidade. Entre elas, destacam-se o conhecimento empírico, científico, filosófico e religioso, cada um com características e fundamentos próprios. Existem distinções importantes entre esses tipos de saberes, ressaltando como eles se originam e em que se baseiam.

Fonte: ​SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023.

Conforme o texto e na compreensão dos conceitos apresentados, que melhor expressa uma dessas distinções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O conhecimento empírico é o mais confiável, pois sempre se baseia em dados científicos e experimentações rigorosas.
Alternativa 2 - O conhecimento filosófico é fundamentado em experiências sensoriais imediatas e pode ser testado por meio de experimentos.
Alternativa 3 - O conhecimento científico é baseado na fé e na crença em entidades sobrenaturais, por isso não pode ser testado ou comprovado.
Alternativa 4 - O conhecimento religioso se distingue por não depender de provas empíricas, baseando-se na fé e em crenças em entidades sobrenaturais.
Alternativa 5 - O conhecimento empírico é o único válido na obtenção de verdades absolutas, pois não se engana e não necessita de questionamentos.
Atividades Relacionadas