A incidência de uma doença é definida como o número de casos novos de uma doença ou agravo que ocorrem um período determinado de tempo em uma população que está sob o risco de desenvolver a doença.
Imagine que você está trabalhando como secretário de saúde de um estado que possui 500.000 habitantes. Você precisa calcular a incidência de câncer de pulmão em 2020 para que possa otimizar o uso dos recursos financeiros para controle da doença no seu estado.
Para poder realizar este cálculo, fez o levantamento do número de casos novos e casos registrados de câncer de pulmão entre os habitantes no ano de 2020. Você organizou os dados na tabela a seguir:
POPULAÇÃO
CASOS NOVOS
CASOS REGISTRADOS
500.000
2.000
10.000
Elaborado pela professora, 2021.
A partir dos dados fornecidos acima, realize o cálculo da incidência da doença por 100.000 habitantes. A seguir, após já ter realizado o cálculo, assinale a alternativa que indica o total correto de incidência no caso hipotético apresentado:
QUESTÃO 2
Em saúde pública, existe uma hierarquia de conceitos: o dado é a unidade primária (input) que, ao ser trabalhada, gera um indicador; este, ao ser analisado, produz informação que, ao ser interpretada, gera conhecimento. O conhecimento precisa ser divulgado por processos de comunicação adequados e eficientes para influenciar a tomada de decisão em saúde e produzir uma ação.
OPAS. Indicadores de saúde: Elementos conceituais e práticos. Washington: OPAS, 2018.
Considerando as informações acima, bem como o conhecimento obtido ao longo dos estudos sobre os indicadores de saúde, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O indicador de saúde tem a capacidade de mensurar uma característica de saúde em uma determinada população.
PORQUE
II. Os indicadores de saúde são dinâmicos e respondem a determinadas situações e contextos culturais e temporais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 3
A gestão/administração em saúde pode ser definida como o conhecimento aplicado no manejo do complexo das organizações de saúde, envolvendo a gerência de redes, esferas públicas de saúde, hospitais, laboratórios, clínicas e demais instituições e serviços de saúde.
LORENZETTI, J.; LANZONI, G. M. M.; ASSUITI, L. F. C.; PIRES, D. E. P.; RAMOS, F. R. S.Gestão em saúde no Brasil: diálogo com gestores públicos e privados. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 417-25, 2014.
Sobre a epidemiologia aplicada à gestão hospitalar, classifique as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A epidemiologia traz poucas contribuições para a organização dos serviços prestados nas instituições de saúde.
( ) Gestão envolve planejamento e tomada de decisão. A partir da interpretação de dados epidemiológicos, o gestor possui informações importantes para administrar o hospital.
( ) Gestores hospitalares não precisam saber interpretar indicadores de saúde para definir prioridades em relação ao manejo dos recursos financeiros.
( ) A vigilância epidemiológica permite avaliar o impacto das ações dos serviços de saúde ao longo do tempo.
Assinale a sequência correta:
QUESTÃO 4
Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-enfermidade na sociedade, analisando a distribuição populacional e fatores determinantes do risco de doenças, agravos e eventos associados à saúde, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de enfermidades, danos ou problemas de saúde e de proteção, promoção ou recuperação da saúde individual ou coletiva, produzindo informação e conhecimento para apoiar a tomada de decisão no planejamento, administração e avaliação de sistemas, programas, serviços e ações de saúde.
ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. de. Epidemiologia & Saúde. 5. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 1999.
Para que os epidemiologistas possam realizar o diagnóstico de saúde da população, é necessário seguir alguns passos. Ao longo de nossos estudos, vimos que as observações dos fenômenos de saúde são transformadas em dados que podem produzir informações no final do processo produtivo, emergindo como conhecimento científico e tecnológico.
Sobre o processo de diagnóstico de saúde da população, analise as afirmações a seguir e classifique os itens como verdadeiros (V) ou falsos (F):
( ) Na observação temos a identificação, a seleção, a coleta e o registro sistemático de características, propriedades ou atributos relevantes de objetos naturais, culturais, pessoais e sociais.
( ) Os dados não refletem nenhuma informação quando analisados isoladamente, é necessário que haja um aglomerado de dados para que tenham algum valor científico ou para que sejam utilizados para tomadas de decisão.
( ) A transformação do dado em informação requer uma ferramenta analítica a partir da qual o dado é organizado, classificado, condensado e interpretado.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
QUESTÃO 5
Estudos analíticos são aqueles delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde.
LIMA-COSTA, M. F.; BARRETO, S. M. Tipos de estudos epidemiológicos: conceitos básicos e aplicações na área do envelhecimento. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 12, n. 4, p. 189-201, 2003.
Considerando as informações acima sobre os estudos analíticos, bem como o conhecimento obtido ao longo da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os principais estudos epidemiológicos analíticos são: transversal, caso-controle, coorte e ensaio clínico.
PORQUE
II. Todos os estudos epidemiológicos analíticos permitem inferir causalidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 6
A crescente complexidade da saúde na América Latina caracteriza-se pela persistência de problemas tradicionais, por modificações dos mesmos e pelo surgimento de novos problemas de saúde. O caráter global da saúde está expresso através de duas dimensões fundamentais: as condições de saúde das populações e a resposta social a tais condições, estruturada através dos sistemas de saúde.
OPAS. Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades. Brasília: OPAS, 2010.
Sobre a transição epidemiológica, analise as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, a partir da constante coleta de dados pelas instituições de saúde sobre o processo saúde-doença, foi possível verificar uma transição epidemiológica das doenças.
II. A vigilância em saúde auxilia os gestores a desenvolver um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações.
III. A transição epidemiológica consiste em complexas mudanças nos padrões saúde/doença e nas interações entre os mesmos, com influência de fatores demográficos, econômicos e sociais.
IV. O gestor hospitalar deve estar sempre atento às mudanças nos padrões saúde/doença da população para estabelecer prioridades e organizar os serviços de saúde prestados pelo hospital.
Estão corretas as afirmativas:
QUESTÃO 7
Os estudos descritivos são realizados para conhecermos a frequência e distribuição da doença em um determinado local e período. Quando queremos compreender as causas da ocorrência da doença na população, realizamos estudos analíticos.
Elaborado pelo professor, 2023.
A medida de associação aplicada em estudos analíticos que permite inferir causalidade é:
QUESTÃO 8
Como o epidemiologista procede para identificar a causa de uma doença? O raciocínio epidemiológico é um processo que envolve múltiplos passos. O primeiro passo é determinar se existe associação entre a exposição a um fator (p. ex., exposição ambiental) ou uma característica da pessoa (p. ex., aumento no nível de colesterol) e o desenvolvimento da doença em questão. Fazemos isso estudando as características dos grupos e as dos indivíduos. [...] O segundo passo é buscar inferências apropriadas sobre a possível relação causal dos padrões de associação que foram encontrados. Os estudos epidemiológicos iniciam a partir da observação. As raízes da epidemiologia estão dentro da história da medicina e da evolução das causas das doenças, e podemos traçá-las desde a antiguidade clássica.
GORDIS, Leon. Epidemiologia. 5 ed. Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2017.
Considerando a história da epidemiologia, a seguir, analise as afirmações:
I. O raciocínio epidemiológico foi antecipado por Hipócrates a partir de seus estudos sobre as epidemias e a distribuição das enfermidades nos ambientes. Além de ser considerado o pai da medicina, muitos o consideram o primeiro epidemiologista.
II. Ignáz Semmelweis teve como principal objeto de estudo medidas preventivas contra a varíola, considerada um problema de saúde universal na época em que ele viveu.
III. Edward Jenner investigou as causas da febre puerperal entre parturientes e ressaltou a importância da lavagem de mãos pelos médicos antes de atender as pacientes.
IV. John Snow desenvolveu numerosos estudos para esclarecer a origem das epidemias de cólera ocorridas em Londres no século XIX.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 9
Dentre as principais ações adotadas pela população mundial em 2020 para evitar a COVID-19, podemos citar o uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social, limpeza e desinfeção de ambientes, entre outros.
Elaborado pela professora, 2022.
As ações direcionadas para evitar as doenças ou suas consequências, como as mencionadas no exemplo acima, correspondem a:
QUESTÃO 10
É o modelo tradicional de causalidade das doenças transmissíveis; nesse, a doença é o resultado da interação entre o agente, o hospedeiro suscetível e o ambiente. Os agentes podem ser infecciosos ou não infecciosos e são necessários, mas nem sempre suficientes, para causar a doença. Os agentes não infecciosos podem ser químicos ou físicos. Os fatores do hospedeiro são os que determinam a exposição de um indivíduo, sua suscetibilidade e capacidade de resposta e suas características de idade, grupo étnico, constituição genética, gênero, situação socioeconômica e estilo de vida. Por último, os fatores ambientais englobam o ambiente social, físico e biológico.
OPAS. Módulos de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades. Brasília: OPAS, 2010.
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito apresentado no texto acima.