Diante dos desafios enfrentados pela educação brasileira, programas educacionais surgem como estratégias que visam promover uma aprendizagem significativa, atendendo às demandas identificadas pelas instituições escolares e pelos resultados das avaliações nacionais. Tais programas podem ser internos, desenvolvidos pelas próprias escolas, ou externos, promovidos pelo Estado, como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o Programa Escola em Tempo Integral, entre outros.
Fonte: adaptado de: GOMES, C. D. P. Planejamento e avaliação educacional. Florianópolis: Arqué, 2025.
Considerando os objetivos dos programas educacionais no Brasil, qual das alternativas representa corretamente uma de suas principais finalidades?
QUESTÃO 2
A avaliação escolar não é apenas uma prova ou um momento isolado, mas um instrumento que acompanha todo o processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, a avaliação serve para observar como os alunos estão aprendendo ao longo do tempo. Esse acompanhamento contínuo permite identificar se os objetivos estão sendo alcançados ou se é necessário ajustar estratégias para melhorar a aprendizagem. Reconhecendo que a avaliação se dá de forma contínua, é importante compreender suas diferentes finalidades ao longo do percurso formativo.
Fonte: GOMES, C. D. P. Planejamento e Avaliação Educacional. Florianópolis: Arqué, 2025, p. 113-115.
Com base nessa perspectiva, quanto à principal diferença entre a avaliação diagnóstica e a avaliação somativa, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 3
A avaliação institucional está relacionada à qualidade da escola na totalidade, sendo uma ferramenta essencial para o planejamento coletivo e para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Trata-se de um processo contínuo e participativo, que envolve diferentes segmentos da comunidade escolar e contribui para a construção de uma cultura de autoavaliação. Ao promover reflexões sobre a organização, os objetivos e os resultados da instituição, a avaliação institucional fortalece a gestão democrática e favorece a tomada de decisões mais coerentes com as necessidades e os desafios do contexto escolar.
Considerando o contexto da avaliação institucional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A avaliação institucional deve estar integrada ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, pois se articula com os objetivos coletivos da instituição.
PORQUE
II. A avaliação institucional é um processo isolado de verificação de desempenho.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 4
Os estudantes deste início de século XXI, especialmente os do ensino superior, têm tido um comportamento diferente em sala de aula, em parte graças ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Nesse sentido, as instituições de ensino superior têm se mobilizado, incrementando os recursos tecnológicos e até mesmo a formação de docentes para se adequarem a essa nova realidade. No entanto, está ficando claro que o foco não deve estar na tecnologia em si, mas no fato de as TDIC terem criado novas possibilidades de expressão e de comunicação, que podem contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas.
Fonte: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
Com base nos princípios da BNCC sobre o uso de recursos digitais no planejamento pedagógico, analise as afirmativas a seguir:
I. O planejamento deve prever o uso de tecnologias digitais como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem, assegurando intencionalidade pedagógica e vínculo com as competências a serem desenvolvidas.
II. O uso de tecnologias digitais deve ser incorporado ao planejamento como instrumento de autoria, permitindo que os estudantes não apenas consumam conteúdos, mas também os produzam de forma crítica.
III. O planejamento pautado na BNCC deve prever a substituição total de estratégias pedagógicas tradicionais pelas digitais, pois estas, por si só, garantem maior engajamento dos estudantes.
IV. A inserção de tecnologias digitais no planejamento deve considerar a acessibilidade, a equidade no acesso e a diversidade sociocultural dos estudantes.
V. A BNCC propõe que o uso das tecnologias no planejamento seja flexível, interdisciplinar e conectado aos desafios da cultura digital, sem perder de vista os direitos de aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 5
\\\"Toda avaliação formativa parte de uma aposta muito otimista, a de que o aluno quer aprender e tem vontade que o ajudem, por outras palavras, a de que o aluno está disposto a revelar as suas dúvidas, as suas lacunas e as suas dificuldades de compreensão das tarefas\\\" (Perrenoud, 1993, p. 180).
Fonte: PERRENOUD, P. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. In: NÓVOA, A.; ESTRELA, A. Avaliações em educação: novas perspectivas. Porto: Porto, 1993. p. 171-188.
Fonte: QUINO. 10 anos com Mafalda. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. p. 57.
Com base nos princípios da avaliação formativa, qual deve ser a postura do professor diante de alunos que demonstram dificuldades de aprendizagem?
QUESTÃO 6
Durante o processo de ensino-aprendizagem, diferentes formas de avaliação são utilizadas para observar o desenvolvimento dos alunos. Segundo Libâneo (2013), ao reduzir a avaliação a um simples instrumento de controle, o professor acaba negligenciando uma de suas funções essenciais: contribuir para o desenvolvimento das capacidades e habilidades dos alunos. Nesse sentido, cabe ao docente adotar estratégias que promovam a interação com os estudantes que apresentam dificuldades ou que não conseguem acompanhar o ritmo da turma.
Fonte: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.
Com base nas características dos tipos de avaliação da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação diagnóstica é realizada antes ou no início do processo de ensino, visando identificar conhecimentos prévios.
II. A avaliação formativa ocorre ao longo do processo e possibilita ajustes nas estratégias de ensino.
III. A avaliação somativa tem caráter classificatório e é realizada ao final de um ciclo.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 7
Compreender o ritmo e as necessidades de cada estudante é uma das responsabilidades centrais do professor no cotidiano escolar. No processo de ensino-aprendizagem, ao professor não cabe identificar que o aluno não sabe, ou rotulá-lo como aluno fraco, é necessário saber o que cada um não sabe e em que ponto estão aqueles que conseguem acompanhar de forma satisfatória o que está sendo trabalhado.
Fonte: adaptado de: MELCHIOR, M. C. O sucesso escolar através da avaliação e da recuperação. Novo Hamburgo: s.ed., 1998.
Considerando as características da avaliação formativa, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação formativa tem como foco principal a aplicação de instrumentos uniformes para comparar o rendimento dos estudantes entre si.
II. A avaliação formativa permite ao professor observar o percurso de aprendizagem do aluno, fornecendo devolutivas que favorecem avanços contínuos.
III. A avaliação formativa restringe-se a momentos pontuais, geralmente aplicados ao final de cada unidade didática ou bimestre.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 8
Luckesi (2011) propõe uma concepção formativa de avaliação, cujo propósito central é favorecer o desenvolvimento contínuo dos estudantes ao longo de sua trajetória educacional. Para o autor, a avaliação não deve se restringir à função classificatória, mas ser compreendida como um instrumento pedagógico essencial para qualificar o processo de ensino e aprendizagem.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
Considerando a concepção de formação formativa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A avaliação formativa favorece o feedback constante ao aluno, contribuindo para ajustes no processo de ensino-aprendizagem.
PORQUE
II. A avaliação formativa é aplicada ao final do semestre, após a consolidação dos conteúdos ministrados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 9
Um planejamento estratégico bem elaborado pode ser um fator decisivo para o sucesso da escola. No papel de professor, é fundamental compreender o planejamento estratégico como uma ferramenta essencial para alcançar resultados positivos no processo educativo. Ao pensar e agir estrategicamente, o professor amplia sua capacidade de tomar decisões mais eficazes, contribuindo para a definição de caminhos adequados à concretização dos objetivos pedagógicos da escola.
Fonte: GOMES, C. D. P. Planejamento e Avaliação Educacional. Florianópolis: Arqué, 2025.
Com base na concepção de planejamento estratégico escolar, no que indica uma de suas características, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 10
Independentemente da implementação de um modelo ou uma nova estratégia inovadora, toda prática educativa deve ter caráter intencional e necessita de planejamento e sistematização. Nesse sentido, é fundamental ser explicitada a concepção de educação que se tem como elemento norteador, ou seja, precisa-se ter clareza de qual é a função social da escola e da universidade, de para que se ensina e de quais resultados se espera por meio do ensino que se propõe.
Fonte: CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
Sobre as características do planejamento educacional, analise as afirmativas a seguir:
I. O planejamento é um instrumento de intencionalidade e também de resistência, pois expressa concepções de mundo, de escola e de sociedade.
II. Embora a participação coletiva seja desejável, o planejamento deve ser elaborado exclusivamente pelo professor regente, de forma autônoma.
III. O planejamento educacional deve articular diferentes níveis de temporalidade, possibilitando revisão e replanejamento ao longo do percurso.
IV. Ao ser construído de forma coletiva, o planejamento fortalece o compromisso com a gestão democrática e o projeto político-pedagógico da escola.
V. O planejamento pedagógico deve seguir um modelo único, padronizado, para garantir a homogeneidade das ações educativas entre escolas públicas.