A importância do Business Model Canvas reside na sua capacidade de fornecer uma visão holística e sistêmica do modelo de negócios, permitindo que empreendedores e equipes avaliem de concisamente como todos os elementos do negócio se relacionam e se sustentam mutuamente. Ao preencher cada bloco do Canvas, os empreendedores podem identificar áreas de oportunidade, desafios e possíveis pontos de melhoria, além de comunicar de maneira eficaz a essência do seu modelo de negócios para stakeholders internos e externos. Assim, o Business Model Canvas se torna uma ferramenta essencial para a compreensão e aprimoramento contínuo do modelo de negócios, permitindo uma tomada de decisão mais informada e uma maior chance de sucesso empresarial.
Disponível em: < https://inovacaosebraeminas.com.br/artigo/o-que-e-business-model-canvas-e-como-aplica-lo-no-seu-negocio >.
Acessado em: 20 de abr. de 2024.
De acordo com seus estudos e o seu material didático, analise as seguintes afirmações sobre a estrutura do Business Model Canvas.
I. Segmentos de clientes: refere-se aos diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa pretende alcançar e servir.
II. Os recursos-chave no Business Model Canvas referem-se apenas aos ativos físicos, como equipamentos e instalações, excluindo os recursos intangíveis, como conhecimento e propriedade intelectual.
III. Parcerias principais: incluem as alianças estratégicas ou acordos com outras empresas que ajudam a empresa a se destacar no mercado ou a acessar recursos importantes.
IV. Atividades-chave: são as ações fundamentais que uma empresa deve realizar para que seu modelo de negócios funcione.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 2
Provavelmente um dos maiores desafios que os empreendedores enfrentam em suas carreiras profissionais seja o ato de tomar decisões, ou melhor, tomar decisões assertivas em relação aos rumos dos negócios. Mas não tem jeito: no mundo corporativo é preciso trabalhar muito bem a tomada de decisão e isso requer um alto grau de inteligência emocional para lidar com os desafios e problemas que surgem pelo caminho.
Disponível em: <https://blog.ambra.education/comportamento-empreendedor/.> Acesso em: 20 janeiro de 2022.
Diante do apresentado, analise corretamente quais são os fatores que causam a mortalidade de uma empresa.
I. Comportamento empreendedor inadequado.
II. Gestão empresarial eficiente.
III. Falta de capacidade de pagamento.
IV. Falta de conhecimento do mercado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 3
Problemas e soluções fazem parte da vida de um empreendedor que continuamente precisa analisar a situação e tomar decisões rápidas que possam resolver problemas. O tempo de resposta de um empreendedor é influenciado, entre outros fatores, pelo modelo de negócio atual. Quando a estrutura adotada está adequada é possível reconhecer problemas e oportunidades e pensar de forma estratégica e inovadora. Dessa forma, é possível minimizar riscos e otimizar os recursos gerando ações empreendedoras.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando as vantagens que podem ser obtidas a partir de um modelo de negócio, a seguir, analise as afirmações:
I. É possível criar experiências que sejam adequadas à captação e retenção de clientes, aumentando a possibilidade de sucesso.
II. O modelo de negócio deve ser definido em médias e grandes organizações que possuem altos volumes financeiros e de matéria-prima gerenciadas.
III. Permite ter um tempo de resposta mais adequado por focar os esforços de pessoas e recursos para decisões que estejam alinhadas aos interesses da empresa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Questão 4
Nos dias atuais, percebe-se um aumento na utilização do celular para a realização de compras diversas. Sejam os livros, perfumes, roupas, comida, remédios, produtos da linha branca, entre outros, todos estão à disposição na telinha. Porém, há menos de 5 anos, o ato de escolher e efetivar uma compra de maneira online e utilizando um smartphone, era uma opção menos provável dos consumidores. Este fato ilustra bem os aspectos do ambiente que podem gerar uma oportunidade de se empreender. Sendo assim, pode-se considerar quatro mudanças capazes de influenciar as oportunidades: regulamentar, tecnológica, econômica e social. Quando há uma combinação de duas ou mais mudanças, surge um cenário mais propício para oportunidades empreendedoras, e assim, alguns indivíduos conseguem perceber e transformar ideias em oportunidades.
Elaborado pelo professor, 2021.
Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma oportunidade empreendedora ocorre quando há condições do ambiente que favorecem determinadas ideias de serem transformadas em oportunidades.
PORQUE
II. O exemplo dado, sobre a utilização do celular para a realização de compras, pode ser considerado como um efeito de uma mudança tecnológica e também social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5
O processo empreendedor, conforme o modelo de Baron e Shane (2010), é dinâmico e não linear, compreendendo seis etapas inter-relacionadas: (1) identificação de oportunidades, (2) decisão de prosseguir, (3) obtenção de recursos, (4) lançamento do negócio, (5) construção do sucesso e (6) colheita de resultados. Esse processo é constantemente influenciado por três níveis de variáveis: Individuais, Grupo e Sociais.
Fonte: MIYATAKE, A. K.; MAZZEI, B. B.; PARDO, P. Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2020.
Uma equipe de desenvolvedores está analisando como lançar um aplicativo de educação financeira. Considerando o modelo de Baron e Shane e as variáveis que influenciam o processo empreendedor, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Startups de tecnologia estão imunes a variáveis grupais, pois dependem basicamente da inovação técnica.
Alternativa 2:
A \"identificação de oportunidades\" é um processo isolado, sem influência de fatores tecnológicos ou econômicos.
Alternativa 3:
Variáveis sociais, como mudanças na legislação de fintechs, impactam apenas a etapa final (\"colheita de resultados\").
Alternativa 4:
O empreendedor deve ignorar variáveis individuais, como sua tolerância ao risco, para manter o foco exclusivo no mercado.
Alternativa 5:
A fase de \"obtenção de recursos\" exige adaptação contínua, pois as exigências dos investidores (variável grupal) podem diferir do planejamento inicial.
Questão 6
O gerente da empresa SpaceY, que sempre executa muito bem as atividades que são de sua responsabilidade, não pode ser considerado um empreendedor. Porém, quando contribui para o crescimento da organização, propondo novas ideias e projetos internos, ele poderá se tornar uma espécie de empreendedor que os especialistas chamam de intraempreendedor.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O indivíduo empreendedor é sempre o idealista e criativo, por sua vez, o gerente realiza atividades mais racionais e se reporta aos superiores dentro da organização, visto que trabalha numa empresa prestando serviços.
PORQUE
II. Nem todos os gerentes e administradores são empreendedores, pois o gerente é responsável por gerenciar todos os recursos de produção da organização, buscando certa estabilidade.
A respeito das asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Questão 7
O Business Model Canvas (BMC) surgiu como uma ferramenta ágil para estruturar modelos de negócios inovadores, especialmente em contextos de incerteza e mudanças aceleradas. Diferentemente do plano de negócios tradicional, o BMC permite uma visualização integrada de nove componentes essenciais: proposta de valor, segmentos de clientes, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos principais, atividades-chave, parcerias e estrutura de custos.
Fonte: MIYATAKE, A. K.; MAZZEI, B. B.; PARDO, P. Empreendedorismo. Maringá: UniCesumar, 2020.
Uma startup de educação digital está reformulando seu modelo de negócios usando o BMC. Considerando os princípios da ferramenta e os conteúdos estudados, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A \"proposta de valor\" deve articular como a startup resolve problemas específicos de seus segmentos de clientes, como acesso a cursos de TI com certificação reconhecida pelo mercado.
Alternativa 2:
O componente \"canais\" limita-se à plataforma on-line, ignorando parcerias com universidades ou redes sociais para ampliar o alcance.
Alternativa 3:
\"Fontes de receita\" em educação digital devem restringir-se à venda direta de cursos, excluindo modelos como assinaturas ou licenciamento de conteúdo.
Alternativa 4:
\"Atividades-chave\" para essa startup incluiriam apenas a produção de aulas, sem considerar suporte técnico ou atualização curricular constante.
Alternativa 5:
O BMC é uma ferramenta estática, incapaz de incorporar mudanças como a demanda por microcertificações em TI.
Questão 8
Empreender não significa apenas abrir um negócio ou uma empresa. Uma pessoa também pode empreender dentro de uma empresa que já existe, é o chamado empreendedor corporativo ou intraempreendedor. É o indivíduo que não é o proprietário do negócio, mas aquele que contribui para o crescimento do negócio com ideias e atitudes.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Um intraempreendedor é a pessoa que encontra oportunidades de empreender e inovar dentro da empresa em que trabalha. Com o apoio dos gestores da empresa, essa pessoa pode criar novos modos de trabalho, novos processos e produtos ou serviços.
PORQUE
II. A ideia é que os colaboradores tenham liberdade para inovar e experimentar, e que ajam como se a empresa fosse deles, de maneira proativa, criativa e inovadora. Isto é, como empreendedores.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 9
O Plano de Negócio quando bem utilizado pode proporcionar uma série de vantagens para a sua loja ou ponto de venda. A ferramenta permite identificar as tendências de mercado e possibilidades de serem implementadas no empreendimento. Também é possível analisar e avaliar processos internos que não estejam sendo eficientes em busca do aperfeiçoamento. Ou seja, é possível fazer uma análise do ambiente interno e externo que envolve o negócio e, a partir daí, criar objetivos norteadores e planos de ações para que cada setor da empresa possa alcançar os resultados desejados. Por conta dos aspectos tecnológicos promovendo rápidas mudanças no comportamento do consumidor é importante se manter antenado com as principais informações do mercado.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os aspectos tecnológicos nos dias atuais geram inúmeras mudanças no cenário de negócio sendo um motivo para você elaborar o planejamento da sua empresa
PORQUE
II. Uma análise do ambiente é focada no ambiente interno do ponto de venda permitindo criar estratégias assertivas.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 5:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Questão 10
Reconhecer limitações e buscar ajuda especializada é uma das grandes virtudes que um empreendedor deve ter. Ninguém sabe de tudo e nem precisa ser assim, é importante recorrer a pessoas especializadas que podem dar esse suporte para que o empreendimento possa ser competitivo. É com esse tipo de pensamento que indivíduos procuram as incubadoras e as aceleradoras para que possam aproveitar oportunidades de crescimento.
Elaboradora pelo professor, 2022.
Considerando que a otimização da gestão de negócios depende do entendimento do papel, das vantagens e das características de cada uma, avalie as afirmações abaixo.
I. As duas organizações são responsáveis por fornecer dinheiro para a empresa e o que diferencia é a taxa e a forma de contrapartida oferecida pela entidade.
II. Uma incubadora é responsável por ajudar no estímulo da inovação dando suporte e assessoria para que os projetos da empresa possam ser implementados no mercado por meio de subsídios distintos.
III. A proposta da aceleradora é proporcionar, em pouco tempo, todo o conhecimento do mercado necessário para que as empresas comecem a ter retorno do investimento, alavancando a proposta de negócio.