Os alimentos não são absorvidos em sua forma natural, ou seja, é preciso uma digestão preliminar desses alimentos ingeridos. O sistema digestório é responsável por realizar a digestão alimentar. Ao serem consumidos, os alimentos passam por cada estrutura que compõe o aparelho digestivo e cada uma realiza a sua função.
JUNIOR, J. R. R. et al. O Sistema Digestório e as emoções. Cadernos de Graduação - Ciências Biológicas e da Saúde, v. 1, n. 2, p. 97 – 110, 2013. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/633/370> Acesso em: 12 jul.2021.
Considerando o texto acima e o material da disciplina, o sistema digestório é formado por dois grupos de órgãos, sendo assim, o trato gastrointestinal é formado por quais órgãos?
Alternativas
Alternativa 1:
Boca, faringe, estômago, intestino grosso e delgado.
Alternativa 2:
Boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso.
Alternativa 3:
Boca, laringe, faringe, estômago, intestino grosso, delgado e reto.
Alternativa 4:
Boca, faringe, esôfago, estomago, pâncreas, intestino delgado e grosso.
Alternativa 5:
Boca, laringe, esôfago, estômago, fígado, pâncreas, intestino delgado e grosso.
Questão 2
A suplementação nutricional e o uso de recursos ergogênicos são práticas comuns no esporte e na atividade física, visando otimizar o desempenho, a recuperação e a composição corporal.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1. ed. Maringá: UniCesumar, 2021.
Considerando as evidências e o uso de suplementos e recursos ergogênicos no contexto da nutrição esportiva, analise as afirmativas a seguir:
I. A creatina é um dos suplementos mais estudados e eficazes para o aumento da força e potência em exercícios de alta intensidade e curta duração, devido ao seu papel na ressíntese de ATP.
II. A cafeína é um recurso ergogênico que pode melhorar o desempenho em exercícios de endurance, devido principalmente à sua ação direta como fonte de energia muscular.
III. A suplementação indiscriminada, sem acompanhamento profissional e baseada em evidências científicas, apresenta riscos mínimos à saúde e é sempre benéfica para o desempenho atlético.
IV. A base para o aprimoramento do desempenho esportivo e da recuperação é uma dieta equilibrada e adequada às necessidades individuais, sendo que a suplementação é complementar e não substitutiva
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
III e IV, apenas.
Alternativa 3:
I e IV, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 3
O Sistema Único de Saúde (SUS) organiza-se em três níveis de atenção conforme a complexidade do atendimento: primário, secundário e terciário. A Estratégia Saúde da Família (ESF) é uma abordagem fundamental no sistema, que atua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e tem como foco a promoção da saúde e prevenção de doenças. Nesse contexto, o profissional de Educação Física tem papel fundamental na promoção da atividade física regular, especialmente no cuidado com indivíduos com doenças crônicas não transmissíveis.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Maringá: Unicesumar, 2021.
Com base no texto e considerando a organização do SUS, quanto ao nível de atenção em que atua prioritariamente a Estratégia Saúde da Família (ESF), e qual é a principal contribuição do profissional de Educação Física nesse contexto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
No primeiro nível (UBS), na Atenção Primária, onde o profissional de educação física atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças crônicas.
Alternativa 2:
Exclusivamente em programas de educação alimentar em escolas, desvinculados do SUS, por não ter propriedade para prescrição de dietas nutricionais.
Alternativa 3:
No terceiro nível (hospitais de grande porte), onde o profissional de educação física atua principalmente na reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos complexos.
Alternativa 4:
Em todos os níveis de forma igualitária, pois a atuação do profissional de educação física é padronizada e não se adapta ao grau de complexidade do atendimento.
Alternativa 5:
No segundo nível (clínicas, UPAs, hospitais escolas), com foco na intervenção em casos crônicos e agudos de doenças, onde o profissional de educação física orienta exercícios de média complexidade.
Questão 4
O organismo humano precisa ser atendido em todas as suas necessidades fisiológicas de forma equilibrada, isso quer dizer que a dieta alimentar deve conter todos os nutrientes nas quantidades recomendadas. Um bom estado nutricional depende desse equilíbrio. A estabilidade do peso e da composição corporal, requer que a ingestão e o gasto energético estejam balanceados.
MARTINS, B. T.; BASÍLIO, M. C.; SILVA, M. A. Nutrição aplicada e alimentação saudável. 3. ed. São Paulo: Senac, 2019. (adaptado).
Considerando o texto e o material da disciplina, sabe-se que a regulação do comportamento alimentar se baseia em dois centros controladores do Sistema Nervoso Central (SNC), qual a localização desses dois centros?
Alternativas
Alternativa 1:
Bulbo.
Alternativa 2:
Ponte.
Alternativa 3:
Tálamo.
Alternativa 4:
Cerebelo.
Alternativa 5:
Hipotálamo.
Questão 5
O Diabete Mellitus é uma doença crônica que exige um manejo contínuo, em que o estilo de vida, incluindo dieta e exercício físico, desempenha um papel crucial no controle glicêmico e na prevenção de complicações.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1. ed. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A prática regular de exercícios físicos e um plano alimentar adequado são componentes essenciais no manejo do Diabete Mellitus, auxiliando no controle glicêmico e na melhora da sensibilidade à insulina.
PORQUE
II. O exercício físico em indivíduos com diabete sempre leva à hipoglicemia severa, tornando-o uma intervenção perigosa e desaconselhada para a maioria dos pacientes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 6
A nutrigenômica é uma área emergente da nutrição que investiga a interação entre os nutrientes e o genoma, permitindo um entendimento aprofundado de como as variações genéticas individuais podem influenciar as respostas aos alimentos e, consequentemente, a saúde e o desempenho.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1. ed. Maringá: UniCesumar, 2021.
Com base nos princípios da nutrigenômica, analise as afirmativas a seguir:
I. A nutrigenômica explora como os componentes da dieta modulam a expressão gênica e as respostas fisiológicas do indivíduo.
II. Polimorfismos de nucleotídeo simples (SNP) são variações genéticas que podem alterar como um indivíduo metaboliza ou responde a certos nutrientes.
III. A aplicação prática da nutrigenômica se restringe ao aconselhamento genético para doenças raras, sem impacto na nutrição personalizada para a população geral.
IV. A pesquisa em nutrigenômica busca entender a interação entre genes e nutrientes para otimizar a saúde e o desempenho, desenvolvendo intervenções dietéticas individualizadas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
III e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 7
Uma alimentação saudável é aquela que atende às necessidades biológicas do organismo, respeitando a cultura alimentar local, promovendo o prazer de comer e contribuindo para a saúde do indivíduo e da coletividade. Deve ser adequada em quantidade e qualidade, variada, acessível, colorida, segura e sustentável. Esses princípios permitem que a alimentação vá além da nutrição fisiológica e integre também aspectos sociais, ambientais e afetivos.
Fonte: SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1. ed. Maringá: UniCesumar, 2021.
Conforme os princípios da alimentação saudável apresentados, qual das alternativas melhor expressa uma prática coerente com esses valores?
Alternativas
Alternativa 1:
Substituir refeições caseiras por suplementos nutricionais industrializados, para facilitar a rotina.
Alternativa 2:
Eliminar completamente grupos alimentares, como carboidratos e gorduras, buscando acelerar o metabolismo.
Alternativa 3:
Priorizar alimentos ultraprocessados pela praticidade, mesmo que não atendam às necessidades nutricionais.
Alternativa 4:
Seguir dietas restritivas de moda, mesmo sem orientação profissional, para alcançar resultados estéticos mais rápidos.
Alternativa 5:
Manter uma alimentação variada, com alimentos in natura, respeitando a cultura alimentar e promovendo o equilíbrio nutricional.
Questão 8
Os nutrientes são compostos de macro e micronutrientes. Os micronutrientes são compostos por substancias orgânicas (vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis) e inorgânicas (minerais). Vitaminas e minerais são essenciais para o bom funcionamento do corpo, em pequenas quantidades. Os micronutrientes são fundamentais a nível do metabolismo e da fisiologia humana, especificamente na manutenção da homeostasia e funcionamento do organismo, na promoção e manutenção de saúde e, na prevenção de doenças.
ANJOS, M. R. M. et al. A relação dos micronutrientes e sistema imune. Revista Campo do Saber, v. 3, n. 3, 2017. Disponível em: https://bityli.com/WsjVY.
Acesso em: 02 jul.2021. (adaptado).
Considerando o texto acima e o material da disciplina, avalie as afirmativas:
I. As vitaminas são compostos pequenos e complexos, indispensáveis ao organismo humano.
II. As vitaminas classificadas como hidrossolúveis são conservadas no meio líquido do corpo e eliminadas através das fezes. A Vitamina C e as vitaminas do complexo B são consideradas hidrossolúveis.
III. As vitaminas consideradas lipossolúveis, possuem em sua composição bases gordurosas, o que as diferencia das hidrossolúveis. As Vitaminas A, D, E e K fazem parte das lipossolúveis e a vitamina K é composta de vitamina K1, K2 e K3.
IV. Os minerais se apresentam no organismo em forma de íons e correspondem de 4% a 5% do peso corporal. Podem ser divididos em macrominerais, microminerais e oligominerais. Cálcio, fósforo, cloro e magnésio são exemplos de macroninerais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Questão 9
O exercício aeróbico, geralmente é realizado em uma intensidade prolongada e com uma intensidade moderada, em que o indivíduo realiza o estímulo por mais de 10 minutos, a energia necessária para esse tipo de atividade, gradativamente, assume um predomínio do metabolismo aeróbico.
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021.
Considerando o exercício e o metabolismo aeróbico, analise as assertivas abaixo.
I. Os exercícios aeróbicos são caracterizados por sua realização em intensidade abaixo ou muito próxima do limiar anaeróbico, em que o consumo do oxigênio, durante o exercício, supre as demandas energéticas.
II. O consumo de oxigênio em estado estável consegue suprir as demandas energéticas de ATP, porém sabe-se que, quando o mesmo exercício e realizado em um local quente e úmido, a tendencia de um aumento gradativo no consumo de oxigênio ocorre para esse tipo de situação.
III. O aumento da temperatura corporal e a diminuição de adrenalina e noradrenalina, durante o esforço prolongado, promove um aumento no consumo de O2, em que, quando se atinge o limiar anaeróbico, a utilização do piruvato passa a ser maior, as trocas gasosas não suportam o consumo excessivo de O2 e, consequentemente, o acúmulo de ácido lático aumenta drasticamente, levando à exaustão.
IV. Dentre as principais modalidades envolvendo as atividades aeróbicas, podemos mencionar as corridas de explosões (1oom), o ciclismo, a natação, as caminhadas, arremesso de peso, entre outras. Cada modalidade, em específico, apresenta uma especificidade que envolve tanto as demandas energéticas para a modalidade como as particularidades individuais de cada atleta ou praticante para o exercício.
V. Dentro da prática do exercício aeróbico, fatores como a temperatura, altitude, umidade, entre outros passam a ser mais toleráveis e moduláveis quando se relacionam com o condicionamento físico e a estimulação causada pelo treinamento, tornando o indivíduo mais resistente as mudanças térmicas, as necessidades de consumo para determinadas intensidades e, principalmente, ao aprimoramento bioenergético para demandas no esforço prolongado.
É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III apenas.
Alternativa 2:
I, II e V apenas.
Alternativa 3:
II, III e IV apenas.
Alternativa 4:
III,IV e V apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Questão 10
Sabemos que exercícios anaeróbicos são realizados em altas intensidades e com curtas durações, necessitando principalmente de reservas energéticas imediatas de curta duração.
SILVA, B. F.; BEVILAQUA, C. M.; PEIXOTO, G. M. L. Nutrição aplicada à educação física. 1 ed. Unicesumar: Maringá-PR, 2021.
Neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. No caso do exercício intenso com duração aproximada de 60 segundos, a utilização proporcional de energia anaeróbica/aeróbica ocorre em uma razão de 70%/30%, ou seja, 70% de utilização das vias anaeróbica para produção de energia e 30% de utilização de vias aeróbicas para a produção de energia.
PORQUE
II. Quando a duração deste exercício intenso aumenta para 2 a 3 minutos, as demandas bioenergéticas anaeróbicas e aeróbicas passam a ter a mesma proporção para suprir as demandas de ATP necessárias.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.