Max Weber estabelece quatro modelos sociais de ação: racional com relação a fins, racional em relação a valores, afetiva e tradicional.
SILVA, Daiany Cris; BELANÇON, Milena Cristina. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá - PR: UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2021. 184p.
Assim sendo, sobre a definição dos modelos sociais weberianos, avalie as afirmações a seguir.
I. Racional com relação a fins: é o modelo fundado na racionalidade do comportamento. Uma ação orientada pela busca de realizar uma intenção de forma objetiva, como um investimento.
II. Racional com relação a valores: é o modelo fundado na lógica que manifesta a convicção consciente de um valor. Quando agimos para realizar um interesse familiar, por exemplo, pois acredita-se no valor daquela ação.
III. Afetivo: ocorre quando a ação é fundada na reação a um sentimento. Uma reação emocional.
IV. Tradicional: ocorre quando a ação busca manter um valor perpetuado ao longo do tempo. Uma prática que se repete por dar sentido de identificação com um valor preservado pelas gerações que se seguem.
É correto o que se afirma em
QUESTÃO 2
Ao longo da história do pensamento humano, diferentes formas de conhecimento foram desenvolvidas para explicar a realidade. Entre elas, destacam-se o conhecimento empírico, científico, filosófico e religioso, cada um com características e fundamentos próprios. Existem distinções importantes entre esses tipos de saberes, ressaltando como eles se originam e em que se baseiam.
Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023.
Conforme o texto e na compreensão dos conceitos apresentados, que melhor expressa uma dessas distinções, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 3
Paulo Freire desenvolveu uma concepção educacional revolucionária que se opõe ao que denominou \"concepção bancária da educação\". Na visão bancária, o educador conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado, transformando-os em \"vasilhas\" ou recipientes a serem \"enchidos\" pelo educador. Em contraposição, a Pedagogia do Oprimido afirma a dialogicidade e se faz dialógica, considerando que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, mas os seres humanos se educam entre si, mediatizados pelo mundo. A dialogicidade é a essência da educação como prática da liberdade, tendo como sua essência a palavra, pois \"não há palavra verdadeira que não seja práxis\", sendo necessário transformar o mundo por meio da ação reflexiva.
Fonte: CARVALHO, C. L. S. et al. Fundamentos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base no texto, analise as afirmativas a seguir sobre a Pedagogia de Paulo Freire:
I. A concepção bancária da educação, criticada por Paulo Freire, caracteriza-se pela narração como produto didático, em que o educador \"enche\" os educandos como depósitos de conhecimento.
II. Na Pedagogia do Oprimido, a dialogicidade é fundamental, pois considera que os seres humanos se educam entre si, mediatizados pelo mundo, em oposição à educação antidialógica.
III. Para Paulo Freire, a palavra verdadeira é práxis, ou seja, reflexão e ação incidindo sobre as estruturas a serem transformadas, não havendo revoluções apenas com verbalismos ou ativismo.
IV. A Pedagogia do Oprimido busca a restauração da intersubjetividade e se apresenta como pedagogia do homem, em que ninguém liberta ninguém, mas os seres humanos se libertam em comunhão.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 4
A educação é vista como um direito social fundamental, especialmente no contexto de redemocratização do Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desempenham papel essencial na construção de uma educação que visa à cidadania, à qualificação profissional e ao desenvolvimento humano integral.
Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2022.
Considerando o texto apresentado, sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as afirmativas a seguir:
I. A LDB de 1996 estabeleceu a necessidade de uniformizar os currículos das redes de ensino brasileiras, visando garantir o direito à educação de forma igualitária.
II. A BNCC foi criada para substituir a LDB, eliminando sua validade como diretriz educacional no Brasil.
III. A educação, segundo os documentos oficiais como a BNCC, deve promover o desenvolvimento humano em múltiplas dimensões: intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 5
A epistemologia é uma área da filosofia que busca compreender o conhecimento humano e os processos envolvidos na sua construção. Ela se dedica à análise dos fundamentos, limites e validade do saber, diferenciando-se da prática científica propriamente dita.
Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023. 208 p.
Sobre a epistemologia, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 6
O trecho a seguir retrata uma etnografia em uma escola da periferia de São Paulo, analise com atenção.
\"[...] uma etnografia de uma escola específica ou de um grupo específico de estudantes, tentei experienciar etnograficamente a experiência escolar. [...] Desse modo, a etnografia suscitou principalmente os seguintes temas: tecnologias, gênero, corporalidade, violência, criminalidade, ludicidade e jocosidade. Desses, as tecnologias e as relações lúdicas e jocosas empreendidas pelos jovens foram percebidas como aspectos centrais das experiências juvenis e escolares observadas em campo. Contudo, o enfoque sobre as ludicidades e as tecnologias não me levou a desprezar os demais elementos que me foram apresentados pelos atores em suas práticas cotidianas. [...] Nessa dinâmica de apreensão das múltiplas associações entre os temas ou termos suscitados pela pesquisa de campo, evidenciou-se como cada um, conforme a perspectiva, modificava e era modificado pelo outro. Dessa maneira, se a escola possibilita a configuração de uma experiência juvenil específica, sendo uma das agências responsáveis pela definição contemporânea de juventude, essa, em sua experiência escolar, não apenas reinventa a escola, como, a partir do processo de reprodução das estruturas sociais instituído pela escola, passa também a reproduzir as formas como se dá essa experiência escolar, por meio de desestabilização de regras e objetivos institucionais. Dessa forma, os estudantes também estabelecem as suas relações com a instituição escolar e com os professores, a partir da influência de aspectos hegemônicos das maneiras de classificar o mundo, muitas vezes, pautadas por conteúdos estigmatizantes que reforçam visões reificadas da realidade e legitimadoras de desigualdades sociais.\"
PEREIRA, A. B. A maior zoeira: experiências juvenis na periferia de São Paulo. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Faculdade de Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. p. 244-246.
Com base no excerto acima, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A etnografia escolar destacou que as relações lúdicas e tecnológicas são aspectos secundários na experiência juvenil, sendo ofuscadas por temas como violência e criminalidade.
PORQUE
II. A pesquisa etnográfica evidenciou que a escola, ao ser um espaço de formação juvenil, é também um local onde se reproduzem estruturas sociais que podem reforçar desigualdades, moldando as interações dos estudantes com a instituição e os professores.
Assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 7
A Pedagogia Tecnicista emergiu no Brasil como uma proposta de reorganização dos processos educativos, fundamentada nos princípios de \"neutralidade científica\", \"racionalidade\", \"eficiência\" e \"produtividade\". Essa abordagem pedagógica, inspirada na corrente filosófico-psicológica behaviorista/comportamentalista, buscou planejar a educação de modo a dotá-la de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas que pudessem comprometer sua eficiência. Diferentemente da Pedagogia Tradicional, que se centrava no professor, e da Pedagogia Nova, que se centrava no educando, a Pedagogia Tecnicista deslocou o foco para a organização racional dos meios, ocupando professor e aluno posições secundárias no processo educativo.
Com base no texto, analise as afirmativas a seguir sobre a Pedagogia Tecnicista no Brasil:
I. A Pedagogia Tecnicista fundamentou-se nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, buscando a objetivação do trabalho pedagógico de forma similar ao que ocorreu no trabalho fabril.
II. Na Pedagogia Tecnicista, o elemento principal passou a ser a organização racional dos meios, ocupando professor e aluno posições secundárias no processo educativo.
III. A Pedagogia Tecnicista propôs a reorganização dos processos de ensino voltados ao \"aprender a fazer\", em contraposição ao pensamento e à reflexão de outras pedagogias.
IV. A abordagem tecnicista baseou-se exclusivamente nos princípios da Pedagogia Nova, mantendo o educando como centro do processo educativo.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 8
A educação, enquanto prática social, não se reduz apenas à transmissão de conteúdos escolares. Ela envolve, também, a formação do sujeito como ser social e histórico, participando da construção de valores, saberes e práticas. Os fundamentos da educação procuram investigar não apenas o \"como\" educar, mas o \"por quê\" e o \"para quê\" das práticas educativas, problematizando seus sentidos e suas finalidades na sociedade.
Fonte: CARVALHO, M. A. Fundamentos da Educação: entre saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
Com base no excerto anterior e nos fundamentos da educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente um princípio fundamental das práticas educativas:
QUESTÃO 9
Ao longo da história da Filosofia, diversos pensadores contribuíram para a compreensão da educação como processo formativo. Na Idade Antiga, especificamente no período clássico, encontramos filósofos que estabeleceram fundamentos duradouros para o pensamento educacional. Platão defende que todo o conhecimento está presente no próprio sujeito, mas, para realizar plenamente o potencial que o sujeito tem, é necessário o acesso à educação pública. Essa concepção platônica influenciou profundamente o desenvolvimento das teorias educacionais posteriores, estabelecendo a educação como uma responsabilidade coletiva, e não apenas individual.
Com base no excerto anterior e em seus conhecimentos sobre o pensamento platônico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Segundo Platão, a educação deve ser uma responsabilidade do Estado, garantindo acesso universal ao conhecimento para que todos os indivíduos possam desenvolver plenamente seu potencial intelectual.
PORQUE
II. Para Platão, o conhecimento já existe de forma latente no sujeito, sendo necessário apenas o processo educativo adequado para que este conhecimento seja desvelado e desenvolvido por meio da educação pública.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 10
A educação brasileira teve seus primeiros fundamentos estabelecidos durante o período colonial, quando os jesuítas introduziram um sistema educacional baseado em princípios católicos. O Ratio Studiorum, documento composto por 467 regras e fundamentado no pensamento de Tomás de Aquino (Tomismo), vigorou no Brasil entre 1599 e 1759, definindo a cultura escolar e formativa da Igreja. Esse documento estabeleceu um modelo pedagógico que influenciou profundamente a formação de professores e a prática educativa, caracterizando-se por um ensino predominantemente verbal e memorístico, com ênfase na repetição de conteúdos e na posição hierárquica entre mestre e educando.
Com base no excerto anterior e em seus conhecimentos sobre a Pedagogia Jesuítica no Brasil, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Pedagogia Jesuítica no Brasil, fundamentada no Ratio Studiorum, estabeleceu um sistema educacional caracterizado pelo ensino verbalista e memorístico, em que o educando se limitava a repetir após o mestre.
PORQUE
II. O Ratio Studiorum, baseado no pensamento tomista, recomendava a repetição dos conteúdos estudados para facilitar a memorização, sendo que, entre os jesuítas, nasceu o sistema pedagógico que fez do tema escrito o tipo de tema escolar.