ATIVIDADE 3 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 53_2025
ATIVIDADE 3 - ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL - 53_2025
QUESTÃO 1
De acordo com artigo 54 do decreto-lei número 3.199, de 14 de abril de 1941: “Às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza, devendo, para este efeito, o Conselho Nacional de Desportos baixar as necessárias instruções às entidades desportivas do país”.
Fonte: BRASIL. Decreto-Lei n° 3.199, de 14 de abril de 1941. Estabelece as bases de organizações dos desportos em todo o país. Brasília: Presidência da República, 1941.
Considerando o decreto-lei apresentado acima e entendendo os desdobramentos históricos, políticos e sociais da prática do futebol de mulheres no Brasil, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 2
“O futebol de botão, para além de todo o seu valor enquanto jogo da cultura popular e prática motora, ganha relevo também enquanto possibilidade de representação do futebol, tanto do ponto de vista do futebol de alto rendimento e espetacularizado que ali pode ser representado, entendido, criticado e apreciado, como do ponto de vista do futebol imaginário, que pode ser inventado, transformado, fantasiado!”.
SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.
Com base no texto exposto acima e valorizando o futebol de botão como ferramenta de ensino, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 3
Uma sessão de treinamento ou aula de futebol/futsal deve ser planejada e executada considerando que o foco do processo de ensino-aprendizagem e treinamento são os alunos/atletas. As atividades devem ser inseridas em um contexto que permita a apropriação de conhecimento por parte dos mesmos. Nesse sentido, todas as demandas técnicas, táticas, físicas e psicológicas que o aluno/atleta apresentar, serão identificadas e desenvolvidas durante o processo.
REVERDITO, R. S. Oensino do futebol nas aulas de educação física. Universidade do Futebol, 2008. Disponível em: <http:/universidadedofutebol.com.br/o-ensino-do-futebol-nas-aulas-de-educacao-si-ca/>. Acesso em: 13 mar. 2018.
Considerando as informações acima, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 4
“Tudo é tática no futebol. A maneira de pensar e agir no esporte das multidões têm características próprias e, às vezes, místicas, o que confere ao tema uma atmosfera de constantes procedimentos táticos. A maioria das atitudes tomadas num clube de futebol tem como objetivo alcançar dividendos táticos nos 90 minutos de jogo. Sob este raciocínio, admite-se que o universo das táticas no futebol é vasto e envolve questões dos mais variados âmbitos” como escalação do time, sistema tático de jogo, esquematizações táticas, detalhes extracampo, elementos psicológicos, intuição, conceitos e segredos”.
DRUBSCKY, R. O universo tático do futebol: escola brasileira. Belo Horizonte: Health, 2003, p.19.
Considerando o texto apresentado acima, assinale a alternativa que apresenta conteúdos associados somente à dimensão tática do futebol:
QUESTÃO 5
A lógica de uma partida de futebol pode se assemelhar a da engrenagem de uma máquina, todas as peças são importantes para que ela funcione de forma correta. Como diria o professor Tite, atual técnico da seleção brasileira masculina de futebol, “para que as individualidades apareçam, é preciso um jogo coletivo forte”. Nesse sentido, ao discutir a lógica interna dos Esportes Coletivos, compreendemos que o futebol possui dois traços fundamentais: o apelo à cooperação e o apelo à inteligência.
SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.
Com base no exposto e considerando o significado dos dois traços fundamentais do futebol “apelo à cooperação” e “apelo à inteligência”, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 6
Desde a iniciação a prática esportiva, é importante que os jogadores vivenciem situações que proporcionem a aprendizagem de comportamentos associados a forma como eles se comunicam (comunicação na ação), como ocupam os espaços de jogo (estruturação do espaço) e também como realizam ações com a bola (relação com a bola). Para que esse aprendizado ocorra de forma satisfatória deve-se explorar o ensino do jogar com regras menos complexas, espaços e número de jogadores reduzidos, permitindo maior interação entre os jogadores.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos Jogos Desportivos Coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1998. (adaptado).
Com base no texto, assinale a alternativa correta acerca das fases e níveis de jogo apresentados por Garganta (1996):
QUESTÃO 7
“À medida que os cientistas examinam as carreiras dos seres humanos mais proficientes, em várias atividades, menor parece ser o papel atribuído ao “talento inato” e mais significativo se afigura o contributo da aprendizagem e do treino. De facto, os executantes excepcionais parecem ser beneficiários de “vantagens escondidas”, oportunidades extraordinárias e legados culturais que lhes permitem aprender e trabalhar bastante” (GLADWELL, 2008 apud GARGANTA et al., 2013, p. 200).
GARGANTA, J.; GUILHERME, J.; BARREIRA, D.; BRITO, J.; REBELO, A. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, F. (Ed.). Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Porto- -PT: Editora FADEUP, 2013. 301 p.
Com base no texto e considerando a discussão acerca dos “capitais futebolísticos” proposta por Damo (2007), assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 8
Ofutsal possui regras oficiais associadas à aspectos que compõem uma partida, como por exemplo: tempo e espaços de jogo, ações dos jogadores, tiros, infrações, punições e etc.
SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.
Com relação às principais regras do futsal apresentadas na Unidade I, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 9
Para Souza Júnior e Ferreira (2018, p. 217): “O Fútbol Callejero consiste em uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social, merecendo espaço tanto nas aulas de Educação Física escolar como em outros contextos, na medida em que possibilita um canal de diálogo e de protagonismo juvenil com vistas à formação do sujeito político que, empoderado(a), terá condições de assumir as rédeas de seus projetos de vida e de atuar de maneira efetiva nas lutas pela justiça social”.
Fonte: SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; FERREIRA, Bruno Martins. Esportes Coletivos: Futsal e Futebol. UniCesumar: Maringá, 2019.
Considerando o fragmento exposto acima e a lógica interna do Fútbol Callejero, analise as afirmações a seguir:
I. Jogo em dois tempos: o primeiro para o jogo propriamente dito e o segundo para elaborar as regras.
II. Jogo misto: o jogo é praticado por homens e mulheres conjuntamente, não havendo a divisão por gêneros.
III. Presença de mediador(a): deve organizar o processo de construção das regras, fomentando uma discussão mais rica.
IV. Jogo sem árbitro: o jogo é disputado sem a presença de árbitro, sendo as regras de responsabilidade dos próprios participantes.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 10
Historicamente, o futebol tem enfrentado cenários de desigualdades e preconceitos sociais. Quando nos referimos às questões de gênero, isso não é diferente. Justificativas biológicas tiveram grande influencia para a manutenção das mulheres fora dos campos e competições, não só no futebol, mas em diversos esportes. Nesse sentido, o professor Osmar Moreira de Souza Júnior (2016) propõe um ensaio pedagógico denominado \"futebol generificado\".
Fonte: SOUZA JÚNIOR, O. M. de; FERREIRA, B. M. Esportes Coletivos Futsal e Futebol. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá, 2018.
Considerando o ensaio pedagógico proposto pelo professor Osmar Moreira de Souza Júnior (2016), assinale a alternativa correta: