A atenção voltada à saúde mental de crianças e adolescentes e seu reconhecimento como uma questão de saúde pública integrante das ações do Sistema Unico de Saúde (SUS) é recente e tem sido considerada um dos principais desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira. O movimento da Reforma Sanitária, sedimentada com a construção do SUS, e o reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direitos e responsabilidades pela promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, redefiniram a posição do Estado em relação à assistência e à elaboração de políticas públicas voltadas a tal população.
DELFINI, Patricia Santos de Souza; REIS, Alberto Olavo Advincula. Articulação entre serviços públicos de saúde nos cuidados voltados à saúde mental infantojuvenil. Cadernos de saúde pública, v. 28, p. 357-366, 2012.
Ao compreender a estruturação e formulação de políticas para saúde mental infanto-juvenil, é necessário relembrar que existem alguns princípios que devem ser considerados. Sobre eles, avalie o que afirma abaixo.
I. A construção permanente da rede diz respeito aos ambientes e os espaços onde o indivíduo está inserido ou vivência: grupos sociais, família, comunidade, amigos, entre outros.
II. A intersetorialidade na ação do cuidado direciona para a consideração de várias esferas presentes na vida e na realidade do sujeito.
III. O encaminhamento implicado está associado a um plano técnico solidificado e habitual, isto é, que a construção objetiva ininterrupção.
IV. O território é a noção de acompanhar o andamento de determinados casos mesmo que não faça mais parte do processo.
As afirmações I, II, III e IV, são, respectivamente:
QUESTÃO 2
João é uma criança de 11 anos de idade e está matriculado no sexto ano do ensino fundamental anos finais. Ele é muito quieto, não conversa muito, não tem muitos amigos e não gosta muito de se comunicar. Ao perceber isso, a professora de Educação Física foi compreender o que estava acontecendo. João contou para a professora que sofria bullying dos colegas de classe porque apresentava TDAH e isso fazia com que ele arrancasse tufos de cabelo em certos momentos.
Elaborado pela professora, 2022.
O psiquiatra George Mora organizou uma classificação de como a sociedade lida com os diferentes sujeitos. No caso de João, qual seria a classificação correta?
QUESTÃO 3
No funcionamento do cérebro, podemos apontar o modo operacional e a mente. A mente está ligada ao ato de pensar, compreender e lidar com as situações. A psicopatologia se relaciona diretamente com este ponto (mente). Ela lida, basicamente, com o não-físico.
Fonte: NETTO, J. V. G. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o conceito de psicopatologia e seu objeto de estudo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A psicopatologia tem como enfoque apenas os funcionamentos anormais, é o estudo das doenças da psique.
PORQUE
II. A psicopatologia está diretamente ligada à compreensão das razões que levaram o sujeito a não se apresentar dentro de um considerado “estado normal”. Ou seja, aquilo que produz um desconforto, uma desorganização, um desequilíbrio naquele que organiza todo o sujeito (a mente).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 4
Você é psicopedagogo(a) de uma escola do município em que reside. Em um dia de aula, você foi chamada para avaliar um aluno. A professora da turma já havia notado que ele apresentava algumas características específicas dos transtornos depressivos: há pelo menos duas semanas ocorreram mudanças significativas na cognição e no afeto. Assim, se foi constatado como um episódio recorrente.
Elaborado pela professora, 2022.
Compreendendo a diferença entre os transtornos depressivos, qual classificação se encaixa na descrição?
QUESTÃO 5
Com o tempo, ênfases diversas começaram a ser dadas às relações de doença. Até certo ponto da história, “Hospital Geral”, era o local onde todas as pessoas adoecidas eram colocadas, tanto as com doenças aparentes, quanto as com aquelas que não eram evidentes.
Fonte: NETTO, J. V. G. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o contexto exposto, sobre quem foi o médico que iniciou um trabalho pautado em compreender o sofrimento das pessoas e, ainda, a razão pela qual elas estavam inseridas nos hospitais gerais, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 6
No Brasil, a aprovação do ECA marca a passagem de um impreciso e discriminador uso do status de “menor em situação irregular”, relativo a crianças e a adolescentes entregues ao próprio azar e/ou internados em instituições do Estado ou por ele financiadas, para a Doutrina da Proteção Integral, em vista de proporcionar atendimento especializado e humanizado para crianças e adolescentes.
Fonte: FRANCISCO, Julio Cesar; LIMA, Agnaldo Soares; GROPPO, Luís Antonio. Tramitação e aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente no Congresso Nacional (1989-1990)(Processing and approval of the Statute of the Child and Adolescent in the National Congress (1989-1990). Emancipação, v. 20, p. 1-21, 2020.
Ao refletir sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Todos os adolescentes e crianças possuem direitos fundamentais da pessoa humana, sem prejuízo de proteção integral, visando à busca do desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social.
PORQUE
II. A criança e o adolescente não possuem direito de proteção à saúde e à vida pois, mediante a efetivação de regras que oprimem o desenvolvimento harmonioso e sadio, estão submetidos a condições precárias de existência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 7
O significado que os termos normal e anormal carregam, diverge ao permear diferentes culturas. Toda ideia de normalidade e anormalidade é cultural e pode ser modificada ao longo de sua história. O homem é um ser amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, e considera a cultura essas teias, como uma ciência interpretativa a procura de significado.
CARNAÚBA, Raquel Arruda et al. NORMALIDADE X ANORMALIDADE: A RELATIVIDADE DOS TERMOS. CES Revista, v. 31, n. 2, p. 253-266, 2017.
Sobre as quatro perspectivas de normalidade, avalie as afirmações a seguir.
I. A normalidade enquanto saúde está associada ao aspecto médico, no conceito de saudável ou normal, enquanto aquele que é ausente de qualquer forma de psicopatologia.
II. A normalidade enquanto processo é compreendida como os estudos de comportamento humano, direcionados aos princípios de distribuição de normalidade.
III. A normalidade enquanto utopia diz respeito à compreensão de um indivíduo idealizado e é uma prática corriqueira de psicanalistas.
IV. A normalidade enquanto média se direciona para os aspectos de interações sociais construídas em sistemas que diferem entre si.
Está correto o que se afirma em.
QUESTÃO 8
A ideia de encarar as pessoas como a simples reunião de vários sintomas é, no mínimo, desumanizadora. Porém, para destacar os aspectos da semiologia psicopatológica definida enquanto estudo de sinais e sintomas dos transtornos mentais, precisamos nos atentar aos seus representativos signos, até para poder distinguir um possível diagnóstico de outro.
Fonte: NETTO, J. V. G. Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá - PR: Unicesumar, 2022 [Adaptado pelo professor].
Sobre o conceito de signo no contexto da semiologia e psicopatologia, analise as afirmativas a seguir:
I. Signo consiste em ser um elemento que representa o conceito real, é um sinal.
II. O signo que interessa e é alvo de atenção dos profissionais são os sinais de ordem comportamental objetivos.
III. Signo consiste em representar o zodíaco para os sintomas verificados no paciente clínico.
IV. Signo está ligado ao conceito de representação, indicando a existência de que algo não vai bem, considerando a semiologia psicopatológica.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 9
A história da saúde mental e das psicopatologias passou por significativas transformações ao longo dos tempos, acarretando, consequentemente, diferentes maneiras na qual as pessoas que possuíam alguma psicopatologia eram vistas e, inclusive, tratadas pela sociedade.
Fonte: NETTO, J. V. G.Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
Michel Foucault, foi um filósofo que tratou da temática loucura e nos apresentou a Nau dos Loucos. Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 10
Desinstitucionalização é um conceito complexo, que exige cuidado e minúcia em seu manejo. Por isso, é preciso refletir sobre o entendimento e estrutura que tal conceito tem tomado e com isso dimensioná-lo considerando seu potencial.
Fonte: NETTO, J. V. G.Psicopatologia e Saúde Mental. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o conceito de desinstitucionalização, muito trabalhado na Reforma Psiquiátrica, analise as afirmativas a seguir:
I. Desinstitucionalizar significa romper com o atendimento à doença, abstraindo a pessoa que a possui.
II. Visão em que a doença é tida como sinônimo de incapacidade, fazendo com que o indivíduo seja levado ao processo de internação.
III. É o rompimento com o paradigma que entende a loucura como sinônimo de incapacidade e periculosidade.
IV. Entende a loucura como motivo principal para que o indivíduo seja direcionado para o processo de internação.
V. Nova significação ao olhar anterior de isolamento, focando agora em cuidados direcionados a volta ao convívio social.