TEXTO 1: Segundo Pontes (2010), um dos papéis do psicopedagogo é ver o “todo” da instituição e elaborar um trabalho interdisciplinar com toda equipe profissional. Mas “ao chegar numa instituição escolar, muitos acreditam que o psicopedagogo vai solucionar todos os problemas existentes (dificuldade de aprendizagem, evasão, indisciplina, desestímulo docente, entre outros)”.
Fonte: PONTES, I. A. M.Atuação psicopedagógica no contexto escolar: manipulação, não; contribuição, sim. Rev. Psicopedag. São Paulo, v. 27, n. 84, 2010, p. 417-427. Disponível em: https:// pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-848620100. Acesso em: 30 jul. 2024.
TEXTO 2: \\\"No diagnóstico, nosso pensamento clínico deve estar voltado ao levantamento de possibilidades, às capacidades e às limitações. Muitas vezes, as dificuldades deste indivíduo estão escondidas em fugas das atividades, recusa em realizá-las, dores de cabeça, notas baixas. Precisamos compreender o todo para não arriscar fortalecer ainda mais o problema em vez de atuar sobre ele. Diagnosticar requer atenção, responsabilidade e sensibilidade para compreender os aspectos que estão interferindo na aprendizagem\\\" (BARBOSA, 2021).
Fonte: BARBOSA, A. B. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá - PR: Unicesumar, 2021.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A postura terapêutica de um profissional da psicopedagogia só é adequada se sua atuação for preventiva e de tratamento, sendo a ação diagnóstica não condizente com esta área de atuação.
PORQUE
II. A atuação psicopedagógica deve ter respostas prontas e padronizadas, em razão de resolver os problemas no ambiente profissional competentes à área da psicopedagogia de forma mais rápida e efetiva.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 2
A cultura, ou o ambiente social, é um fenômeno que precisa ser compreendido para podermos entender o comportamento humano. Por outro lado, o comportamento é determinado e determinante pelo ambiente social ou cultura.
SKINNER, B. F. Seleção pelas consequências. Science, v. 213, p. 501-504, 1981.
Sobre cultura, analise as afirmativas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Envolve práticas comportamentais e produtos destas práticas.
( ) Cultura pode ser entendida como tudo o que o homem produz e toda e qualquer manifestação humana.
( ) A cultura envolve comportamentos aprendidos e reproduzidos entre indivíduos e gerações de indivíduos.
( ) Contempla comportamentos de múltiplos indivíduos, não se limitando aos comportamentos tomados individualmente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
QUESTÃO 3
Para Piaget, a construção do conhecimento ocorre desde o nascimento, e cada idade contempla semelhanças de aprendizagens e comportamentos.
NOGUEIRA, M. O. G.; LEAL, D. Psicopedagogia clínica: caminhos teóricos e práticos. Curitiba: Intersabres, 2012.
Com base no exposto e diante dos nossos estudos na disciplina, analise as asserções apresentadas, avaliando a relação proposta entre elas.
I - Situações problemas geram desequilíbrio no indivíduo sendo responsáveis pela assimilação e acomodação.
PORQUE
II - Assimilação e acomodação são processos presentes no desenvolvimento da inteligência, ocorrendo mediante a relação do desenvolvimento individual e do ambiente externo.
A respeito das asserções apresentadas, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 4
Quando o observador (psicopedagogo, professor, terapeuta) é parte integrante da realidade observada, é possível repensar sua prática a partir de múltiplas facetas, além de incluir outros profissionais de áreas afins. Ao formar uma rede de atendimento multidisciplinar, cria-se oportunidade de reflexão, de pensamentos, abre-se espaço para diferentes saberes, favorecendo a constituição de um grupo ativo na busca de soluções (Polity, 2002).
Polity E. Dificuldade de ensinagem. Que história é essa...?, São Paulo: Vetor; 2002.
Ao realizar o diagnóstico, o psicopedagogo pode observar diferentes elementos que podem estar interferindo no processo de aprendizagem. Pode ocorrer que a forma que um professor esteja ensinando não esteja consonante com a maneira de aprender da criança, ou pode haver necessidade de encaminhamento a outro profissional, como psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista. “Este encaminhamento deverá ser feito após esgotadas as possibilidades de intervenção na escola, por isso, a relação professor x psicopedagogo deve ser a melhor possível” (Vercelli, 2012, p. 74).
Vercelli, L. C. A. O trabalho do psicopedagogo institucional. Revista Espaço Acadêmico. N. 139. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17281/10050
Sobre ética, intervenção multidisciplinar e encaminhamento, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 5
Analisando a identidade do pedagogo, Sippe e Batista (2020, p. 238) afirmam que a mesma é construída a partir do que o pedagogo “vivenciou antes de se tornar um professor. E anterior à decisão de seguir essa profissão, havia uma concepção acerca da docência, ou seja, já havia uma identidade social docente construída, que o professor, antes de o ser, já enxergava e até interiorizava. Essa concepção é fruto de uma construção histórica transmitida e modificada por intermédio das gerações”.
SIPPE, F. E.; BATISTA, E.C. A construção social da identidade do pedagogo: relatos de educadores. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.8, n.17, p. 236-255, ago. 2020
Sobre o papel do pedagogo, analise as afirmativas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Cada pedagogo apresenta concepção diferente, pois a cultura de cada um é igualmente diferente.
( ) Cabe ao pedagogo o trabalho, exclusivamente, de sala de aula, visto que este profissional compreende o conjunto de técnicas, de princípios, de métodos e de estratégias da educação.
( ) O pedagogo realiza um diagnóstico, identifica as necessidades e falhas no processo ensino-aprendizagem a fim de apresentar metodologias adequadas aos envolvidos no processo.
( ) O papel do pedagogo está relacionado a transmissão de conhecimento em diversos espaços, contanto que esta atuação esteja relacionada a educação formal.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
QUESTÃO 6
Enquanto seres humanos, somos capazes de expressar diversos papéis sociais, que em conjunto constituem nossa identidade. A identidade profissional do psicopedagogo é inseparável de sua identidade pessoal, assim como é inseparável da constituição histórica da psicopedagogia.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Sobre a temática da identidade do profissional da psicopedagogia, no que descreve um aspecto essencial da identidade do psicopedagogo, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 7
O processo de aprendizagem deve considerar a singularidade de cada pessoa, devido à seleção dos comportamentos filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Nesse sentido, é importante serem analisadas as particularidades, potencialidades e dificuldades dos alunos ao se pensar em uma adaptação dos conteúdos, além da metodologia de ensino.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a adaptação das técnicas de ensino, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 8
Mudanças contam com a introdução de novos procedimentos, afastando daqueles dominantes até então. “Thomas Khun nos ensinou que a ciência avança pela vitória de novos paradigmas — novas explicações e/ ou procedimentos para entender o mundo — sobre verdades estabelecidas” (Lastres & Albagli, 1999, p. 27).
LASTRES, H. M. M. ALBAGLI, S. (org). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
Sobre a ciência frente as transformações sociais que ocorreram desde então, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A ciência é importante para o progresso humano e está em constante mudança e evolução.
PORQUE
II. A ciência fornece conhecimento objetivo, confiável e atualizado sobre o mundo, mesmo com caráter provisório, permite aos indivíduos e à sociedade tomar decisões informadas e solucionar problemas de forma mais eficiente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
QUESTÃO 9
“Por ser uma ciência, a Psicopedagogia não é \\\"engessada\\\" enquanto prática, em um modelo pré-concebido. Se, no início, o olhar estava voltado para as dificuldades de aprendizagem, sua preocupação atual encontra-se na compreensão do processo de aprendizagem, dentro e fora do contexto escolar, considerando toda influência de fatores físicos, emocionais, psicológicos, pedagógicos, sociais e culturais” (BARBOSA, 2021).
Fonte: BARBOSA, A. B. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá - PR: Unicesumar, 2021.
\\\"Dessa maneira, o pedagogo pode atuar em campos que se estendem desde a construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, mídia, instituições de capacitação profissional, empresas, museus, hospitais e tantos outros, agregando suas experiências e favorecendo o desenvolvimento e a superação.\\\" (BARBOSA, 2021).
Fonte: BARBOSA, A. B. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. Maringá - PR: Unicesumar, 2021.
Considerando os textos apresentados e as especificidades do trabalho psicopedagógico, analise as afirmativas a seguir.
I. O psicopedagogo precisa desenvolver sua atuação de maneira crítica e reflexiva em dinâmicas grupais para ser possível compreender os impactos do ambiente e das interações sobre o processo de aprendizagem.
II. A psicopedagogia é um campo exclusivo da clínica, sem significativa aplicação em outros espaços sociais.
III. É necessário que o trabalho do psicopedagogo tenha um respaldo teórico-científico, a fim de consolidar um trabalho ético, efetivo e possível de adaptado em outros espaços de intervenção.
IV. O psicopedagogo deve orientar o processo de ensino-aprendizagem, de maneira a contribuir com a transmissão do conhecimento e o desenvolvimento pessoal e coletivo.
V. O psicopedagogo não deve realizar orientações do campo educacional, vocacional e institucional, devendo limitar-se à intervenção individual.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 10
O Modelo de Seleção pelas Consequências nos permite compreender nossa constituição individual. Esse modelo considera que nosso aparato genético, comportamentos e cultura foram selecionados semelhantemente à Seleção Natural, em um processo contínuo de variação e seleção. A variação ocorre quando uma característica genética, comportamental ou cultural surge, enquanto a seleção acontece a partir das consequências que determinam se esses traços permanecerão ou não em nossa constituição individual.
Diante deste contexto, analise as asserções seguintes no que diz respeito à Filogênese, ontogênese:
I. A Filogênese está relacionada à história da espécie, comportamentos que foram importantes à sobrevivência e reprodução, sendo constituída por características anatômicas e fisiológicas e carregada da história evolutiva e de toda carga genética herdada por nós, antes mesmo de nascermos.
PORQUE
II. A ontogênese diz respeito à história de cada indivíduo, pessoal, desenvolvimento e aprendizagem. E a cultura engloba as manifestações culturais, influências que temos de nossa família, local em que vivemos, valores que aprendemos e religião.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: