Tradicionalmente, o currículo esteve associado à ideia de um plano de estudos previamente definido pelas instituições escolares, indicando os conteúdos que deveriam ser ensinados pelos professores e aprendidos pelos estudantes. No entanto, ao longo do tempo, essa concepção foi ampliada: ele deixa de ser apenas um documento prescritivo para se tornar também uma expressão da função social da escola.
Com base na concepção legal e histórica de currículo, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma de suas características:
QUESTÃO 2
As instituições educacionais utilizam diferentes documentos para planejar, organizar e avaliar suas ações. Entre eles, há instrumentos que articulam metas institucionais, diretrizes pedagógicas e propostas de desenvolvimento a médio e longo prazo. Esses documentos procuram considerar tanto os aspectos internos da escola quanto os contextos externos que influenciam sua atuação. A depender do enfoque adotado, podem envolver diversas dimensões do ambiente escolar e buscar coerência entre a identidade institucional e os projetos que orientam o cotidiano da gestão e do ensino.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento estratégico que define a missão, os objetivos e os indicadores de desempenho da instituição, orientando sua organização e funcionamento.
PORQUE
II. O PDI também pode conter informações e diretrizes que auxiliam na articulação das ações pedagógicas e administrativas, sem necessariamente influenciar diretamente a gestão do corpo docente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 3
A inovação educacional está relacionada à adoção de novos meios, métodos, abordagens e práticas que visam aprimorar a qualidade do ensino. Quando aliada às tecnologias, possibilita a utilização de recursos modernos e a automação de serviços educacionais, beneficiando tanto a prática docente quanto os processos pedagógicos e a gestão das instituições (Ghanem, 2012).
Fonte: GHANEM, E. Inovação educacional em pequeno município – o caso Fundação Casa Grande (Nova Olinda, CE, Brasil). Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 3, p. 103-124, set. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n3/a05v28n03.pdf. Acesso em: 28 jul. 2025.
Considerando as informações do texto, analise as afirmativas a seguir:
I. A adoção de tecnologias e inovação na educação contribui apenas para a melhoria da gestão administrativa das instituições, não afetando diretamente o processo pedagógico.
II. A inovação educacional se diferencia das práticas tradicionais por promover mudanças que atendem às especificidades dos grupos sociais em que são aplicadas.
III. Entre os benefícios da inovação e tecnologia educacional está a personalização do ensino para alunos com necessidades especiais, além da facilitação do acesso ao conhecimento.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 4
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a relevância do uso das tecnologias digitais no ambiente escolar, considerando-as essenciais para o desenvolvimento de competências como produção de conhecimento, comunicação eficaz, resolução de problemas e protagonismo dos estudantes. A cultura digital é definida como uma competência geral que deve estar presente de forma transversal em todas as áreas do conhecimento desde os primeiros anos da educação básica. Além disso, a BNCC orienta os professores a integrarem métodos tradicionais com recursos tecnológicos inovadores em seu planejamento pedagógico, respeitando as particularidades de cada etapa do ensino (Brasil, 2017).
Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2017.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. A BNCC estabelece que o uso das tecnologias digitais deve ser transversal e presente em todas as áreas do conhecimento, desde os anos iniciais da educação básica.
II. Segundo a BNCC, a tecnologia deve substituir integralmente os métodos tradicionais de ensino para garantir uma educação inovadora.
III. A cultura digital é considerada uma competência geral que prepara o estudante para atuar criticamente e de forma ética na sociedade, utilizando as tecnologias de informação e comunicação.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 5
A maneira que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é estruturado contribui para a articulação coerente entre os valores institucionais e as práticas escolares, assegurando um planejamento voltado para a transformação da realidade educacional.
Fonte: VASCONCELOS, C. dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2000.
Com base na estrutura proposta por Vasconcelos (2000) para o Projeto Político-Pedagógico, assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre as três partes que o compõem.
QUESTÃO 6
Os programas educacionais de abrangência nacional têm como propósito principal apoiar as instituições públicas de ensino na superação de desafios de ordem estrutural e pedagógica. Para além do acesso a recursos financeiros e técnicos, tais programas articulam ações de planejamento e gestão que visam à melhoria da qualidade do ensino, ao fortalecimento da permanência dos estudantes e à elevação dos indicadores de aprendizagem.
Com base nas finalidades dos programas educacionais vigentes no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre programa e objetivo:
QUESTÃO 7
Segundo dados da PNAD Contínua 2024, divulgados pelo IBGE, em 2024, 94,5% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental, etapa escolar adequada para essa faixa etária. Esse percentual apresenta um leve retrocesso em relação a 2023 (94,6%) e é o menor valor desde 2016, mantendo-se abaixo da meta de 95,0% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) (IBGE, 2025).
Com base no gráfico que apresenta a porcentagem de crianças de 6 a 14 anos matriculadas no ensino fundamental entre 2016 e 2024, e considerando os objetivos do planejamento e avaliação educacional, assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 8
Nos últimos anos, o debate sobre a qualidade da educação tem levado instituições de ensino, órgãos governamentais e a sociedade a repensarem os processos avaliativos. Avaliações que envolvem toda a escola tornaram-se fundamentais para a construção de planos de melhoria. Paralelamente, provas aplicadas em larga escala têm sido utilizadas para observar tendências na aprendizagem dos alunos e oferecer indicadores que auxiliem na formulação de políticas públicas.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A avaliação institucional visa analisar a qualidade da instituição de ensino, abrangendo diferentes setores, incluindo aspectos pedagógicos e administrativos.
PORQUE
II. Os dados fornecidos por avaliações de larga escala, como Saeb, Enem e Enade, subsidiam o diagnóstico institucional ao indicar níveis de aprendizagem e desigualdades educacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 9
Na gestão das instituições educacionais, é essencial que as decisões sejam assertivas e contem com a participação de todos, considerando não apenas a realidade interna, mas também o contexto externo. A avaliação dessas instituições é necessária para compreender seus elementos e a organização na totalidade. Rocha (1999) destaca que essa avaliação ocorre por quatro ordens: socioeconômica, científico-pedagógica, político-administrativa e legal.
Fonte: ROCHA, A. P. Avaliação de escolas. Lisboa: Asa, 1999.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação institucional deve restringir-se aos aspectos pedagógicos, desconsiderando questões financeiras, burocráticas e legais, por não influenciarem diretamente no processo de ensino-aprendizagem.
II. O processo avaliativo deve focar exclusivamente na área pedagógica, já que a aprendizagem é o principal objetivo da escola.
III. As devolutivas da avaliação são essenciais para identificar pontos de melhoria e devem ser comunicadas aos setores responsáveis para otimizar as práticas institucionais.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 10
\\\"O projeto político-pedagógico (PPP) vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. O projeto não é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. [...] O projeto busca um rumo, uma direção\\\" (Veiga, 1998, p. 11).
Fonte: VEIGA, I. P. da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p. 11-35.
Com base nos princípios que regem o PPP, assinale a alternativa que apresenta a característica essencial desse documento educacional: