ATIVIDADE 3 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025
ATIVIDADE 3 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 53_2025
QUESTÃO 1
A organização é primordial para que a aprendizagem na Educação infantil aconteça. É necessário conhecer os fundamentos históricos da infância, os direitos das crianças, como elas se desenvolvem, sobre a didática para que haja intencionalidade na ação pedagógica. Algumas orientações auxiliam ao professor determinar como o tempo pedagógico pode ser organizado, como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), que apresenta atividades que podem ser realizadas no cotidiano da Educação Infantil, como roda de história, a roda de conversa, hora das refeições, oficinas de desenho e pintura e cuidados com o corpo.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O planejamento deve ser flexível, sem considerar os imprevistos, mas levando em conta as contribuições dos alunos.
PORQUE
II. O planejamento deve considerar a realidade da escola e a particularidade de cada criança, suas necessidades e diferenças.
Assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 2
As discussões em torno do que ensinar na Educação Infantil não são novas. Trata-se de uma antiga questão que permeia teorias e métodos, ora mais tradicionais, ora mais progressistas. Devemos alfabetizar na Educação Infantil? Ensinar os símbolos próprios do processo inicial de alfabetização? Ensinar conceitos matemáticos? Quais? Como? A questão que não devemos perder de vista é que a Educação Infantil é a primeira etapa da educação e tem suas particularidades. Nela deve-se respeitar o processo de desenvolvimento e o momento em que o indivíduo se encontra.
A partir do exposto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas:
I. A Educação Infantil deve apresentar à criança as ideias mais complexas que lhes proporcionarão condições para ter domínio matemático, ainda na Educação Infantil.
PORQUE
II. O objetivo da Educação Infantil não é o de promover a compreensão completa do sistema numérico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 3
O processo de aquisição do conhecimento em Piaget é explicado tanto por questões relacionadas ao meio, como por questões relacionadas ao aparato biológico do indivíduo. Considerando isso, Piaget nos apresenta alguns conceitos, sendo eles: a Hereditariedade, a Assimilação, os Esquemas, a Acomodação, a Adaptação e a Equilibração.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
No que se refere ao conceito de Assimilação, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
QUESTÃO 4
A alfabetização, segundo Soares (2003, p.15), é “um processo de representação de fonemas e grafemas, e vice-versa, mas é também um processo de compreensão/expressão de significados por meio de código escrito”. E o letramento é o “estado ou condição de quem se envolve em numerosas e variadas práticas sociais de leitura e escrita” (SOARES, 2002, p.44), ou seja, o uso social da leitura e escrita.
Fontes:
SOARES, M. Alfabetizaçãoeletramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Com base nos excertos e sobre a alfabetização e letramento na Educação Infantil, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. É importante que haja um ambiente alfabetizador para estimular naturalmente (por meio do brincar principalmente), com as letras do alfabeto e calendário, por exemplo.
PORQUE
II. Na Educação Infantil é importante que se construa as bases para a alfabetização e o letramento.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 5
Avaliar não é fazer um \\\"diagnóstico de capacidades\\\", mas acompanhar a variedade de ideias e manifestações das crianças para planejar ações educativas significativas (HOFFMANN, 2012). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), complementa que [...] as informações contidas em relatórios, portfólios ou outros registros que evidenciem os processos vivenciados pelas crianças ao longo de sua trajetória na Educação Infantil podem contribuir para a compreensão da história de vida escolar de cada aluno (BRASIL, 2017).
Fontes:
HOFFMANN, J. Avaliação e educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017.
Diante disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Podemos inferir que, no excerto acima, há uma proposta de discussão sobre a avaliação na educação infantil, seus métodos e os registros que podem contribuir para que o professor avalie nesta etapa da Educação Básica.
PORQUE
II. A avaliação na Educação Infantil é definida a partir da concepção de desenvolvimento maturacional e, portanto, deve priorizar registros que ajudem o professor a classificar o aluno conforme sua faixa etária e desempenho.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 6
Analise a figura a seguir:
Figura 1- Conceitos da teoria de Jean Piaget
Fonte: a autora.
De acordo com Jean Piaget (2012), aspectos hereditários interferem no desenvolvimento intelectual, mas o autor também mostra que existem estruturas a serem desenvolvidas e que são as interações e mediações que determinam se as estruturas vão se formar em sua potência. Além da hereditariedade, alguns conceitos são essenciais para compreender a teoria de Piaget.
Fonte: PIAGET, J. Epistemologia genética. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A equilibração ocorre na relação entre assimilação e acomodação, em um constante processo de adaptação às interferências do ambiente em que o indivíduo está inserido. O indivíduo passa para um estágio de maior conhecimento, ao voltar ao equilíbrio, mas com uma estrutura mais avançada.
PORQUE
II. A assimilação ocorre quando algo novo é incorporado às ideias prévias, quando as estruturas herdadas começam a se modificar. E a acomodação é a modificação que ocorre após (e/ou durante) a formação dos esquemas, que antes foram estabelecidos para lidar com uma nova informação.
Assinale a alternativa correta:
QUESTÃO 7
Erasmo de Rotterdam, considerado um dos mais importantes nomes do renascimento durante o próprio renascimento (1300 – 1600), escritor, teólogo, filósofo, crítico social e monge holandês, é considerado um humanista cristão. Tal pensador trazia algumas das ideias educativas no século XV – XVI, de que nunca é cedo demais para iniciar o processo educativo, tais pensamentos idealizou a “infância” e a educação de sua época.
Elaborado pela professora, 2025.
Considerando a afirmativa acerca da Educação e da Infância, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A educação para o autor se principiava ainda na fase do aleitamento e que o próprio direito à educação nascia no berço.
PORQUE
II. Desde logo, deveria procurar um homem de bons costumes e de caráter meigo, dotado de conhecimentos invulgares, a cujo regaço possas confiar teu filho, de maneira que se compreenda que a aprendizagem não é veneno, buscando sempre respeitar a ordem dos valores e o entendimento de que a paternidade não se reduz ao ato gerativo.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 8
Nascemos fracos, necessitamos de forças; nascemos desprovidos de tudo, necessitamos de assistência. Nascemos estúpidos, necessitamos de juízo. Tudo que não temos ao nascer e de que necessitamos quando adultos nos é dado pela educação. Essa educação vem da natureza, ou dos homens, ou das coisas. O desenvolvimento interno de nossas facul- dades de nossos órgãos é a educação da natureza; e o conhecimento de nossa própria existência sobre os objetos que nos afetam é a educação das coisas. (ROUSSEAU, 2017, p. 42).
Rosseau, J. Emílio, ou, da educação; tradução Roberto Leal Ferreira.– 3. ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2004.
O pensador evidencia o que para ele são aprendizados que dependem de fatoes externos ou internos, ambos relevantes para a formação da criança. Baseando nas reflexões do autor, diante da obra Emílio ou da Educação, como se dá o fim da infância?
QUESTÃO 9
O brinquedo, o jogo, a brincadeira e o brincar são fundamentos didáticos e pedagógicos essenciais na Educação Infantil. O brincar é apresentado como um dos direitos de aprendizagem pela Base Nacional Comum Curricular:
“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais\\\" (BRASIL, 2017).
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF: MEC, 2017.
A partir do excerto da BNCC e da charge, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. Apesar das diversas atividades que a criança da charge irá desenvolver, ela considera que não terá tempo para ser criança, por não ter tempo para brincar.
PORQUE
II. O brincar é característico da infância e um elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, adquirindo habilidades sociais, psicológicas, motoras, e para assimilar a cultura.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 10
As contribuições de Froebel (1908) e de outros pensadores educacionais continuam a impactar a prática pedagógica contemporânea. No entanto, Froebel se destaca por ser considerado o pioneiro na formulação de uma abordagem educacional sistemática voltada para a primeira infância. Ele fez uma analogia entre as crianças e as plantas, sugerindo que, assim como estas, as crianças se desenvolvem com o suporte adequado, que ele identificou como os \\\"nutrientes\\\" fornecidos pela mediação do educador, comparado a um jardineiro. Essa visão originou o conceito de \\\"kindergarten\\\", ou Jardim de Infância, que será explorado em detalhes nas questões legais na próxima unidade.
A infância é um período crucial que merece toda a proteção e atenção dos pais. Froebel, em sua obra, realmente destacou a importância da colaboração entre a família e a escola para garantir uma educação eficaz e harmoniosa. Essa união é fundamental para o desenvolvimento das crianças, e ele foi um dos primeiros a reconhecer e enfatizar essa necessidade. Acreditar que a educação deve ser um esforço conjunto é uma visão que ainda ressoa fortemente nos dias de hoje.
Elaborado pela professora, 2025.
Considerando as afirmativa acerca da ideias de Froebel, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A liberdade é de extrema importância para que o desenvolvimento ocorra de forma correta.
PORQUE
II. Desenvolvimento este que é dividido nas fases denominadas infância, de meninice, puberdade, mocidade e maturidade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: