Jorge Visca é argentino e um dos precursores da Psicopedagogia. É criador da Epistemologia Convergente, teoria elaborada, exclusivamente, ao trabalho psicopedagógico clínico, voltado para a prevenção, diagnóstico e tratamento, que reúne três linhas da Psicologia: Escola de Genebra (Psicogenética de Piaget), Escola Psicanalítica (Freud) e Psicologia Social (Enrique Pichon Rivière).
BARBOSA, Andressa Tripiana. Pensamento Clínico e Postura Terapêutica. UniCesumar: 2021.
Tendo como base a Epistemologia Convergente de Jorge Visca e as teorias que a embasam, analise as afirmativas.
I - Piaget parte do princípio que o indivíduo nasce com uma inteligência predeterminada, a qual vai se desenvolvendo à medida que atinge determinada idade.
II - O desejo é um elemento importante para aprendizagem, por isso, é necessário investimento afetivo. O “suposto saber” deve mostrar ao educando toda sua sabedoria, despertando nele inveja, desejo de saber tanto quanto o educador.
III - Pichon Riviere compreende o grupo como um local de formação de subjetividade, como local privilegiado de encontro.
IV - Na Epistemologia Convergente, a aprendizagem depende da relação entre elementos cognitivos, afetivos e sociais, onde a aprendizagem vai se estabelecendo à medida que o indivíduo vai se desenvolvendo e interagindo com o meio.
Analisando as afirmativas, é correto que se afirma em:
QUESTÃO 2
A filogênese refere-se a composição de uma base orgânica semelhante de uma espécie, revelando as características, elementos e especificidades que são centrais ao longo da evolução e desenvolvimento dos seres de uma mesma espécie.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando os estudos acerca da filogênese, seleção natural e evolução da espécie, assinale a afirmativa correta.
QUESTÃO 3
A identidade profissional do(a) psicopedagogo(a) está em constante construção, uma vez que se faz na e pela atualização e instrumentalização dos processos de ensino aprendizagem, na atuação individual e coletiva, na escola e na comunidade externa e onde mais atuar, já que o campo de atuação psicopedagógico é composto pelas possibilidades que abranjam a relação ensino-aprendizagem.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as possibilidades de atuação do profissional de psicopedagogia e a construção de sua identidade profissional, avalie as afirmações a seguir.
I. O psicopedagogo atua exclusivamente no contexto escolar, auxiliando os alunos com dificuldades de aprendizagem.
II. Os campos do trabalho psicopedagógico envolvem também ambientes institucionais, clínicos e hospitalares, com ênfase tanto na prevenção quanto no tratamento de dificuldades de aprendizagem.
III. Uma das funções que o psicopedagogo também pode desenvolver é a realização de orientação vocacional e ocupacional, com base na mediação da escolha de carreira dos indivíduos.
IV. O trabalho do psicopedagogo se restringe à intervenção individual, não sendo aplicável a grupos.
V. O psicopedagogo não necessita de formação específica na área, podendo atuar com base em experiências diversas.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 4
A busca pelo conhecimento vem ocorrendo desde as mais antigas civilizações, das mais diversas maneiras. A Educação constitui-se como um meio para a construção, acumulação e transmissão deste conhecimento.
ABED, Anita Lilian Zuppo. Implicações do olhar psicopedagógico na prática pedagógica: as artes e o lúdico como caminhos para a construção do pensamento complexo. Constr. psicopedag., São Paulo , v. 18, n. 17, p. 128-141, dez. 2010.
Sobre a Ciência na Pós-Modernidade é correto afirmar que.
QUESTÃO 5
A parceria entre Psicopedagogos, considerando um mais experiente, atuante na área, que auxilie a descobrir novos caminhos e formas de intervenção, favorecendo uma atuação mais responsável e segura, englobando os segmentos social, cultural, político, pessoal e profissional, diante disso, a supervisão em Psicopedagogia, como outro olhar nos ajuda na constituição do nosso próprio pensamento clínico e na construção de conhecimento crítico, auxiliando-nos na análise de nossa atuação, ajudando-nos a pensar sobre melhores condutas na nossa intervenção diária.
Sobre supervisão em psicopedagogia, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 6
Analise os textos a seguir:
TEXTO 1:
É importante enfatizar que o pensamento crítico é compreendido como um pensamento que contém objetividade, racionalidade e reflexão, sendo desenvolvido a partir de uma complexa rede de elementos, isto é, habilidades e atitudes. Além disso, permite participar ativamente do processo de construção do conhecimento, adquirindo autonomia frente às decisões.
TEXTO 2:
Dentre as habilidades do pensamento crítico, devemos desenvolver concentração sobre uma questão, análise dos argumentos, formulação e resolução de questões de clarificação ou de contestação, avaliação da credibilidade da fonte, observação e apreciação de dados de observação, elaboração e apreciação de induções, formulação e apreciação de julgamentos de valor, definição de termos e avaliação deles, reconhecimento de pressupostos e interação com outras pessoas.
Fonte: BARBOSA, A. T. Pensamento clínico e postura terapêutica. Maringá: Unicesumar, 2021.
Considerando o processo de apropriação de conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I. Dar ênfase somente ao saber teórico.
II. Analisar as situações e relações de maneira crítica.
III. Buscar e estudar referenciais teóricos e fontes confiáveis.
IV. Aceitar passivamente as informações sem questionamento.
V. Questionar, ser flexível e definir decisões nas interações pessoais.
É correto o que se afirma em:
QUESTÃO 7
QUESTÃO ADAPTADA - DESCRIÇÃO DE IMAGEM
TEXTO 1: O papel da supervisão psicopedagógica é imprescindível para a atuação de estudantes e profissionais. Auxilia na tomada de decisões, no suporte emocional, na construção do conhecimento e na conduta ética e profissional. Nenhuma pessoa nasce com o olhar psicopedagógico, mas desenvolve social e coletivamente.
Elaborado pelo professor, 2024.
INICIO DA DESCRIÇÃO – A imagem refere-se a uma tirinha colorida é composta por três quadros e apresenta três personagens infantis: duas crianças (um menino e uma menina) estão em cima de um tablado de madeira, enquanto outro menino está no chão segurando um livro.
1 Primeiro quadro: A menina diz ao menino ao seu lado:
“Não conhecia seu ponto de vista, Camilo! A gente vê as coisas de outra forma!”
2 Segundo quadro: O menino no chão (chamado Pudim) se aproxima com o livro nas mãos. Camilo o convida:
“Vem ver também, Pudim!”
Pudim responde:
“Eu não.”
3 Terceiro quadro: Pudim, ainda no chão, completa:
“Estou muito bem aqui!”. FIM DA DESCRIÇÃO.
A partir da charge e do texto, considerando os estudos acerca da supervisão pedagógica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O pensamento crítico, ao ser aplicado na supervisão psicopedagógica, permite uma reestruturação contínua do fazer psicopedagógico, com troca de informações e análise fundamentada teoricamente.
PORQUE
II. A supervisão psicopedagógica proporciona momentos de escuta, análise e um levantamento de possibilidades de atuação e intervenção ao caso supervisionado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
QUESTÃO 8
O desenvolvimento humano é um processo complexo que envolve tanto a filogênese quanto a ontogênese, sendo que elas estão intimamente interligadas, cada uma exercendo seu papel. A partir dos estudos acerca da filogênese e da ontogênese, enquanto componentes desse desenvolvimento e percurso da história humana.
Elaborado pelo professor, 2024.
Marque a alternativa que descreve de forma correta a relação entre as funções desses processos.
QUESTÃO 9
QUESTÃO ADAPTADA - DESCRIÇÃO DE IMAGEM
Faça uma leitura da charge exposta a seguir:
INICIO DA DESCRIÇÃO – A imagem refere-se a uma tirinha mostrando um aluno entregando uma redação para uma professora que está escrevendo. O aluno também oferece uma maçã, dizendo: \\\"AQUI TÁ A MINHA REDAÇÃO SOBRE ÉTICA, PROFESSORA, E A MAÇÃ É PRA SENHORA LEMBRAR DE MIM NA HORA DE DAR A NOTA...\\\". FIM DA DESCRIÇÃO.
A partir das ideias sugeridas na charge sobre ética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A ética está relacionada a fazer o bem, a percorrer um caminho com virtudes, onde os fins não justificam os meios, pois os meios devem ser virtuosos.
PORQUE
II - Do ponto de vista ético, um objetivo justo nos ajudará a utilizar, igualmente, meios justos para alcançá-lo, do
contrário, perderia sua bondade.
A respeito dessas asserções relacionadas a tirinha, assinale a opção correta.
QUESTÃO 10
Freud (1905/1995) postula o termo transferência ao notar a importância da figura que o analista assume no tratamento, no vínculo, nas defesas do ego e na resistência ao tratamento. Esse conceito é expandido para outras situações em que ocorre relação humana, vínculo, portanto, estende-se à Psicopedagogia.
Freud, S. (1995). Análise fragmentária de uma histeria. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 7, p. 113. (Original publicado em 1905).
Sobre Transferência, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. O afeto, o carinho, a problemática, a inveja, as competições, dentre outros elementos, são sempre decorrentes das nossas ações para com o educando.
PORQUE
II. A transferência constitui-se por investimento libidinal dirigido à figura do “suposto saber”, o qual ocupa o lugar de um personagem importante na história do educando. Ele desloca aspectos inconscientes das relações primitivas a pessoas e situações atuais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.